quinta-feira, 27 de outubro de 2016

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Talvez você tenha achado um tanto quanto esquisito o título desse artigo e por isso mesmo resolveu ler pra entender melhor do que se tratava, não é mesmo? Pois bem, vamos a uma história antiga que diz assim:

Duas moscas caíram num pote de leite, desesperada uma delas começou a gritar: "Vamos morrer, é o fim, não há mais solução pra nós..." 

Enquanto a outra mosca pedia para que a desesperada se acalmasse e continuasse batendo as patinhas, pois ela tinha certeza que sobreviveriam.

Por fim, o leite virou manteiga e a mosca que estava batendo as patinhas conseguiu se salvar, mas a desesperada havia desistido e morrido.

Uma outra vez, essa mesma mosca que se salvou do leite, caiu junto com outra amiga mosca em um copo de refrigerante. A amiga avistou um canudinho e logo a chamou para subirem por ele, mas a mosca disse:

"Não precisa, basta ficarmos aqui batendo as patinhas que vamos nos salvar..."

Conclusão, a mosca que teve a ideia de subir pelo canudo se salvou, já a que certa vez havia se salvado batendo as patinhas, morreu...


Acho que agora o título do artigo faz um pouco mais de sentido, não é mesmo? Einstein já dizia que fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes é insanidade. Faça uma reflexão:
- Há quanto tempo você está em busca de recolocação?
- Como se recolocou em outra vezes?
- Quais são as estratégias que você tem adotado?
O objetivo aqui não é dar uma receita ou fórmula mágica para a recolocação, mas sim trazer a oportunidade para que o leitor reflita em suas ações e altere a rota se necessário.
Independente da área de atuação, todos nós estamos vivenciando a era da inovação e isso faz com que repensemos também se estamos buscando recolocação de forma inovadora.
Vejo muitos posts aqui no Linkedin sobre a Catho, muitos reclamam e existem até "campanhas" para sabotar o sistema, (não vou entrar no mérito se é justo cobrar do candidato ou não e etc...) alguns até dizem que em tempos passados recebiam diversas propostas, mas que agora não recebem mais nada. Pois bem, na opinião particular (longe de mim - e bem longe mesmo - defender a Catho), mas essa é uma realidade em todos os canais - Vagas, Infojobs, Curriculum, Linkedin, etc - a questão é que nosso cenário político econômico é diferente, a quantidade de candidatos no mercado é outra, os sistemas de filtragem de currículo deixam muitos candidatos bons de fora...
Repense! Analise! O que você tem feito? Quais são os resultados que tem obtido e o que gostaria de mudar? Aja de maneira inovadora!
Ainda que para qualquer processo seletivo não exista uma fórmula mágica, pois vai depender de N fatores, como por exemplo, seu momento e o momento da empresa, a equipe atual formada, as competências que você já tem desenvolvidas, concorrência com outros candidatos disponíveis, empatia com o recrutador ou gestor (acreditem, isso acontece e muito...), entre outros, vou compartilhar algumas dicas que podem ser úteis nesse momento.
  1. INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE MERCADO, REMUNERAÇÃO E DICAS PARA PROCESSO SELETIVO
https://www.roberthalf.com.br/para-candidatos A Robert Half é uma consultoria renomada em Recrutamento e Seleção, o portal é recheado de materiais interessantes para aqueles que buscam posição no mercado. Além de usufruir de bom conteúdo você poderá cadastrar seu CV e ter a chance de concorrer a alguma das vagas trabalhadas por eles.
2. VÍDEO CURTO COM LINGUAGEM SIMPLES QUE CURRÍCULO E MANEIRAS DE PULVERIZÁ-LO
 https://www.youtube.com/watch?v=aA4BNFyP2XE Vídeo do colega Endhl Melo que sempre compartilha conteúdo com a intenção de colaborar com a comunidade. Neste vídeo que ele chama de "o melhor vídeo do mundo para encontrar o seu emprego" (eu não teria tanta pretensão rs), ele ensina um método que talvez seja inovador pra você, se não colocar tudo o que ele ensina em prática, alguma coisa colocará e trará resultados postivos.
3. DICAS PARA A HORA MAIS TEMIDA - "A HORA DA ENTREVISTA"
http://exame.abril.com.br/carreira/6-dicas-do-rh-do-google-para-uma-boa-entrevista-de-emprego/ matéria curtinha de 2015 da exame feita com o RH do Google. Ter todas essas dicas em mente é importantíssimo, mas o melhor mesmo é levar em consideração (claro que com o uso do bom senso) ser autêntico, pois muito mais do que avaliar suas habilidades, a entrevista quer também avaliar sua aderência com a cultura do local que você está se dispondo a dedicar uma parte da sua vida. Autoconhecimento é palavra de ordem para essa etapa!
Por fim, mas não menos importante, não tente identificar que tipo de mosca você tem sido, pois você é um ser humano incrível, dotado de inteligência e criatividade. Acredite:
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Mateus 6:34 NVI
Faça tudo o que você puder fazer, sem preocupar-se, na hora certa as coisas certas acontecem!
Boa sorte! Sucesso sempre!

LINK:https://www.linkedin.com/pulse/que-tipo-de-mosca-voc%C3%AA-tem-sido-em-sua-busca-por-mercado-silva