segunda-feira, 4 de maio de 2015

SÉRIES QUE VI E VEJO - CAPÍTULO 002: ARQUIVO X

Seguindo a série no Blog sobre os comentários de todas as séries que vi e vejo, ou seja, o objetivo é estar comentando sobre a minha ótica o que achei da série e as curiosidades e situações da época que estava assistindo.

Como Capítulo 002: ARQUIVO X.



Ano de Exibição:
A série estreou em setembro de 1993 e foi até maio de 2002. Com 202 episódios distribuídos em nove temporadas, a série ainda contou com dois filmes.

Ano que assisti: 
Comecei a assistir em 1995 com a série já com os episódios avançados, onde com o tempo revi todos na sequência e alcancei a exibição no Brasil até seu final.

Personagens: 
Tendo como principal personagem Fox Mulder, um agente do FBI que se especializou nos casos não solucionados ou com contextos paranormais, que tem como parceira a agente Dana Scully. Juntos os dois se envolvem na busca pela verdade que está lá fora.




Comentário: 
A série se passa no mesmo ano de sua exibição e o nome da série se dá ao fato do Arquivo X ser um arquivo que contém relatos de casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, que mais tarde são achados pelo agente Fox Mulder que impulsionados por motivos pessoais começa a organizar e trabalhar nos casos. Ao arquivos vão desde conspirações alienígenas e governamentais até as situações paranormais mais variadas desde fantasmas a satanismo.
O agente Mulder começa a ser desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI que o chamam de "estranho", mas nada disso abala sua crença e a busca pela verdade, porém quando uma parceira, Dana Scully, é designada para acompanhá-lo,  ele inicialmente fica desconfiado, mas com o tempo vão se tornando confiáveis a ambos e as habilidades de médica aliadas a forma investigativa de Mulder dão um excelente enredo por toda a série, ainda acompanhados por uma trilha sonora marcante.
Com bons roteiros, inimigos e personagens bem trabalhados a série foi um marco no tema de ficção científica e na forma que os fãs lidavam com a série que os faziam e fazem estampar os personagens nas camisas e bonés.


Curiosidades:
Na época que assisti, como não havia a TV fechada, assisti na Record que naquele ano tinha um dos piores sinais na televisão, pelo menos na minha região, onde acabava assistindo os episódios no meu quarto, de pé, com uma antena interna na mão, o que mesmo assim não me garantia um imagem que fosse possível identificar todos os objetos. Com tempo com as locadoras de VHS passaram a disponibilizar as fitas e comecei a rever alguns episódios e ver os objetos que não identifiquei antes. Logo depois com a Internet, vieram os downloads onde fui assistindo tudo na ordem e alcancei a exibição do último episódio na TV.



Avaliação: 
Uma das grandes séries da minha vida, que marcou na forma de questionar as determinadas situações e o suspense no romance de Mulder e Scully. Com personagens marcantes e carismáticos que realmente nos deixavam emocionados com as situações. A série pode ter perdido um pouco a mão nas temporadas finais, mas mexeu e mexe com os fãs de forma diferente de outras séries.