segunda-feira, 7 de março de 2011

Da Fórmula 1 ao Toy Story 3

É inacreditável como infelizmente o dinheiro, fruto do capitalismo selvagem e da rendição dos governos a esse capitalismo (ver post “Cadeia de Suprimentos Global” com o vídeo “A História das Coisas” neste mesmo blog), vem transformando e se sobrepondo ao conceito que sempre tivemos no que tange a forma e definição do talento.

Na Fórmula 1 houve alguns questionamentos sobre o assunto, pois o troca-troca de pilotos influenciado pela posição de marketing e patrocínios nos coloca uma dúvida (??????????????????). O TALENTO TEM PREÇO?

Como vemos a seguir na íntegra, o novo piloto da fórmula 1 vêm através de um forte dinheiro de patrocinadores estatais de seu país, com isso nos levamos a crer que o talento tem preço. Antes os melhores recebiam os melhores patrocínios e salários...e agora se inverteram as coisas, primeiro vêm os patrocínios e depois se prova se tem realmente o talento “pago”.



Em exibição, Pastor Maldonado é exaltado por Hugo Chávez

'Já o proclamamos campeão', disse o presidente venezuelano em Caracas

Por Das agências de notícias Caracas, Venezuela
Novo companheiro de Rubens Barrichello na Williams, o venezuelano Pastor Maldonado já está sendo tratado como herói em seu país. Durante uma demonstração em Caracas nesta sexta-feira, o piloto recebeu uma bandeira das mãos do presidente Hugo Chávez, que exaltou sua chegada à Fórmula 1.
- Enquanto muitos se empenham em destacar o negativo da Venezuela, você representa o afirmativo. Dê o exemplo. Já o proclamamos campeão da Fórmula 1 por antecipado -disse Chávez.

Pastor Maldonado com a bandeira da Venezuela, ao lado do presidente Hugo Chávez (Foto: EFE)

Williams anuncia que testará Pastor Maldonado após o GP em Abu Dhabi

Venezuelano pode pegar vaga de Nico Hulkenberg na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Grove, Inglaterra
Maldonado foi campeão da GP2 (Foto: Divulgação)
A Williams anunciou nesta segunda-feira que fará um teste com Pastor Maldonado em Abu Dhabi após o fim da temporada 2010, nos dias 16 e 17 de novembro.
O venezuelano, campeão da Fórmula GP2 neste ano, busca a vaga de segundo piloto na equipe inglesa, atualmente com o alemão Nico Hulkenberg, com o forte dinheiro de patrocinadores estatais de seu país. Além dele, o inglês Dean Stoneman também andará, como recompensa pelo título da Fórmula 2.
Maldonado andou com um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em 2004, com a Minardi. A Williams também confirmou a continuação do italiano Valtteri Bottas como reserva em 2011.
- Estamos muito felizes por termos os dois atuais campeões das duas categorias de base mais fortes para a Fórmula 1 guiando o FW32 nesses dois dias - diz Frank Williams.



Agora mudando o foco, tivemos no Oscar 2011 mais uma demonstração que prevalece os melhores patrocínios e os maiores investimentos de marketing.
O que me chamou a atenção foi o Oscar de Melhor Longa de Animação, onde os principais concorrentes foram Toy Story 3 e Como treinar seu Dragão.
Toy Story foi um marco na história do cinema e contribuiu diretamente para a criação desta categoria no Oscar, bem como a atenção e investimentos dados à arte de criar e animar estórias com personagem imaginários, principalmente dedicados as nossas crianças para que despertem ainda mais a virtude da imaginação.
Não se discute sua qualidade muito menos sua capacidade de envolver as crianças e os adultos com suas personagens e a força de suas canções.
27/02/2011 23h17 - Atualizado em 28/02/2011 00h50

'Toy story 3' ganha Oscar de melhor longa de animação

Lee Unkrich recebeu a estatueta e fez homenagem especial à avó.Do G1, em São Paulo

 

 

O diretor Lee Unkrich comemora a premiação de
'Toy Story 3' (Foto: AP)

O sensível "Toy Story 3" ganhou o Oscar de melhor longa de animação, como já previa a critica. Ao receber a estatueta, o diretor Lee Unkrich agradeceu a Pixar, mas fez uma homenagem especial a avó. “Pra minha vó que sempre insistiu que me veria aqui um dia. Obrigado ao público em todo mundo que veio ver o filme sobre esses brinquedos, que têm algo muito humano a dizer”, comemorou. Sobre a Pixar, Unkrich destacou que é "o lugar mais fascinante para fazer filmes".
O longa também ganhou na categoria de melhor edição de som e concorre ainda na categoria de melhor filme, entre dez selecionados, e roteiro adaptado.
O filme trata de forma delicada a passagem da infância para a adolescência e fecha uma trilogia que deu início a uma nova forma de se fazer filmes de desenhos e que, por mais estranho que pareça, não conta com uma estatueta de animação em seu histórico.
Quando "Toy story" e "Toy story 2" estrearam, respectivamente em 1995 e 1999, essa categoria ainda não havia sido criada.
Fora isso, "Toy story 3" parece fora da concorrência pelo título de melhor filme, embora não lhe faltem admiradores que peçam na internet a máxima honraria ao filme, que também recebeu outras quatro indicações.





        Como já havia assistido ao Longa de Animação "Como Treinar seu Dragão", fiquei empolgado com o Oscar 2011 por ter o filme citado a indicação de Melhor Longa de Animação, isso me valeu, além de dormir mais tarde, uma empolgação e torcida que só ví em mim em momentos em que o cinema brasileiro, mesmo sempre com mínima chances de vitória, estava concorrendo por alguma coisa.


    Crítica: Como Treinar o seu Dragão

Animação cheia de aventura e uma pitada de drama "pixariano"

 Marcelo Forlani - 25 de Março de 2010


Como Treinar o seu Dragão

How to Train Your Dragon - EUA , 2010 - 98
Animação / Aventura / Fantasia

Direção:
Dean DeBlois, Chris Sanders
Roteiro:
Dean DeBlois 
Elenco:
Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera, Craig Ferguson

Desde 1978, com o lançamento de Superman - O Filme, nós passamos a acreditar que o homem pode voar. Mas isso não nos impede de ficar maravilhados a cada novo voo. A adrenalina, a emoção, o sentido táctil de passar as mãos nas nuvens, tudo isso continua encantando o ser humano e é apenas um dos pontos positivos de Como Treinar o seu Dragão (How to Train your Dragon, 2010), nova animação da Dreamworks (Shrek, Kung Fu Panda), que mais uma vez aposta - e acerta! - no 3D estereoscópico.
A história do garoto Soluço (Jay Baruchel) é resumida logo no começo do filme, quando sua aldeia é atacada por dragões, que passam por ali, saqueiam, destroem e levam embora suas ovelhas. Ele é franzino, meio atrapalhado até, e tenta a todo custo ajudar na árdua tarefa de manter aquelas lagartixas aladas cuspindo fogo longe nos seus telhados. Mas a cada nova tentativa, ele só piora a situação, o que faz dele motivo de piada entre os outros adolescentes e preocupação para os demais adultos.
Em um dos ataques, Soluço acerta um Fúria da Noite, um dragão negro que voa quase invisível entre as estrelas e jamais erra seu alvo. Seria a glória de qualquer viking voltar para casa carregando uma cabeça deste dragão. Mas o garoto não consegue. Ele não é um matador de dragões. Porém, deste ato de compaixão nasce uma inédita amizade entre humano e dragonídeo, que vai levar o menino a entender os hábitos dos temidos animais e a domá-los.
O problema agora passa a ser outro: como contar para os carrancudos e truculentos vikings adultos o seu segredo? Como convencê-los de que tudo o que eles sabem sobre os dragões estava errado? Pode não ser a mais inovadora das histórias, mas nas mãos dos competentes diretores Chris Sanders e Dean Deblois, a aventura ganha tons dramáticos até então inéditos nas animações da DreamWorks, algo "pixariano", diria.
Isso sem jamais esquecer do visual, que mais uma vez é impecável. Vendo as explosões, os fogos que saem dos dragões e queimam tudo, os voos e os mergulhos, até parece que as empresas especializadas em computação gráfica escolhem seus filmes baseado na dificuldade que o projeto vai ter. Prova disso é que cada um dos tipos de dragão tem características, ataques e feições completamente diferentes uns dos outros, o que leva até a uma divertida piada com o personagem Melequento (Jonah Hill), que é o nerd do grupo, gordinho e estudioso, que decorou os pontos fortes e fracos de cada animal como cartas de RPG.
Já os humanos têm feições caricatas, sem a necessidade de serem realistas. O que é sempre um acerto - a não ser que se tenha o tempo, o dinheiro e o prestígio de um James Cameron, que pode se dar ao luxo de gastar todos estes itens até conseguir criar seu próprio mundo. E por falar em criar, não é difícil imaginar que a personagem Astrid (America Ferrara), que não existia no livro que deu origem à história, aparece aqui para tentar levar as meninas para ver um filme de aventura.
Não que eles precisassem disso. Como Treinar seu Dragão é a prova de que a DreamWorks Animation deveria abandonar de vez a história de Shrek - que há tempos já perdeu a graça - e investir em novas histórias. Voar mais alto. O risco do tombo pode ser maior, mas a sensação de liberdade e a vitória valem o preço.


Enfim pra resumir, foi injusto. "Como treinar seu dragão" merecia o Oscar, por sua qualidade e ousadia, sim ousadia e coragem de acreditar que as crianças podem chorar (e os adultos também), pois souberam conduzir uma das cenas mais fantásticas já vistas no cinema, quando Soluço sofre um acidente e precisa se adaptar a uma nova realidade mas...terá seu Dragão para o ajudar a se adaptar a nova realidade.

Abaixo segue um dos vídeos do filme, assistam e deixem seus comentários e principalmente cuidem do verdadeiro talento.

        Por Frank Maurício de Almeida para o Frank's Blog.