terça-feira, 26 de abril de 2011

A Era da Evolução das Teorias Administrativas - TAYLOR e o legado da Administração Científica

As polêmicas sobre Taylor, quanto as suas idéias priorizarem o aumento da produção sem se preocupar com os efeitos que poderiam causar aos trabalhadores, durará por muitos e muitos anos, porém ao realizarmos qualquer crítica temos que, por força da nossa imaginação nos transportarmos àquela época.
É difícil imaginar nossas fábricas sem grande parte da essência dos estudos de Taylor, entretanto como toda inovação requer aprimoramentos que as vezes nossa vida não é o suficiente para concluir.
Então, cabe as gerações vindouras aperfeiçoar o passado extraindo-lhe o que há de melhor para nos apresentar um futuro com mais coerência e ponderância as nossas atividades e na execução de nossas tarefas.
Contudo para muitos é mais fácil criticar do que construir, mas nossa vida é assim, na caminhada dos erros e das tentativas damos forma aquilo que idealizávamos mentalmente.
É provavel que o mais importante dos Princípios de Taylor seja de ter acordado e contribuído a Administração que existe hoje.
Vamos à luta, façamos jus aos esforços não só de Taylor ao criar seus princípios, mas também a todos os operários que serviram de modelos e estudos para a formação de valores que se tornaram a essência presente em qualquer produção.
Pra terminar, ainda sim, fico com os "Tempos Modernos" de que "mais do que máquinas precisamos de humanidade" e acrescento que nosso maior investimento é o ser humano.
Mais do que máquinas e humanidade precisamos de líderes capazes de conduzir nosso capitalismo para que não seja tão selvagem.

Por: Frank Maurício de Almeida para o Frank's Blog 


Em 2011, celebra-se o centenário do livro Princípios de Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, que revolucionou o mundo das organizações com suas propostas que visavam reduzir desperdícios, sistematizar o trabalho e gerar assim maior eficiência nos processos fabris.

Os quatro princípios fundamentais da Administração Científica de Taylor são: o planejamento, a preparação dos trabalhadores, o controle e a execução.



A I Guerra Mundial deu aos americanos oportunidades de aplicar em larga escala os padrões de eficiência de operação militar. Os franceses ficaram profundamente impressionados com a velocidade das tropas americanas na construção de cais, estradas e linhas de comunicação.
Nos anos 50 os japoneses retomaram as idéias de Taylor para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, uma aplicação derivada do Taylorismo. Os resultados alcançados com a aplicação dessa técnica, bem como a subseqüente popularidade do combate ao desperdício, fariam os princípios da administração científica continuar desfrutando de grande interesse na virada do milênio.
Uma das maiores críticas ao modelo de Taylor, porém é a de que ele transformou o homem em um apêndice da máquina. O operário era tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar decisões, já que os gerentes não ouviam as idéias das classes hierárquicas inferiores, uma vez que essas eram consideradas desinformadas.


O CRA/RJ quer saber: Os princípios de Administração Científica propostos por Taylor ainda são aplicados nos dias de hoje pelas organizações? Em que dimensão? Envie sua opinião para webradio@cra-rj.org.br .