quarta-feira, 18 de maio de 2011

PSICOLOGIA – As Características dos Movimentos da Psicologia

As Características dos Movimentos da Psicologia

Introdução: Nessa ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, destacaram-se cinco movimentos que criaram a Psicologia Moderna:

*    O Estruturalismo
*    O Funcionalismo
*    O Behaviorismo
*    A Psicologia da Gestalt
*    A Teoria Psicanalítica

Os Movimentos:

WILHELM WUNDT, EDWARD TITCHENER E O ESTRUTURALISMO

O Wilhelm Wundt ( 1832-1920) tinha como ambição estabelecer uma identidade para a psicologia, que pertencia a Filosofia e médico por formação fundou em 1879 o primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo, acreditava que os psicólogos deveriam investigar os processos elementares da consciência e era particularmente importante estudar as operações mentais centrais como: atenção, intenções e metas com isso Wundt e seus seguidores inventaram um método chamado Introspecção Analítica, tipo formal de auto-observação onde os cientistas foram cuidadosamente treinados a responder perguntas específicas em laboratório explorando suas percepções onde analisaram muitos padrões de sensação em suas partes componentes, porém suas idéias foram difundidas por Titchener nos Estados Unidos que valorizava as qualidades de sensação sobre os sentidos da visão, audição, tato e articulações, onde tornou-se líder do movimento conhecido como Estruturalismo.
O estruturalismo sustentava as seguintes teses onde os psicólogos deveriam:

§ Estudar a consciência humana, em especial as experiências sensoriais.
§ Servir-se de trabalhosos estudos introspectivos analíticos de laboratório.
§ Analisar os processos mentais em seus elementos, descobrir suas combinações e conexões e localizar no sistema nervoso as estruturas a elas relacionadas.
§ Excluir do estudo as experiências de crianças e animais não humanos por não poderem ser treinados convenientemente.
§ Consideravam fenômenos complexos como pensamento, linguagem, moralidade e anormalidades impróprias para estudos introspectivos sendo assim fora do alcance da ciência.
§ Contra a orientação para os assuntos práticos, o que contribuíram para outros movimentos surgirem para remediar essas falhas.

WILLIAM JAMES E O FUNCIONALISMO

            William James (1842-1910), um dos mais influentes psicólogos americanos, argumentava que a consciência era “pessoal e única”, e está “continuamente em mudança”, “evolui com o tempo” e é “seletiva” na escolha dente os estímulos que a bombardeiam e principalmente ajudam as pessoas a se adaptarem aos seus ambientes.
            Embora os funcionalistas discordassem entre si e seguissem até caminhos separados, em muitos pontos compartilhavam sua oposição ao estruturalismo e ainda algumas opiniões dando lugar a outro movimento, o behaviorismo.

Os psicólogos deveriam:

§ Estudar o funcionamento dos processos mentais e muitos outros assuntos como o comportamento das crianças e dos animais simples, a anormalidade e as diferenças individuais entre as pessoas.
§ Utilizar introspecção informal e objetividade nos seus métodos como a experimentação.
§ Seus conhecimentos deveriam ser aplicados a coisas práticas, como na educação, direito e negócios.

JONH WATSON E O BEHAVIORISMO

      Jonh Watson (1878-1958) foi formado sob a orientação de um professor funcionalista, era insatisfeito tanto ao funcionalismo, como ao estruturalismo e resolveu trazer respeito à Psicologia, pois deveria estudar o comportamento observável com métodos objetivos e em 1912 surgiu o Behaviorismo, deu amplitude a essa filosofia e deu uma forma mais moderna a Psicologia e que afirmava que os psicólogos deveriam:

§ Estudar o que acontece no ambiente, chamado de estímulos, e o comportamento observável que seria a resposta.
§ Dar importância a experiência e sua relação ao comportamento em suas aptidões e nos traços e não a hereditariedade, principalmente em relação ao aprendizado.
§ Abandonar a introspecção para aumentar a objetividade.
§ Relacionar-se com pessoas de vários campos sociais, sendo discretos e orientar-los sobre o controle do comportamento.
§ Estudar o comportamento de animais inferiores devido a sua simplicidade.

MAX WERTHEIMER E A PSICOLOGIA DA GESTALT

Movimento que cresceu na Alemanha onde a palavra Gestalt significa forma, padrão ou estrutura, teve vários líderes como Wolfgang Kohler, Kurt Koffa e Max Wertheimer (1880-1943) que surgiu em 1912, desenvolveu estudos sobre o movimento aparente onde demonstrou que o todo é diferente da soma de suas partes, pois elas têm que ser vistas pelo seu lugar, papel e função mo todo da qual são partes e o estudo deste movimento aparente e principalmente com seu estudo sobre a percepção trouxe consigo algumas características:

§ Compreender a percepção, a solução de problemas e o pensamento.
§ E estes cientistas do comportamento deveriam estudar as experiências subjetivas conscientes das pessoas e fortalecia a utilização de métodos objetivos.

SIGMUND FREUD E A TEORIA PSICANALÍTCA

Sigmund Freud (1856-1939) se especializou no tratamento de problemas no sistema nervoso e em particular de desordens neuróticas onde dava mais ênfase a levar ajuda a pessoas em sofrimento que se caracterizavam pela ansiedade excessiva, depressão, fadiga, insônia, paralisia ou sintomas relacionados a conflitos e tensões onde adotou durante algum tempo a hipnose como tratamento, mas depois não a achou satisfatória por não atender a todos, curar temporariamente e o surgirem  novos sintomas. Desenvolveu então um novo método onde os pacientes repousavam num divâ, fazendo uma tentativa de trazer a tona o inconsciente formulando assim hipóteses ou intuições a respeito da personalidade e assim com sua experiência ia formulando novas idéias, a teoria psicanalítica foi revolucionária na concepção e o tratamento dos problemas emocionais que percorreram os tempos até o tempo moderno.

Seus seguidores sustentavam as seguintes teses:

§ Os psicólogos deveriam estudar as leis determinantes da personalidade criando métodos para tratamento das desordens da personalidade.
§ Trazer a consciência aspectos importantes da personalidade como lembranças, medos e conflitos.
§ Os primeiros cincos anos de vida eram considerados como primeira infância e onde formava a personalidade.
§ O Terapeuta deveria analisar a personalidade dentro de um contexto de relacionamento com o paciente chegando a um relacionamento íntimo e prolongado observando seu comportamento.


A seguir é mostrado no quadro as principais comparações entre esses movimentos da Psicologia.


Movimentos da Psicologia




Características
ESTRUTURALISMO
FUNCIOMALISMO
BEHAVIORISMO
PSICOLOGIA DA GESTALT
TEORIA PSICANALÍTICA
Objetivos
Os processos simples da consciência, principalmente as experiências sensoriais e suas combinações com a estrutura do sistema nervoso.
O funcionamento dos processos mentais, principalmente à medida que esses conhecimentos fossem aplicados as coisas práticas na contribuição para o ser humano sobreviver e se adaptar.
Estímulos e respostas observáveis com ênfase na aprendizagem e onde a experiência tem grande importância.
Compreender a percepção o pensamento e a solução de problemas e o pensamento na experiência subjetiva humana global.
A personalidade, sendo ela normal ou anormal e suas determinantes na primeira infância e nos aspectos inconscientes; o tratamento do comportamento anormal.
Principais Objetivos
O Conhecimento.
O Conhecimento, a aplicação.
O Conhecimento, a aplicação.
Conhecimento.
Serviços conhecimentos.
Métodos de Pesquisa Indicados
Introspecção Analítica
Introspecção informal e métodos objetivos
Métodos objetivos como a experimentação, observação e testes.
Instropecçãoinformal, principalmente a visão e métodos objetivos.
Utilizados em pacientes a intropecção informal, para revelar expediências concientes; onde os terapeutas utiliza a análise lógica e a observação para revelar o inconsciente.
População Estudada
Os psicólogos treinados para se observar.
Os seres humanos adultos e ocasionalmente crianças e animais menos complexos.
Pessoas e outros animais
Pessoas e ocasionalmente outros primatas como o chimpanzés.
Pacientes, sendo principalmente adultos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário