quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Características dos Setores Empresariais


      • SETOR DE EMPRESAS COMPETITIVAS:
        • Comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos.
        • Alto giro total de seus ativos.
        • Nenhuma empresa tem isoladamente parcela significativa do mercado.
        • Intermediários com presença marcante.
        • Nível de desenvolvimento tecnológico baixo.
        • Competição via preços.
        • Favorecido pelo aumento do poder aquisitivo e pela ampliação das linhas de crédito.
      • SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO:
        • Interdependência entre as empresas do setor.
        • Há formação de preços.
        • Barreira à entrada de novas empresas.
        • Indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia.
        • Preocupação com estratégias de gestão limpas.
        • Produtos homogêneos.
        • Altíssima exigência de capital.
        • Normalmente possui alguma capacidade produtiva ociosa.
        • Muito influenciado pela reativação de investimentos privados.
      • SETOR DE EMPRESAS DIFERENCIADAS:
        • Empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza.
        • Pouca diversidade entre tecnologias e processos utilizados.
        • Várias unidades fabris, objetivando nacionalizar a distribuição, comercialização e acesso às matérias-primas.
        • Grande número de pequenas empresas que atuam na demanda criada.
        • Setor beneficiado pelo aquecimento do mercado interno.
        • Grande incidência de impostos e taxas.
      • SETOR ECONÔMICO MISTO:
        • Empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico.
        • Alta concentração com diferenciação de produtos.
        • Capacidade ociosa planejada para absorver maior participação quando da expansão do mercado.
        • Barreiras a novos ingressantes.
        • Controle sobre a demanda por meio de lançamento de novos produtos.
        • Estabilidade relativa quanto à participação no mercado.
        • Setor vinculado à ampliação do poder aquisitivo das classes média e média baixa.
        • Setor vulnerável às políticas cambiais do governo.
      • SETOR ECONÔMICO SEMICONCENTRADO:
        • Empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis.
        • Baixo grau de concentração, sem participações majoritárias no mercado.
        • Pouca diferenciação de produtos.
        • Empresas dependentes da taxa de crescimento de empregos.
        • Intermediários e atacadistas com alto poder de negociação.
        • Sofre a influência negativa da abertura de mercado.
      • SETOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS:
        • Abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores.
        • Barreiras institucionais e governamentais à entrada de novas empresas.
        • Elevada regulamentação estatal.
        • Rentabilidade atrelada à macropolíticas econômicas.
      • SETOR DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:
        • Agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados.
        • Necessidade de mão-de-obra altamente qualificada e especializada.
        • Produto final com alto conteúdo tecnológico e de conhecimento.
      • SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS:
        • Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins.
        • As empresas estatais normalmente detêm o monopólio e controle do mercado em áreas que empresas privadas teriam dificuldades, devido à necessidade de manutenção de preços e tarifas.
      • SETOR FARMACÊUTICO:
        • Produtos heterogêneos.
        • Altíssima exigência de capital e recursos financeiros.
        • Pouco poder de barganha com os fornecedores nos preços das matérias-primas.
        • Prática de preços altamente competitiva.
        • Alta tecnologia empregada nos produtos.
        • Grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.
      • SETOR DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR:
        • Diferenciação das instituições em função da localização geográfica, quanto em termos qualitativos.
        • Interdependência entre as instituições da mesma região.
        • Existência de barreiras legais e governamentais à entrada de novas instituições.
        • Elevada regulamentação governamental.