quarta-feira, 20 de julho de 2011

Líder Sustentável

Líderes feitos para durar
Em palestra, a consultora Vicky Bloch explica quais são os atributos do “líder sustentável”

O bom líder sabe mobilizar as pessoas em torno de objetivos comuns. Já o líder sustentável vai além: realiza um investimento de longo prazo nas relações internas e externas – principalmente com stakeholders – e cria um clima favorável à continuidade e perpetuação do negócio. Quem garante é a consultora Vicky Block, coaching de CEOs e uma das referências brasileiras em liderança. “A liderança sustentável implica uma preparação. É liderar com a possibilidade de influenciar e de servir. Eu vejo isso como um ato de cidadania”, explica. Para ela, a partir do momento em que o líder se prepara e pensa no outro – sem deixar de pensar em si mesmo – a sustentabilidade entra em cena.

vicky-bloch-350Nesta segunda-feira, Vicky foi palestrante em um evento promovido pelo capítulo sul da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/RS). Durante o encontro, ela também explicou como a chegada da “Geração Y” ao ambiente de trabalho está afetando as relações de liderança. “Essa geração tem uma infidelidade à cultura organizacional – diferentemente da geração anterior, que era dependente da organização e a estrutura organizacional era o que definia as pessoas”. Para Vicky, uma empresa só consegue atrair talentos da Geração Y se estiver legitimamente alinhada com esses interesses. Para isso, é necessário que as companhias conheçam as “causas” que movem os jovens, tanto na hora de trabalhar quanto na de consumir. “Se a causa não for reconhecida, o consumidor troca um produto por outro facilmente”, avaliaVicky.

Tomando emprestado o trecho “A liderança sustentável implica uma preparação. É liderar com a possibilidade de influenciar e de servir. Eu vejo isso como um ato de cidadania”, realmente falta para os líderes de hoje reconhecer como pensamentos a longo prazo, em transformar pessoas com paciência e tempo necessários aumentam as garantias de perpetuação de qualquer negócio. Mais do que isso preparam as pessoas para a vida e não somente para servir em suas organizações e equipes.