domingo, 27 de maio de 2012

A Cultura Organizacional a Gestão de Mudança


  • A ORGANIZAÇÃO - VISÃO CONTEMPORÂNEA:
  • CULTURA ORGANIZACIONAL:
    • Os elementos culturais constituem um fator de diferenciação das organizações bem sucedidas economicamente.
      • Elementos da cultura organizacional:
        • Ambiente de negócios – competidores, clientes, tecnologia, etc
        • Valores – crença dos negócios e de como conduzi-los por parte dos membros da organização.
        • Heróis- personificam a cultura e os valores. São vistos como exemplos.
        • Rede cultural – modo como se transmite a cultura a seus membros.
  • PERSPECTIVAS EMERGENTES DAS ORGANIZAÇÕES ( = explicam a nova realidade organizacional):
    • Atributos das organizações excelentes:
      • Inclinação para a ação = pró-ativas.
      • Importância do cliente.
      • Produtividade por meio de pessoas = valorização dos funcionários.
      • Focada nas atividades que dominam (não à diversificação = terceirizando atividades acessórias).
      • Estruturas administrativas simples.
      • Reestruturação para encontrar sinergias (o todo é maior que a soma das partes = expurgar atividades não essenciais).
      • Associar-se com outras empresas para formar alianças = explorar oportunidades.
      • Criar novas estruturas = incentivo à criatividade.
      • Importância do conhecimento.
  • MUDANÇAS E A INOVAÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL DO FUTURO.
    • A capacidade em lidar com a mudança caracteriza as organizações de sucesso.
  • GESTÃO DA MUDANÇA:
    • Para mudar alguma coisa, é necessário cooperação e envolvimento dos indivíduos e dos grupos que integram a organização, pois é por meio de seus comportamentos que as estruturas, tecnologias e processos podem ser mudados.
    • Condições necessárias para uma mudança bem-sucedida:
      • Informação.
      • Compromisso dos envolvidos.
      • Mudança cultural.
    • Mudanças mal orientadas geram resistências:
      • Das pessoas não envolvidas no processo.
      • Das pessoas com relações sociais e de poder alteradas.
      • Das pessoas que não percebem ganhos na mudança.
    • Abordagem contemporânea para a mudança – elementos:
      • Criação de uma visão – construção de uma perspectiva de futuro para organização.
      • Desenvolvimento de estratégias – planejamento interligado e revisto periodicamente.
      • Criação de condições para mudar com sucesso – feedback regular das mudanças em processo e dos êxitos alcançados.
      • Criação da cultura correta – incentivo à flexibilidade, autonomia e trabalho em equipe.
      • Insistência na mudança – não desistir frente aos obstáculos.
      • Planejamento – planejar e implementar as mudanças.
      • Envolvimento – participação de todos. Supõe informação e comunicação.
      • Manutenção do momentum – motivação, entusiasmo e apoio aos agentes de mudança. Desenvolvimento de novas competências e habilidades.
      • Melhoramento contínuo – criação de círculos de qualidade