sexta-feira, 15 de junho de 2012

O NOVO AMBIENTE ORGANIZACIONAL


  • GESTÃO DE NEGÓCIOS E O NOVO AMBIENTE ORGANIZACIONAL:
    • Exigirão novos trabalhadores e gestores, fortalecidos e autônomos, que estarão agrupados em torno de equipes e despojados do tradicional conceito de hierarquia, comando e controle.
    • Ambiente altamente competitivo, gerando redução de preços e maiores exigências de qualidade.
    • MUDANÇA NO REGIME DE TRABALHO:
      • Flexibilização dos mercados de trabalho – flexibilização dos contratos de trabalho, terceirização, substituição do emprego regular em favor do crescente uso do trabalho em tempo parcial, temporário ou subcontratado, surgindo uma organização mais compacta.
      • Apoio em redes eletrônicas, que expandem virtualmente as fronteiras das organizações, suprimindo os agentes intermediários entre as instituições e entre fornecedores e clientes.
      • O principal ativo das organizações é o capital humano, intelectual ou de conhecimento.
      • Correta compreensão e interpretação das gerações que estão chegando, a geração internet ou da era digital, com uma nova cultura, valores e perfil psicológico.
      • Necessidade de ter funcionários motivados, trabalho em equipe, senso de compromisso e polivalência nas atividades desenvolvidas = gestão de pessoas.
    • MUDANÇA NO REGIME DE TRABALHO Flexibilização dos mercados de trabalho – flexibilização dos contratos de trabalho, terceirização, substituição do emprego regular em favor do crescente uso do trabalho em tempo parcial, temporário ou subcontratado, surgindo uma organização mais compacta. O principal ativo das organizações é o capital humano, intelectual ou de conhecimento:
      • A informatização na organização permitirá que fornecedores visualizem a demanda por seus produtos, ao mesmo tempo em que auxiliarão as organizações clientes a fortalecer suas redes de suprimentos, reduzir estoques e melhorar a disponibilidade de seus produtos. As barreiras físicas entre as organizações estão caindo, dando lugar a organizações virtualmente interligadas. Exige-se do gestor um enfoque para a integração horizontal e vertical interorganizacional, passando-se a interagir com entidades externas na forma de parcerias e alianças estratégicas.
    • PRODUTIVIDADE E QUALIDADE:
      • Mudança no enfoque da produtividade, migrando da situação na qual se privilegia apenas a redução dos custos para uma administração voltada à melhor performance e da eficiência organizacional.
      • A qualidade, no campo da administração, transformou-se num tema abrangente, englobando as noções de consistência, previsibilidade, motivação do pessoal, envolvimento dos fornecedores, medição de performance e principalmente em um referencial de gestão a ser observado pelos gestores.
    • NOVAS TECNOLOGIAS E NOVOS MODELOS DE GESTÃO:
      • A maioria das transações tornar-se-á digital = desaparecimento dos intermediários.
      • O serviço aos clientes se tornará a principal função de valor agregado e o diferencial da escolha do cliente
      • Necessidade de ferramentas digitais para se conectar ao cliente.
      • Desaparecimento do operário de tarefa. Necessidade de funcionários com amplo conhecimento (=capital intelectual).
      • Surgimento de organizações virtuais, com operários interligando-se por sistemas de informação.
      • Migração da tradicional administração de recursos humanos para um contexto de gestão de pessoas.
    • RESPOSTAS ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS:
      • Necessidade de responder com rapidez às mudanças nas condições de mercado, ameaças competitivas e exigências dos clientes são consideradas vantagens competitivas.
      • A lentidão nas decisões podem ser tão prejudiciais ou custosas quanto decisões incorretas.
      • A capacidade de resposta é bastante favorecida quando os trabalhadores sentem-se responsáveis por resolver as demandas dos clientes e encontram as condições organizacionais necessárias = autonomia e responsabilidade para os funcionários = premiar a iniciativa.
    • ASPECTOS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES:
      • Postura rígida das organizações na expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável.
      • A responsabilidade social e ambiental estão relacionados à satisfação da sociedade, ao atendimento dos requisitos sociais, econômicos e culturais da mesma.