terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COMO NÃO DESVALORIZAR SEU CURRÍCULO

Currículo profissional: Conheça pequenos erros que o desvaloriza

A formulação correta do currículo pode ser a porta de entrada para graduandos em busca de estágio e profissionais que procuram novas áreas de atuação. Tal tarefa parece simples, porém especialistas alertam que pequenos erros podem impedir o candidato de alcançar a vaga almejada. 

A partir de agora você vai conhecer os principais tropeços cometidos na hora de elaborar esta importante ferramenta chamada currículo. É importante entendê-los para não perder as oportunidades que aparecem a qualquer tempo. 

Segundo especialistas, na hora de elaborar o currículo profissional para concorrer a uma nova colocação no mercado, não basta apenas mudar o objetivo profissional. Isto não é suficiente para chamar a atenção das empresas e ainda pode gerar desinteresse por parte de quem analisa a documentação do candidato. As outras informações não podem permanecer obsoletas, pois também são fundamentais na hora da escolha.

O excesso de detalhes irrelevantes, que apenas deixa o currículo enorme, também pode provocar exaustão no recrutador. Porém, muitas pessoas se enveredam por esta estratégia pela falta de experiências técnicas, levando o candidato a se perder nas informações. 

Os especialistas em recrutamento afirmam que as organizações buscam objetividade, com informações claras e bem organizadas, pois a correria do dia a dia não permite que se gaste muito tempo lendo currículos intermináveis. 

Já a falta de demonstração das habilidades ligadas à função pretendida se apresenta como um erro crucial na perda de oportunidades. Descrever, de forma breve, as experiências, as competências técnicas alcançadas, os cursos realizados, os trabalhos voluntários, freelancers ou mesmo temporários podem garantir uma melhor análise curricular, desde que todos estejam relacionados ao cargo que se deseja. 

Outro erro frequentemente cometido é a omissão dos motivos pelos quais se deseja mudar de área. É necessário apresentá-los logo nas primeiras linhas do sumário do documento, de forma clara.
Fonte: Portal Exame