sexta-feira, 1 de julho de 2011

Frase para começar o mês

“Os três pontos cardeais da vida são: a esperança, que a ilumina; a certeza, em que se apóia; a fé, que a conduz”. 
         
                                 (Prof. José de Souza Marques)

domingo, 26 de junho de 2011

Globalização Brasileira - Parte Final

Globalização e o berço verde e amarelo da pátria
Em uma escola paulista, numa classe de primeiro ano, foi constatado que dos vinte e cinco alunos, nove deles apresentavam nomes estrangeiros, tais como Robert, Keteni, Tarik, Hellen, Deivid, Whaytney, Yago, Alifi, Patrick.
É muito provável que esse fato seja uma influência da chamada "globalização", que está levando as pessoas a perderem contato com suas próprias raízes e valores da cidade onde nasceram e do país onde vivem. Perdendo a identificação, as pessoas estão sentindo-se "cidadãs do mundo", do planeta Terra, e por isso, dentre outras reações, estão utilizando nomes estrangeiros em seus filhos. Esta conscientização, cada um sentindo-se parte de uma única espécie humana, os "terráqueos", foi chamada por Cícero de "Conscientia hominum", aquele sentimento de fraternidade entre todos os seres humanos do planeta. Não se nega que este sentimento é importante para buscar a paz entre todos os povos que vivem no planeta, independente de qual região ou país cada pessoa tenha nascido.

No Geral, Corporações multinacionais fazem notar que estão cada vez mais competitivas, e ao mesmo tempo anunciam demissões em massa. A questão que se coloca neste início de século é a seguinte: para onde vão os trabalhadores? A resposta dependerá da posição assumida pelas sociedades como um todo.
Enfim, a Globalização é assim mesmo, é nos fazer aceitar no Natal um Velhinho vestido com roupas do Pólo Norte num país tropical, é nos fazer comemorar halloween, sem sabermos o porquê; é misturar toda a nossa cultura, é ouvirmos mais músicas estrangeiras do que nacionais; é eliminar as fronteiras dos mapas; é nos fazer comunicar-mos com o Mundo e saber o que está ocorrendo com ele a todo momento; é termos amigos virtuais em toda parte é nos fazer sentir sempre acompanhados, mesmo estando na solidão.
É o avanço tecnológico em todos os sentidos, e mesmo assim a fome, a miséria e muitas doenças não serem eliminadas.
É na mesma rua você poder escolher em comer uma refeição árabe, americana, italiana ou nacional, é ter um cachorro da neve em pleno verão.
Assim somos bombardeados de várias culturas, costumes e com um click viajarmos por várias partes do mundo sem sair do lugar, é o longe ficando perto mesmo sem poder tocá-lo e senti-lo.


Bibliografia:

·         Sites: wikipedia.org; geomundi.cj. net; unodc.org e imagens na web.
·         Livro: Sociedade e espaço – José W. Vesentini. Ed. Ática.
·         Ensino Médio – 3ª Série / Vol. 3 – Geografia – Décio Lima Vasconcelos Jr. e Zaira B. de Toledo.
Revista: Espaço Acadêmico, n° 37 – jun/2004 – Paulo Roberto de Almeida.