Um dos clipes mais criativos que já vi. Uma homenagem a volta dos Los Hermanos.
sábado, 21 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Gestão de Negócios
GESTÃO DE NEGÓCIOS
· GESTÃO
o Embora
não seja possível encontrar uma definição universalmente aceita para o conceito
de gestão e, por outro lado, apesar deste ter evoluído muito ao longo do último
século, existe algum consenso relativamente a que este deva incluir
obrigatoriamente um conjunto de tarefas que procuram garantir a utilização
eficaz de todos os recursos
disponibilizados pela organização,
a fim de serem atingidos os objetivos
pré-determinados.
o Por
outras palavras, cabe à gestão a otimização do funcionamento das organizações
através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na coleta, tratamento
de dados e seleção de informações relevantes, contribuindo para o
desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus
colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade
em geral ou de um grupo em particular.
o O
processo de gestão tem por finalidade permitir à empresa alcançar os seus
resultados dentro de um conjunto coordenado de diretrizes, para atingir as
metas e objetivos explicitados na declaração de visão empresarial. O processo
de gestão não se limita ao planejamento (estratégico operacional e programação);
inicia-se a partir dele e incorpora todas as etapas da execução das atividades,
bem como do controle (antecedentes e posteriores) da execução das atividades.
- Por processo entende-se a sucessão de estados de um sistema, que possibilita a transformação das entradas do sistema nas saídas objetivas pelo mesmo sistema.
· CARACTERÍSTICAS DO GESTOR:
o
Entende-se como características do gestor:
suas funções, habilidades e competências.
o
As diversas especialidades humanas – do
conhecimento humano dentro da empresa – são aglutinadas em setores,
departamentos ou áreas, que denominamos genericamente por atividades. Assim, o
capital é o elemento necessário para unir os processos ou atividades
transformadoras do produto ou serviço. Estas atividades são coordenadas por um
responsável, denominado gestor.
- As organizações têm sido comparadas ora a um organismo vivo, composto de sistemas, ora a uma máquina, composta de peças e engrenagens. Outras comparações surgiram, mas todas elas são insuficientes para explicar a complexidade que é uma empresa. Ela é composta de pessoas, de equipamentos, de estruturas físicas, de interesses variados, de parcerias e muitos outros fatores. A gestão de um negócio não se resume aos aspectos financeiros ou aos mercadológicos, mas à busca permanente do equilíbrio de forças e de interesses de seus componentes.
- OS SUBSISTEMAS DO SISTEMA EMPRESA:
- O sistema empresa é um dos sistemas mais complexos e a sua divisão em subsistemas pode ser enfocada de várias maneiras. Subsistemas do sistema empresa:
- Subsistema institucional – compreende a definição da missão da empresa e as convicções de seus empreendedores, traduzidas de suas crenças e valores. Da missão, crenças e valores, a empresa define o seu modelo de gestão. O modelo de gestão é caracterizado como um subsistema do sistema institucional, correspondendo a um conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia, e que assegurem o seguinte:
·
A redução do risco do empreendimento no
cumprimento da missão e a busca do melhor em todos os sentidos.
·
O estabelecimento de uma estrutura adequada de
operação.
·
A orientação geral dos esforços no sentido de
uma atitude construtiva (filosofia de trabalho).
·
Adoção de um clima motivador e o engajamento de
todos em torno dos objetivos da empresa.
·
Aferição constante = verificação, controle e
acerto de rumo.
·
Conhecimento do comportamento das variáveis
externas e internas, suas tendências e avaliação de planos alternativos.
·
Desenvolvimento da visão geral da empresa e
organização do planejamento, através da observação e estabelecimento dos
aspectos a seguir:
o
Declaração de valores – conjunto de crenças e
princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa.
o
Declaração de visão – conjunto preciso e
elaborado de palavras que anunciam para onde a empresa está caminhando ou onde
quer chegar.
o
Declaração de missão – visa comunicar interna e
externamente o propósito da organização e do seu negócio.
o
As metas – correspondem ao itinerário básico
para chegar ao destino que a empresa deseja. São resultados abrangentes. As
metas devem criar um elo indissociável entre as ações da empresa e a sua
missão.
o
Os objetivos – são declarações específicas que
se relacionam diretamente a uma determinada meta. São associados a números e
datas
- Subsistema de gestão – é onde as decisões são tomadas. Nele se encontram o processo de gestão e as atividades de planejamento, execução e controle. Conjunto de procedimentos e diretrizes componentes:
- Análise do ambiente.
- Elaboração do planejamento (estratégico e operacional).
- Elaboração das diretrizes e políticas.
- Elaboração do plano operacional.
- Execução das operações e transações.
- Controle.
- Ações corretivas.
- Subsistema formal – corresponde à estrutura administrativa da empresa, de autoridades e responsabilidades.
- Subsistema social – compreende os indivíduos que fazem parte do sistema empresa (necessidades individuais, motivação, liderança, treinamento, etc).
- Subsistema de informação – compreende todo o conjunto de necessidades informacionais para a gestão empresarial. Há tanta relevância na questão da informação que normalmente são criadas atividades específicas para administração de grande parte deste subsistema.
- Subsistema físico-operacional – compreende as instalações físicas e os equipamentos do sistema empresa, é o local no qual as transações são executadas e os eventos econômicos acontecem. Fundamentalmente ligado aos produtos e serviços produzidos pela empresa.
Assinar:
Postagens (Atom)