quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PROJETO DE ILUMINAÇÃO DO ARCO METROPOLITANO


PROJETO DE ILUMINAÇÃO DO ARCO METROPOLITANO

Fonte de energia limpa e sustentável, a iluminação solar tem sido utilizada em obras do Governo do Estado. Arco Metropolitano, dois viadutos em Japeri, o Maracanã e a Biblioteca Parque, no centro do Rio, que ganhou um prêmio inédito na área de sustentabilidade, são alguma das intervenções, concebidas com foco em economia de energia e redução da agressão ao meio ambiente.

Após sua inauguração, em 2014, o Arco Metropolitano começou a receber iluminação especial. Ao longo dos 72 quilômetros da via, já foram colocados 4,3 mil postes com placas de energia solar acopladas e lâmpadas de LED. Com isso, a rodovia passará a ser uma das maiores estradas do mundo iluminadas com o uso de fonte energética renovável.

- A economia gerada equivale ao consumo de energia convencional de cerca de 5 mil famílias de baixa renda - disse o secretário de Obras, José Iran Peixoto Junior.

A luz solar é captada pelas placas e convertida em energia elétrica que, armazenada em baterias, alimenta as luminárias à noite. Equipadas com um sensor, as lâmpadas se apagam com a luz do dia.

Premiação inédita no país

Reinaugurada em março do ano passado, a Biblioteca Parque também foi idealizada sob o conceito da redução dos impactos ambientais. O espaço ganhou a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) Ouro, selo que atesta a sustentabilidade do empreendimento e a qualidade dos sistemas implantados. É a primeira vez que uma biblioteca brasileira recebe a premiação.

O projeto conta com uma usina de geração de energia fotovoltaica, com cerca de 40 kW pico de potência instalada e capaz de gerar 50 MWh por ano, assegurando a economia no consumo de energia. Foram implantados 162 módulos monocristalinos, apoiados em estrutura fixada na cobertura, e seis inversores que transformam a energia para uso no sistema elétrico.

O Maracanã ganhou projeto sustentável semelhante. O Maracanã Solar é um moderno sistema de geração e utilização de energia solar com potencial de iluminar todo o espaço. O projeto recebeu investimentos privados de R$ 12 milhões e conta com 1.552 módulos fotovoltaicos, totalizando uma área de 2.380 m2.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio Maracanã Solar -formado pela Light Esco e pela Electricité de France -, o projeto integra o Rio Capital da Energia.

Energia autônoma

A economia gerada e a ausência de danos ao meio ambiente são alguns dos benefícios do uso da luz solar. Enquanto uma luminária convencional de vapor de sódio consome 400 Watts de energia e tem vida útil de apenas um ano e meio, a lâmpada de LED consome 150 Watts com vida útil de 10 anos, em média, evitando manutenções corretivas frequentes.

Os postes possuem geração de energia autônoma. E, em caso de condições climáticas adversas, como falta de sol, as baterias possuem carga para alimentar as luminárias por três dias.



MATERIAIS UTILIZADOS EM CADA SISTEMA DO PROJETO:
Descrição
Qtd.
Módulo fotovoltaico KD250
3
Bateria DF4001 240Ah 12Vcc
4
Controlador de carga TS-MPPT-45
1
Fotocélula
1
Disjuntor
3
Estrutura de suporte dos módulos FV
1
Gabinete para baterias e controlador
1
Braço para luminária
1
Poste de aço fotovoltaico 10,6m
1
Chumbador 7/8 c/porca e arruelas
1

PAINEL SOLAR UTILIZADO:
O módulo solar fotovoltaico Kyocera de 250W é ideal para uso em sistemas conectados à rede (grid-tied) e também pode ser utilizado em sistemas isolados com baterias (off-grid) com um controlador de carga MPPT adequado.
O painel solar fotovoltaico Kyocera, modelo KD250GH-4FB2, possui uma elegante estrutura em alumínio anodizado na cor preta. Também conta com duas barras transversais na parte de trás do módulo que conferem resistência ainda maior contra torção, fortes ventos e tempestades. Pesa 20Kg e tem dimensões de 1662 x 990 x 46 (mm). Este módulo fotovoltaico foi certificado pelo INMETRO com nota “A”, apresentando eficiência de 15,2%. As células fotovoltaicas são protegidas por uma resistente camada de vidro temperado a moldura em alumínio já vem com as furações para fixação.
Em condições ideais de insolação, este módulo solar fotovoltaico produz 250W, 8,39A e 29,8V em corrente contínua. Os módulos Kyocera Solar foram aprovados em rígidos testes de qualidade, como o teste de impacto de granizo, de resistência mecânica, de vento e torção, de resistência à salinidade e de choque térmico.
O KD245GH-4FB2 possui 02 anos de garantia contra defeitos de fabricação e até 20 anos para geração de energia. A Kyocera Solar é um das marcas de painéis fotovoltaicos mais conhecidas e tradicionais do país. É líder mundial na fabricação de painéis fotovoltaicos de elevada eficiência e durabilidade.
ESPECIFICAÇÕES DO PRODUTO:
  • Potência máxima (Pmax): 250Wp
  • Tolerância: +5%/-3%
  • Tensão em circuito aberto (Voc): 36,9V
  • Tensão de Pico (Vmpp): 29,8V
  • Corrente de curto-circuito (Isc): 9,09A
  • Corrente de Pico (Impp): 8,39A
  • Voltagem máxima do sistema: 1000V
  • Tipo de célula: Silício Policristalino
  • Dimensões painel: 1662 x 990 x 46 (mm)
  • Moldura: Alumínio
  • Peso: 20 kg
*CPT: Irradiação de 1000W / m², Espectro de Massa de Ar 1.5 e Temperatura de Célula de 25°C

CONTROLADOR DE CARGA UTILIZADO:
                
É um controlador de três funções que permite o carregamento de bateria solar confiável, controle de carga ou desvio regulamento. É avaliado em 45 ou 60 amps, ambos em 12-48 volts, e tem um medidor opcional, à distância de contadores e sensor de temperatura remoto.
TriStar MPPT TS-45 controlador solar da Morningstar apresenta TrakStar Technology ™, um avançado de rastreamento de máxima potência (MPPT) carregador de bateria para sistemas de até 3 kW fotovoltaica off-grid (PV). O controlador fornece a indústria mais alto pico de eficiência de 99% e perde significativamente menos energia em comparação com outros controladores MPPT. Este modelo em particular inclui um sensor de temperatura remoto.
O TriStar MPPT apresenta "rastreamento inteligente" que maximiza a colheita de energia a partir do PV por rapidamente encontrar o ponto de potência de pico de painéis solares com extremamente rápido varrendo de toda a curva IV. O TriStar MPPT TS-45A permite o monitoramento do sistema, o registro de dados e ajuste. Tem um Meterbus para as comunicações entre produtos compatíveis Morningstar e um Serial RS-232 para computadores pessoais.

BATERIAS ESTACIONARIAS
As baterias FREEDOM possuem grades de liga chumbo-cálcio, construídas com a tecnologia Power Frame, que permite melhor condutividade elétrica e capacidade de ciclagem. Possuem separadores de polietileno micro poroso de alta resistência mecânica, menor resistência elétrica, maior resistência as ações químicas do ácido, aumentando significativamente a vida útil da bateria.
Caixa e tampa de polipropileno de alta resistência a impactos com tampas seladas por fusão do material, sem possibilidade de apresentar vazamentos.
Possuem sistema de respiro com filtro anti-chama e indicador de teste que permite imediata visualização das condições da bateria para teste orientando o seu diagnóstico.
Baterias de chumbo ácido ventiladas,  livre de manutenção.
• Tecnologia PowerFrame.
• Eletrólito em forma fluída que  permite maior dissipação térmica
• Expectativa de vida útil projetada  para 4 anos (25ºC e descarga 20%)
• Indicador de teste (Charge EYE)
• Homologadas pela ANATEL 379
• Desempenho aprovado pelo INMETRO
• Regulamentadas pelo PROCEL em  conformidade para utilização em  equipamentos e sistemas fotovoltaicos.
• Garantia de 24 meses

BATERIA UTILIZADA DF 4001 240 A/h 12Vcc.

A chamada para o desenvolvimento sustentável inovador está impulsionando um aumento em instalações de estrada de LED em ambientes urbanos. Ao mesmo tempo, clientes estão preocupados que o custo total da solução deve permanecer dentro do orçamento. BRP371 / 372/373 é um e simples, econômica solução para iluminação rodoviária confiável LED que proporciona energia substancial poupança em comparação com equipamentos convencionais. Sua luz branca neutra garante conforto visual para todos os utentes da estrada. Confiabilidade Lifetime está assegurada, com excelente gestão térmica ajudando a prevenir cedo LED falha.
A instalação é fácil, e manutenção da caixa de motorista pode ser levada a cabo sem a utilização de ferramentas no poste. BRP371 / 372/373 também oferece controle luminária ponto a ponto sem fio.
BRP371 / BRP372 / BRP373 é um grupo de luminária avançado projetado para China padrão estrada. Com três diferentes habitação dimensão, poderia luz de saída em uma gama de 5000lm para 28000lm. Sob o encontro as necessidades do padrão de iluminação da estrada, traz economia de energia de 30 ~ 50% em comparação com luminárias para lâmpadas de sódio clássicos. Ferramentas gratuitas para openning trazer instalação quik e GERENC, facilmente reduzir seus custos.


        CURSO DE EXTENSÃO DE ENERGIA SOLAR.
        LOCAL: FACULDADE  MERCÚRIO 293 – PAVUNA –RJ
        PRÓXIMO AO METRO DA PAVUNA.
        TELEFONE PARA CONTATO: 2474-8000 OU 964435522
        FRANCISCO JPS CASTRO.
        CURSO ENERGIA SOLAR.
        TEL: 964435522 / 989092469.
        FRANCISCO.RIOLUZ@GMAIL.COM


Postagem dedicada ao amigo Francisco, autor de toda essa obra.