sábado, 9 de março de 2013

MONOGRAFIA: EQUIPES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS, DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS (PARTE 01)


Fundação Técnico Educacional Souza Marques - FTESM
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - GESTÃO EMPRESARIAL

EQUIPES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS, DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS

Frank Maurício de Almeida




RIO DE JANEIRO
2012

Frank Maurício de Almeida



EQUIPES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS, DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS

 


  
Monografia apresentada a Faculdade Souza Marques – Fundação Técnico-Educacional Souza Marques como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial.




                                                           Prof. Orientador: José Cláudio Rodrigues Guerra

 


RIO DE JANEIRO

2012



Dedico este trabalho,
A Elaine, minha amada esposa, que soube ser compreensível ao abrir mão de minha presença durante muitos sábados durante mais esta caminhada. Ao meu filho Kevin, que mesmo sem a consciência de sua importância nessa conquista, foi também fundamental, por hoje, mais do que nunca, querer ser mais capaz de construir um futuro melhor para ele, oferecendo-lhe todo meu conhecimento ao legado de nossas gerações. A minha Mãe, que mesmo sem muito estudo me ensinou muitas coisas valiosas. A todos aqueles que me fizeram evoluir para tornar tal trabalho tão prazeroso e de sumo valor a minha trajetória nestes 17 meses de dedicação e muita luta, com a plena certeza de ter buscado sempre o melhor e me envolvido com todo o coração até o final dessa estrada.

AGRADECIMENTOS
A Deus, que de forma muito particular agiu sobre minha vida para tornar possível mais e mais realizações. A todos os companheiros de curso da pós-graduação, que tornaram tal grupo tão especial, principalmente ao Amigo Rodrigo, que juntos, estamos numa caminhada que dura mais de seis anos na busca por conhecimento e preparação, e por isso e muito mais, espero carrega-lo através da amizade por toda a vida. Aos mestres, que nos conduziram com sabedoria nesta jornada. A empatia e sintonia de vários Professores e o saudoso prazer de reencontrá-los dos tempos de graduação. Enfim, as lições que aprendemos, as transformações que sofremos, sejam como pessoas, sejam como profissionais. Agradeço por tudo e pelo imenso prazer e a satisfação de ter convivido, na Souza Marques, com cada um de vocês em mais esta jornada.   
EPÍGRAFE
A humanidade não se divide em heróis e tiranos. Suas paixões, boas ou más, foram-lhes dadas pela sociedade, não pela natureza.

Charles Chaplin, in: “O Pensamento Vivo de Chaplin”

“Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros.”

   Luciano de Crescenzo, presidente da IBM na Itália.

 

RESUMO


A pesquisa foi desenvolvido com o objetivo explorar as principais definições que circundam as Equipes, onde para isso precisou-se antes, apresentar o dilema principal da liderança, que é a busca pela resposta se ela é um dom ou pode-se adquiri-la e se é para todos possíveis de se tornarem grandes líderes, sendo para isso, necessário mergulhar no campo filosófico, trazendo esclarecimentos sobre a ética, os principais valores e armadilhas que um líder deve enfrentar.
Dentre os rumos da liderança, destacou-se o fator humano e os principais dilemas enfrentados pelo Homem na sua trajetória de Líder, partindo então para a diferença entre Gerência e Liderança, muito confundidas nas organizações e os principais mitos e inquietações de liderança.
No tema central de equipes, mostrou-se as características dos grupos aos tipos de equipes, seus integrantes e as relações entre membros e líder, onde se adotou a ferramenta de análise de swot para auxiliar a compreensão dos pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças que se insere cada tipo de equipe e os resultados a serem alcançados ma busca pela excelência, incluindo as influências que sofrem com a cultura e o clima organizacional em que inserem.
A conclusão apresentada por meio das referências utilizadas, destacou-se a virtude da liderança como o fator chave para que no contexto atual, de constantes mudanças, obtenha-se sucesso em formar e desenvolver adequadamente grandes equipes. Embora o tempo seja um grande adversário durante a trajetória da criação das equipes de alto desempenho, cabe ao líder absorver os conceitos e ferramentas adequadas para conciliar esse fator aos resultados adquiridos e exigidos pela organização. Nesse longo caminho não há melhor sabor, quando se alcança o maior valor da Equipe: a interação, dedicação e transformação impregnada em todos os seus membros, principalmente quando aprimoram-se constantemente e interpretam por um simples olhar o que o líder deseja.





InTRODUÇÃO


Os assuntos relacionados à liderança e as equipes tem se tornado cada vez mais recorrentes, seja dentro das organizações ou nos diversos papéis que os indivíduos representam perante a sociedade. Um dos dilemas principais sobre o tema liderança se relaciona a seguinte questão: se os grandes líderes já nascem com o dom ou quaisquer pessoas podem ser grandes líderes se buscarem a preparação adequada a sua formação.
Das discussões que surgem deste ponto, caminham-se de mãos dadas as questões que envolvem as equipes, já que não existem grandes líderes se não puderem formar e desenvolver equipes adequadas ao motivo de sua existência.
 Daí surge a necessidade de esclarecer as diversas interpretações que muitas vezes de forma equivocada acabam por confundir mais do que esclarecer a verdadeira essência da liderança, e como é importante entender as principais características dos grupos até a formação e o desenvolvimento adequado das equipes.
Para situar e direcionar o trabalho buscou-se num primeiro capítulo, apresentar as características humanas envolvidas, onde recorrendo-se ao campo filosófico tornou-se possível esclarecer o dom e as virtudes enfrentadas pelo Homem, bem como as inquietações e mitos da liderança, para se chegar ao nível adequado de gerenciamento e a relação de poder entre o líder e sua equipe.
Num segundo momento aprofunda-se nas principais questões que envolvem o tema central das Equipes, passando pela natureza dos grupos a formação e o desenvolvimento das equipes, e o relacionamento entre seus membros e a liderança, alem das relações de poder, conflitos e comunicação que se somam a ferramenta de análise swot para a compreensão dos pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças em que se inserem e suas mútuas influências na cultura e no clima organizacional.  

  

 

 

 



2. Liderança: Dom ou Preparação?


            Sempre que falamos sobre líderes e os temas relacionados à liderança, chegamos ao grande dilema sobre a Liderança. Podemos acreditar que os inúmeros cursos de formação de líderes criam verdadeiros líderes ou não? Líderes já nascem bons líderes? O Líder nasce ou se faz? Para isso vamos entender o que envolve estas questões, já que essas perguntas surgem sempre que se aborda o tema da liderança.
De uma forma geral, existem líderes que nascem com capacidades inatas e outros que se vão formando durante seu desenvolvimento profissional. Quando já possuem as habilidades inatas, favorecem seu desenvolvimento, mas as vezes o fator mais determinante é a formação que vamos adquirindo e a experiência que vamos acumulando.
Existem técnicas de liderança, de tomada de decisões, de condução de equipes, de motivação, de comunicação, etc. que o líder deve conhecer e dominar, onde na busca constante de conhecimento sobre o assunto sempre servirá de auxilio e complemento ao Líder.
Quando vamos assumindo responsabilidades, tomando decisões, solucionando problemas, fazendo frente a situações difíceis, permitirá ir criando um autêntico líder. Por este motivo, não podemos viver a vida para as pessoas e sim, devemos deixar que se desenvolva o lado humano e profissional. Desde o início devemos conhecer o valor do esforço para conseguir os objetivos que queremos alcançar na vida.

2.1 Dom e Virtude

           
Ao recorrermos ao Minidicionário da Língua Portuguesa, temos o seguinte conceito sobre o significado da palavra Dom: Donativo; dádiva; dotes naturais; título honorífico, que precede os nomes próprios em certas categorias sociais (Bueno, 1996. p.221).
            Com essa definição, vimos que dom não se adquire, pois já o tem de forma natural. O líder é ou desenvolve esta habilidade?  O que dificulta esta conclusão são as confusões sobre o tema, assim como a falta de esclarecimentos que acabamos por não adquirir.
            Mussak e Cortella (2009, p.8) nos apresentam os seguintes questionamentos através de um diálogo bem interessante sobre o assunto:
Mussak - A que área pertence o estudo sobre a liderança? No meu entender, há várias: desde a antropologia, a sociologia, a psicologia – enfim, o humanismo de modo geral -, mesmo porque liderança não é cargo. Nas organizações existem cargos de gerente, diretor, supervisor, superintendente, mas não de líder, embora algumas empresas adotem esta denominação. Em princípio, liderança não é cargo, mas uma condição, um comportamento humano. E, logicamente, é desejável que as pessoas que ocupam esses cargos comportem-se como líderes, o que nem sempre acontece.
Cortella – Também costumo enfatizar a idéia de que liderança, tal como você disse, não é um cargo em que o indivíduo desempenhe uma atividade específica. Trata-se, isso sim, de uma atitude, uma função a ser exercida. Logo, não é determinada pela hierarquia em qualquer dimensão.
Passando a vista pela história, deparamos com muitos líderes que não tinham cargos de chefia. Alguns eram até “antichefes”. Basta que nos lembremos de figuras como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Jesus de Nazaré, Martin Luther King, Sócrates, Madre Teresa de Calcutá – pessoas que não ocupavam nenhum cargo de chefia. Aliás, penso que valeria a pena examinar a distinção entre as noções de chefia e de liderança. Enquanto a chefia é caracterizada pelo poder de mando sustentado pela posição que a pessoa ocupa em determinada hierarquia (na família, na empresa, na escola etc.), a liderança é uma autoridade que se constrói pelo exemplo, pela admiração, pelo respeito.

            Com isso, exercer liderança e ser liderado são condições que caracterizam as relações humanas, e nesta questão de mão dupla, por nenhum de nós sermos liderados e exercermos a liderança o tempo todo, dá a liderança um tom circunstancial, que acontece em ocasiões específicas. Contudo, sempre haverá líderes ou pessoas que, de alguma forma, desencadeiam os processos de mudanças e não importa a hierarquia ou o poder que essas pessoas têm, são líderes.
            Assim, Cortella defende que a liderança não é um dom, mas virtude. Justamente por não ser um dom é que se pode ser discutida. Se fosse um dom, seria algo natural, que se nasce com esse traço. Portanto, a filosofia defende a virtude como força intrínseca, capacidade a ser desenvolvida, e de forma particular deve ser direcionada essa força para o bem, pois a força intrínseca que dirige para o mal é o vício. Diante disso, as pessoas podem nascer com a virtude da liderança, mas ainda sim, terá que desenvolvê-la, praticar e aperfeiçoar seu potencial de liderança.
            Adotando esse conceito de Cortella, Hitler e Napoleão não seriam considerados líderes, um pelo vínculo com a brutalidade, violência e desumanidade e o outro pelo vício do poder despótico.
            Já Mussak, adota uma perspectiva biológica, justificada pelas diferenças em nossa formação. Aponta que a capacidade de liderar pessoas, de conduzi-las em direção a um determinado objetivo, de modificar o comportamento do grupo para o bem ou para o mal, como uma espécie de força interior que cada um possui, com isso, neste ponto se separa o vício da virtude, diferente da visão anterior. Considera-se ainda que todos, sem exceção, possuem a liderança, porém, em alguns indivíduos essa força é maior do que outros. Independentemente de sua intensidade, essa força e capacidade de influenciar as pessoas precisam ser aprimoradas, trabalhada. Assim, é uma virtude em potencial que precisa ser burilada sob pena de essa força não se transformar em virtude, e sim em vício.
            Em comum, nada adianta ter uma virtude que não se pratica, pois ela permanecerá apenas como potencial e de certa forma o meio ambiente influência estas condições e sua concretização. Os fatores que determinam e traçam o caráter, mais tarde, através da interação com o meio ambiente vai construir a personalidade de cada um.

2.1.1 A Virtude e a Ética


Para nos aprofundarmos nos conceitos de virtude, CAMARGO (2008, p.35) nos apresenta as virtudes éticas, que são na verdade, disposições estáveis para agir bem. Como são essencialmente pessoais, não se aprende, porém determinam e fixam as inclinações e os atrativos que asseguram a constância de conduta, produzindo presteza em fazer o bem e em fugir do mal. A virtude é imprescindível para a ética. Não existe o ético sem o virtuoso como princípio.

2.1.1.2 As Virtudes Básicas


            As virtudes básicas são:
·      Prudência – É a reta noção daquilo que se deve fazer ou evitar, exigindo o conhecimento dos princípios gerais da moralidade e das contingências particulares da ação.
·      Justiça – É a vontade firme e constante de respeitar todos os direitos e todos os deveres; é a disposição de dar a cada um o que é seu de acordo com a natureza, a igualdade ou a necessidade. É a base da visa em sociedade e da participação na existência comum.
·      Fortaleça – É uma firmeza interior contra todas as forças contra você neste mundo, fazendo-se vencer as dificuldades e os perigos que excedem a medida comum e sofrer as penas mais pesadas.
·      Temperança – É a regra, a medida e a condição de toda virtude; é o meio justo entre o excesso e a falta, se alcança pelo exímio cumprimento de sua função.

2.1.1.3 Os Vícios


            Os vícios são atitudes contrárias ao bem ou disposições estáveis para agir mal, não são propriamente a negação das virtudes, em termos éticos são adquiridos pelas pessoas, criando quase uma segunda natureza. A seguir destacam-se os principais vícios:
·      Orgulho – É a procura desordenada de excelência, é a valorização máxima de si.
·      Avareza – É a procura desordenada por bens materiais, centraliza-se no esforço de acumular riquezas, que às vezes tende a utilizar-se de meios ilícitos para essas conquistas.
·      Gula – É a procura desordenada dos prazeres de comer e beber, colocando em xeque sua própria saúde.
·      Luxúria – É a procura desordenada pelos prazeres sexuais, com isso perde os limites do respeito para consigo e com os outros.
·      Inveja – É a tristeza pelo bem alheio como um obstáculo para o próprio bem.
·      Preguiça – É o recuo diante do trabalho e do esforço, adiando sempre seus compromissos.
·      Ira – É a violência contra aquilo que resiste a tua vontade, procurando vingança. Com a ira o raciocínio deixa de agir, não medindo a conseqüência de seus atos.
A virtude e os vícios demonstram que a ética é uma construção da pessoa a partir do que ela pretende ter como obra para a sua vida, não só isoladamente, mas em conjunto com os outros nestas realidades materiais. A palavra virtude origina-se da palavra latina “vis”, que significa força, energia, dinamismo. Assim, o ser humano não pode esperar que as coisas aconteçam, mas deverá esforçar-se para imprimir um propósito à sua vida.
Ao bom líder é imprescindível aprimorar e enaltecer suas virtudes, sem se tornar prepotente.

2.2 O Homem


            A capacidade de pensar difere o homem dos demais animais, porém, nem todos os indivíduos pensam da mesma e possuem a mesma qualidade de pensamento. Isso se dá, segundo TONET (2009, p.36), devido as influências do ambiente, das experiências vivenciadas, dos estímulos recebidos e tem sido objeto de estudo de várias ciências, entre elas destacamos a biologia, a filosofia, a psicologia, a sociologia.
            O mesmo autor ainda reafirma o potencial genético humano em que nasce cada indivíduo, mesmo apontando o cérebro humano como um “mistério” não totalmente compreendido, no que diz respeito à mensuração do percentual que o homem utiliza desse potencial, e o que nos fazem através de nossas aptidões e características inatas diferentes uns dos outros.
            Assim, TONET e REIS (2009, p.37), nos apresentam os quatro domínios que o ser humano possui e afirma que: O desenvolvimento próprio de cada indivíduo nesses quatro domínios, cada domínio responsável por áreas conforme descrito a seguir, que irá torná-lo um ser único entre os demais.

            Esses domínios devem ser trabalhados com o objetivo de buscar sua formação integral e é tão forte a interdependência entre eles, que a educação será sempre decisiva no desenvolvimento do potencial humano.
            Tudo que cerca o indivíduo pode interferir na maneira dele ser, o ambiente, a família, a trajetória, enfim, tudo é responsável pelo desenvolvimento de habilidades próprias, valores e crenças que passam a determinar a sua forma de observar e interpretar o mundo.
            Assim Chanlat, TONET (2009, p.38), nos afirma que as organizações não compreenderam ainda o homem em sua totalidade, muito por causa de fragmentar seus conhecimentos e não procurar compreendê-lo como um todo. 

2.3 Inquietações sobre Liderança


            Uma das questões que os líderes não podem deixar de lado são as questões de mostrar as pessoas o propósito de suas ações. Mostrando-nos que na construção de uma obra, devemos saber seu resultado assim como, identificá-la como magnífica. Por menor que seja a participação de cada um na construção dessa obra, essa participação é vital para o todo, e só assim se forma o conjunto e a soma das ações para a realização final.
            A virtude da liderança deve ser praticada, deve-se fazer o virtual tornar-se real. O que difere o líder e o liderado é a circunstância, ou seja, a situação ou a ocasião. Nenhum líder, o é, para todas as situações. A liderança se limita a liderar alguns processos, algumas pessoas e algumas situações, não sendo possível liderar qualquer coisa, ou todas as coisas e situações. Bons líderes podem ser em determinadas situações e não em todas, pode ser bom ao liderar um grupo de jovens numa igreja e não ter o mesmo resultado ao liderar uma equipe de futebol.
            O líder é aquele capaz de levar adiante pessoas, projetos, idéias e metas em determinada circunstância. Para se conseguir realizar isso, deve transformar sua força intrínseca numa força atual. Seguindo esses princípios não existe líder nato, o líder não nasce líder, você se torna líder no processo de vida com os outros. Cortella (2009, p.71) afirma que: o líder é aquele que tem uma força intrínseca e qualquer um de nós pode sê-lo. Depende da circunstância e da disposição, aquilo que Maquiavel chamava de juntar a “virtu” com a “fortuna”, ou seja, a capacidade com a ocasião, a virtude e a sorte.
            A escolha de assumir a postura de liderança exige uma estupenda capacidade de ter humildade, uma pessoa humilde sabe que o dela não é o único modo de ser, com um único modo de pensar, pois usa o outro como fonte de renovação. Para isso deve ter a consciência de que não é auto-suficiente, ou seja, não sabe tudo. Se perder este alerta a arrogância o impregna e se torna incapaz de crescer. Um líder não deve se achar indestrutível, blindado: Nem sempre chefe é líder. Muitas vezes líder é chefe, mas ao contrário não é automático... Há alguns chefes que são líderes, lembrando que liderança tem a ver com a capacidade de inspirar, enquanto que chefia é uma estrutura hierárquica. (Cortella, 2009, p.74).
            O líder é aquele que obtém satisfação procurando satisfazer a obra dos outros, porém deve-se ter cuidado com quem concorda com você o tempo todo, em tudo o que você faz, pois ou não gosta de você ou começou a preparar para derrubá-lo. Num grupo deve haver questionamentos, a liderança se constrói em conjunto para a formação de uma equipe a um propósito. Quem realmente te respeita discorda de você quando necessário, pois ninguém está imune ao erro ou é dono da verdade. Uma equipe precisa de sinergia. Não devemos nos contentar com o possível e sim com o melhor em cada realização.
            O líder deve animar o grupo, dar alma a equipe, fazê-los reconhecer a obra. A tarefa fundamental do líder é inspirar as pessoas, mesmo nos momentos que são necessários a repreensão a alguém ele os inspira. O líder não nasce pronto, se forma e não tem a ver com a idade e sim a experiência. Vale ressaltar que experiência tem a ver com intensidade e não com idade, pois se tiver a ver com idade, na verdade é extensividade.
            Há a necessidade de o líder ser companheiro e também ter o outro como companheiro, é uma relação mútua, ao mesmo tempo em que ajuda a companhia em sua transição para o futuro. CORTELLA (2009, p.94) afirma que cabe ao líder cultivar cinco competências essenciais nessa grande arte de interação:
·      Abrir a mente – O líder deve estar atento àquilo que muda e estar sempre disposto a aprender, principalmente na velocidade das mudanças atualmente.
·      Elevar a equipe – O liderado percebe claramente quando você é capaz de, ao crescer, levá-lo junto. Não há nada mais gratificante do que crescer junto às pessoas. Um poder que se serve, em vez de servir, não serve.
·      Recrear o espírito – As pessoas devem se sentir bem e ter alegria onde estão. Seriedade não é sinônimo de tristeza. Tristeza é sinônimo de problema. Um ambiente de trabalho precisa estar alegre, não quer dizer que é uma bagunça, pois há o compromisso com as obrigações.
·      Inovar a obra – Liderar pressupõe a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções. Ser capaz de fazer de outro modo, de ir adiante. Ter visão.
·      Empreender o futuro – Não nascemos prontos, também não somos inéditos, mas tampouco somos ilhas. Devemos ser capazes de construir o futuro ao pensar nas estratégias, nas condições e nas possibilidades. Ninguém nasce pronto e vai se gastando. Se nasce não pronto e vai se fazendo.
Temos que favorecer que os empregados assumam competências e que se acostumem a enfrentar os problemas. Trata-se de prepará-los para que no futuro sejam capazes de tomar as rédeas da organização. A preparação e a experiência são aspectos que temos que cuidar na formação de toda pessoa e é conveniente começar a fazê-lo desde sua juventude, para ir desenvolvendo suas capacidades de liderança.
A liderança se baseia num reconhecimento espontâneo por parte do resto da equipe, o que exigirá ser apto para isso, estar à altura das circunstâncias. Se o grupo detecta nessa pessoa carências significativas terminará por rejeitá-lo. Os subordinados entendem que o líder não tem por que conhecer até o último detalhe de cada assunto, mas esperam dele um conhecimento suficientemente sólido.
Luciano de Crescenzo, presidente da IBM na Itália, dizia que: Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros. Com esse pensamente devemos refletir que um líder é um instrutor é um parceiro de asas. Essa é a finalidade de líderes bem preparados e liderados bem conduzidos: somar-se de tal forma, digna e eticamente a fim de trocar idéias um com o outro e ambos saírem com duas idéias.

2.4 Gerência X Liderança


            Freqüentemente e indevidamente, liderança e administração possuem seus conceitos confundidos. Enquanto a administração é feita pelo gerenciamento organizacional, a liderança se relaciona com as mudanças relacionadas com o desenvolvimento de visão e engajamento das pessoas através da comunicação e inspiração para se alcançar os objetivos.
            A seguir, destacam-se alguns conceitos sobre liderança apresentados por CHIAVENATO (2005, p.353), que demonstram como alguns termos utilizados nesses conceitos estão ligados também aos conceitos de administração, o que torna até justificável se confundir entre os conceitos de administração e liderança.    Contudo, todo administrador ou gerente precisa ser um líder, embora nem todo líder seja um administrador ou gerente. Os fundamentos do administrador foca a sua posição hierárquica organizacional e o líder em suas próprias qualidades pessoais.


Algumas conceituações de liderança
Ÿ
Liderança é o processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse caso, significa levar as pessoas a agir de uma certa maneira ou seguir um curso particular de ação.
Ÿ
Liderança é uma tentativa, no âmbito da esfera interpessoal, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma meta ou de algumas metas.
Ÿ
Liderança é uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.
Ÿ
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos. Essa definição enfatiza que o líder está envolvido com outras pessoas  para alcançar objetivos. A liderança é recíproca e ocorre entre pessoas. Liderança é uma atividade focada em pessoas e não em atividades de folhear papéis ou resolver problemas. Liderança envolve o uso do poder.
Ÿ
Liderança é uma função das necessidades existentes numa determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e um grupo. Nesses termos, o conceito de liderança repousa em uma relação funcional que existe quando um líder é percebido por um grupo como possuidor ou controlador dos meios para a satisfação de suas necessidades.
Fonte: Adaptado de CHIAVENATO (2005, p. 353)
           
            Combinar e compreender as diferenças entre gerência e liderança é essencial para o sucesso organizacional, já que possuí-las de forma independente torna-se insuficiente para o sucesso. Para isso, o executivo moderno precisa demonstrar um balanço e foco sobre os processos organizacionais (gerência) e uma genuína preocupação com as pessoas (liderança). No quadro a seguir, apresentado por CHIAVENATO (2005, p.350), destacamos as principais características do gerente e do líder.

                                         Características
Gerente
Líder
Ÿ
Administra
Ÿ
Inova
Ÿ
É uma cópia
Ÿ
É um original
Ÿ
Mantém
Ÿ
Desenvolve
Ÿ
Focaliza o sistema e a estrutura
Ÿ
Focaliza as pessoas
Ÿ
Baseia-se no controle
Ÿ
Inspira confiança
Ÿ
Visão de curto prazo
Ÿ
Perspectiva de longo prazo
Ÿ
Pergunta como e quando
Ÿ
Pergunta o quê e porquê
Ÿ
Olhos na base da organização
Ÿ
Olhos no horizonte
Ÿ
Imita
Ÿ
É original
Ÿ
Aceita o status quo
Ÿ
Desafia o status quo
Ÿ
É o clássico bom soldado
Ÿ
É sua própria pessoa
Ÿ
Faz as coisas de maneira certa
Ÿ
Faz as coisas certas
Gerência
Liderança
Ÿ
Sistemas: processos e tecnologia
Ÿ
Pessoas: contexto e cultura
Ÿ
Objetivos: padrões e medidas
Ÿ
Visão do futuro, princípios e propósitos
Ÿ
Controle
Ÿ
Compromisso
Ÿ
Planejamento estratégico
Ÿ
Oportunismo estratégico
Ÿ
Uma maneira de fazer
Ÿ
Uma maneira de ser
Ÿ
Dirigir pessoas
Ÿ
Servir pessoas
Ÿ
Responder e reagir
Ÿ
Iniciar e originar
Ÿ
Melhoria contínua do que existe
Ÿ
Penetração inovadora no que poderia ser

            O gerenciamento tradicional tem suas limitações devido à base estar na relação de comando e obediência, onde diferentemente de rotina, horários, processos, equipamento e outros, nem tudo pode ser administrado. As exceções como atitude, dedicação, confiabilidade, coragem, criatividade, perseverança, valores, colaboração e paixão, precisam ser lideradas e não simplesmente administradas.

2.4.1 Poder em ação


            A política é traduzida pelo poder em ação, ou seja, é o uso da autoridade e poder para alcançar os resultados desejados, onde quando as pessoas convertem este poder em ação dentro das organizações, estão na verdade fazendo política. A política organizacional utiliza-se do poder para influenciar o processo decisório ou o comportamento das pessoas. Da corrente filosófica adotada, Cortella afirma que: um poder que ao invés de servir, se serve, é um poder que não serve. Portanto as pessoas que possuem habilidades políticas sabem utilizar com eficácias suas bases de poder e muitas vezes as utilizam em benefícios próprios e se impregnam se arrogância e falta de humildade, o que é o maior equívoco a ser cometido por qualquer indivíduo que possua certo poder.
            Em sua maioria, as pessoas se agregam em grupos seja para exercer influência, receber recompensas ou progredir em sua vida profissional, porém uma ação política ilegítima traz riscos, sanções e até demissão. Adquirir habilidades para se saber lidar com o poder ainda é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade.

2.5 Mitos sobre liderança

           
Por final relacionamos alguns mitos sobre liderança, mitos esses que desvalorizam a formação em administração e, ao mesmo tempo, tender a desencorajar os líderes potenciais de assumirem a responsabilidade por suas organizações. Segundo BENNIS e NANUS (1988, p.186) incluem nos mitos de liderança os seguintes:
·      Liderança é uma habilidade rara – Isso não está longe da verdade, não só nas questões de grandes líderes, como em diversas outras situações sejam nos grandes pintores, grandes artistas, grandes atletas e muitos outros. Todos têm um potencial de liderança, assim como ao que dedicam suas vidas. Parecem-nos, hoje em dia, carecermos de líderes, principalmente os políticos, porém existem milhões de papéis de lideranças espalhados por todo o mundo, e muito desses preenchidos adequadamente. As oportunidades de liderança são abundantes e estão ao alcance da maioria das pessoas nos diversos papéis de indivíduos que exercem em suas vidas.
·      Os líderes são natos, não feitos – As biografias dos grandes líderes algumas vezes são lidas como se esses líderes viessem ao mundo com esse propósito, com uma extraordinária dotação genética que os predestinassem ao papel de liderança. Isso deve ser desacreditado, pois as maiores competências dos líderes podem ser aprendidas, e podemos ser educáveis se assim o desejarmos e buscarmos aprender e driblarmos os problemas de aprendizagem. Contudo, da virtude natural de liderança, podem ser melhoradas se praticadas e desenvolvidas e se torna mais importante do que qualquer dom que possa determinar um líder de sucesso.
Isso não significa que é fácil aprender a ser um grande líder e muito menos que existam fórmulas simples ou manuais de instruções que leve inexoravelmente à liderança de sucesso. Trata-se, porém, de um processo profundamente humano, repleto de tentativas e erros, vitórias e derrotas, ocasiões certas e casuais, intuição e discernimento. Aprender a ser um líder, se assemelha em aprender a ser um pai ou um amante, direcionado por valores adquiridos ao longo de sua vida. Os livros podem servir de auxílio na compreensão, mas para aqueles que estão prontos à aprendizagem ocorre durante a própria jornada de liderança, através da experiência própria e por tudo está longe de ser algo fácil. 
·      Os líderes são carismáticos – Alguns são carismáticos, mas isso não é uma regra e em sua maioria não o são. Nessa conjectura a liderança opera em outra direção, isto é, carisma é o resultado de liderança efetiva, e não o contrário. Aos que se saem bem recebem certo respeito e até temor por parte de seus seguidores, o que aumenta o vínculo e a atração entre eles.
·      A liderança existe somente na cúpula da organização – Embora se foque muito na liderança da cúpula da organização, isso não quer dizer que não existam papéis de liderança nos demais níveis organizacionais. Quanto maior for à organização, mais papéis de liderança é provável que tenham. Hoje principalmente, muitas grandes empresas estão se modificando, pois procuram criar dentro da organização mais papéis de liderança em pequenas unidades industriais com liberdade e flexibilização para operar virtualmente como pequenas empresas independentes.
·      O líder controla, dirige, impulsiona, manipula – É o mito mais nocivo, pois a liderança não é um exercício de poder em si, mas a concessão de poder aos outros. Os líderes conseguem traduzir intenções em realidade, alinhando as energias da organização por trás de uma meta atrativa. Eles capacitam e motivam as pessoas a usarem sua própria iniciativa e experiência. Em suma, abrem espaço para que as pessoas se desenvolvam de dentro para fora, e não pela aplicação de força externa.
Grandes líderes lideram atraindo a não expelindo; inspirando e não ordenando; criando expectativas realizáveis, embora desafiadoras; e recompensando o progresso em sua direção, e não manipulando; capacitando as pessoas ao uso de sua própria iniciativa e experiências e ações.
Com a eliminação desses mitos não nos faz como ser um líder, mas de certo modo torna-se possível melhorar a efetividade de uma pessoa em liderança e como assumir a liderança em uma organização. É importante defender um estilo de liderança transformadora que encoraje a todos.
Aos líderes deve ser essencial ter a capacidade de traduzir intenção em realidade e acima de tudo sustentá-la. Fazer uma distinção nítida entre liderança e administração, interessando-se pelos propósitos básicos da organização, as razões de sua existência, sua direção geral e o sistema de valores, explorando a capacidade de induzir clareza quanto à visão de sua organização e se entusiasmar com os benefícios e contribuições a sociedade.
Hoje essas características se tornam essenciais devido aos processos constantes de mudanças cada vez mais velozes, e estar a organização atenta ao futuro e mais preocupada com os líderes que possui.
Embora possamos elucidar os princípios que devem os líderes aprender, interiorizar esses princípios é um processo desafiador que nos consome por toda vida. Sem liderança é difícil imaginar um mundo ou uma nação com um futuro mais desejável.


 

 

 

 

domingo, 3 de março de 2013

PARABÉNS ZICO!!!

PARABÉNS AO MAIOR ÍDOLO RUBRO-NEGRO


Zico, Fla e as profecias aos 60 anos

sex, 01/03/13

por marviodosanjos |

Regatas, futebol e Zico.
A história do Flamengo pode ser contada tranquilamente por esses três marcos. O nascimento do clube de regatas como a criação de um mundo, a chegada ao gramado de futebol como a Terra Prometida e o surgimento do Messias que levaria a palavra aos estrangeiros.
Quando a fundação do clube completou 60 anos, Nelson Rodrigues fez sua mais contundente profecia já cumprida, na crônica “Flamengo Sessentão”, de 1955, na “Manchete Esportiva”.
“Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.”
Quando o futebol do Flamengo, fundado em 1911, completou 60 anos em 1971, Zico estreou com a camisa rubro-negra num clássico com o Vasco e venceu por 2 a 1.
A partir daí, a história ganha um roteiro todo cheio de arquétipos e superlativos.
No maior estádio do mundo, que ficava na cidade mais bonita do planeta, a maior torcida do país do futebol aplaudia o melhor jogador de sua Seleção, que usava a camisa 10 do clube que o revelou.
Roteiro e cenários perfeitos para finais felizes, que valeram cada ingresso comprado, cada noite virada, cada aposta contraída.
Hoje, o estádio apequenou-se, a cidade não cessa de lembrar que podia ser bem mais bonita, o melhor jogador da Seleção está no Santos, o clube não revela mais camisas 10 como fazia outrora.
Mas como vimos, sessenta aniversários costumam ser especiais na história rubro-negra. É quando as profecias começam a se cumprir.
O vaticínio de Nelson em 1955 já é certeza para muitos: pelas vezes em que o Flamengo podia ter sido rebaixado e não foi, pelos campeonatos nacionais de 1992 e 2009 vencidos contra todas as probabilidades, pelo tricampeonato estadual 1999-2000-2001, a camisa já está habituada a jogar sozinha, desamparada, despatrocinada, mal-administrada e até ultrajada.
Nos 60 anos de futebol, o Flamengo viu o advento de Zico como outra profecia. Não se sabia naquele momento que a História relataria não apenas os 509 gols e os títulos indiscutíveis, mas toda uma vocação para ídolo nos inúmeros exemplos de dedicação, esportividade e caráter.
“Um galo sozinho não tece uma manhã”, escreveu o poeta João Cabral de Melo Neto, e Zico teve os melhores coadjuvantes para estabelecer seu reinado: Júnior, Coutinho, Carpegiani, Rondinelli, Andrade, Nunes, Leandro, Lico, Tita, Adílio, Raul, Mozer, Aldair, Zé Carlos, Bebeto, Renato Gaúcho, Carlinhos, uma enorme lista.
No entanto, sem o fulgor de Zico, talvez o Flamengo fosse menos Flamengo.
Nos 60 anos do Galinho, que se completam neste 3 de março, é impossível dizer o que vai se cumprir no futuro. Há sinais de otimismo em cada rosto rubro-negro que visito, empolgados com esse ano de nova administração e um time com promessas que geram expectativa.
Assim como nunca é tarde para um rubro-negro dizer a Zico “obrigado por tudo”, não custa sonhar que 2013 é o ano de escutar uma nova profecia.
Pois só reconhece um milagre quem o espera.
- See more at: http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2013/03/01/profecias-que-surgem-a-cada-60-anos/#sthash.UWsSmdep.dpuf