- SETOR DE EMPRESAS COMPETITIVAS:
- Comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos.
- Alto giro total de seus ativos.
- Nenhuma empresa tem isoladamente parcela significativa do mercado.
- Intermediários com presença marcante.
- Nível de desenvolvimento tecnológico baixo.
- Competição via preços.
- Favorecido pelo aumento do poder aquisitivo e pela ampliação das linhas de crédito.
- SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO:
- Interdependência entre as empresas do setor.
- Há formação de preços.
- Barreira à entrada de novas empresas.
- Indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia.
- Preocupação com estratégias de gestão limpas.
- Produtos homogêneos.
- Altíssima exigência de capital.
- Normalmente possui alguma capacidade produtiva ociosa.
- Muito influenciado pela reativação de investimentos privados.
- SETOR DE EMPRESAS DIFERENCIADAS:
- Empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza.
- Pouca diversidade entre tecnologias e processos utilizados.
- Várias unidades fabris, objetivando nacionalizar a distribuição, comercialização e acesso às matérias-primas.
- Grande número de pequenas empresas que atuam na demanda criada.
- Setor beneficiado pelo aquecimento do mercado interno.
- Grande incidência de impostos e taxas.
- SETOR ECONÔMICO MISTO:
- Empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico.
- Alta concentração com diferenciação de produtos.
- Capacidade ociosa planejada para absorver maior participação quando da expansão do mercado.
- Barreiras a novos ingressantes.
- Controle sobre a demanda por meio de lançamento de novos produtos.
- Estabilidade relativa quanto à participação no mercado.
- Setor vinculado à ampliação do poder aquisitivo das classes média e média baixa.
- Setor vulnerável às políticas cambiais do governo.
- SETOR ECONÔMICO SEMICONCENTRADO:
- Empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis.
- Baixo grau de concentração, sem participações majoritárias no mercado.
- Pouca diferenciação de produtos.
- Empresas dependentes da taxa de crescimento de empregos.
- Intermediários e atacadistas com alto poder de negociação.
- Sofre a influência negativa da abertura de mercado.
- SETOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS:
- Abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores.
- Barreiras institucionais e governamentais à entrada de novas empresas.
- Elevada regulamentação estatal.
- Rentabilidade atrelada à macropolíticas econômicas.
- SETOR DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:
- Agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados.
- Necessidade de mão-de-obra altamente qualificada e especializada.
- Produto final com alto conteúdo tecnológico e de conhecimento.
- SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS:
- Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins.
- As empresas estatais normalmente detêm o monopólio e controle do mercado em áreas que empresas privadas teriam dificuldades, devido à necessidade de manutenção de preços e tarifas.
- SETOR FARMACÊUTICO:
- Produtos heterogêneos.
- Altíssima exigência de capital e recursos financeiros.
- Pouco poder de barganha com os fornecedores nos preços das matérias-primas.
- Prática de preços altamente competitiva.
- Alta tecnologia empregada nos produtos.
- Grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.
- SETOR DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR:
- Diferenciação das instituições em função da localização geográfica, quanto em termos qualitativos.
- Interdependência entre as instituições da mesma região.
- Existência de barreiras legais e governamentais à entrada de novas instituições.
- Elevada regulamentação governamental.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Características dos Setores Empresariais
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