Condições ambientais de trabalho.
A higiene do trabalho
está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde
física e mental e com as condições de bem estar das pessoas. Do ponto de vista
de saúde física, o local constitui a área de ação da higiene do
trabalho,envolvendo aspectos ligados a exposição do organismo
humano,umidade,luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, uma ambiente saudável
de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente
sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato e
paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve
envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem
positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais
como o estresse.
Os principais itens do
programa de higiene do trabalho estão relacionadas com:
■ Ambiente
físico de trabalho;
■ Aplicação
de princípios de ergonomia;
■ Ambiente
psicológico de trabalho.
Ambiente físico de trabalho
As condições ambientais
de trabalho referem-se às circunstâncias físicas que envolvem o empregado
enquanto ocupante de um cargo, na organização. É o ambiente físico que envolve
o empregado, enquanto desempenha um cargo.
Basicamente, a higiene
do trabalho se preocupa com as condições de natureza física do trabalho, a
saber:
■ Iluminação:
refere-se à quantidade de luminosidade que incide no local de trabalho do
empregado, ou seja, luminosidade adequada a cada tipo de atividade. Iluminação
e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade
e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Uma iluminação inadequada,
além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem
negativa da sua marca ou empresa junto ao público. Já uma boa iluminação
externa, por exemplo, valoriza a imagem da empresa, funcionando como uma forma
eficiente de divulgar a marca.
Os principais objetivos
da iluminaria no ambiente de trabalho são:
·
Possibilitar adequada distribuição de luz;
·
Evitar o ofuscamento;
·
Proteger as fontes contras as agressões
mecânicas e físicas;
·
Proporcionar um ambiente decorativo.
A tabela abaixo
apresenta alguns níveis de iluminação necessário a alguns ambientes e tarefas.
NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO
PARA INTERIORES (NBR-5413)
|
|
AMBIENTE OU TRABALHO
|
LUX
|
Sala de espera
|
100
|
Garagem, residência, restaurante
|
150
|
Depósito, indústria (comum)
|
200
|
Sala de aula
|
300
|
Lojas, laboratórios, escritórios
|
500
|
Sala de desenho (alta precisão)
|
1.000
|
Serviços de muito alta precisão
|
2.000
|
O aparelho usado para
medir a iluminação é o luxímetro
como o instrumento digital portátil, com tela de cristal líquido (LCD) da
figura ao lado, que realiza medidas da iluminação ambiente em LUX na faixa de 1
LUX a 50.000 LUX.
A má iluminação causa fadiga à vista, prejudica o sistema nervoso,
concorre para má qualidade do trabalho e é responsável por acidentes. O sistema
de iluminação para ser adequado deve possuir os seguintes requisitos:
a)
ser suficiente – cada foco luminoso forneça a quantidade de luz necessária a cada
tipo de trabalho;
b)
ser constante e uniforme distribuída
– evitar fadigas dos olhos,
decorrentes das sucessivas acomodações, em virtude das variações da intensidade
da luz.
A distribuição da luz pode ser:
I.
Iluminação
direta – faz a luz incidir diretamente sobre a superfície iluminada;
II. Iluminação
indireta – faz a luz incidir sobre a superfície a ser iluminada por meio de
reflexão sobre paredes e tetos;
III. Iluminação
semi-indireta – combina os dois anteriores, pelo uso de globos translúcidos
para refletir a luz no teto e nas partes superiores das paredes, que transmitem
para superfície a ser iluminada;
IV. Iluminação semi-direta
– é aquela em que a maior parte da luz é dirigida diretamente à superfície a
ser iluminada (iluminação direta), havendo, todavia, alguma luz que é refletida
por intermédio das paredes e do teto.
c)
ser disposta
– não causar ofuscamento, ou resplandecência, que tragam fadiga à visão, em
face da necessidade de constantes acomodações visuais.
Ruído: é considerado, geralmente como som ou barulho indesejável. O
som tem duas características principais: a freqüência e a intensidade. A
Poluição Sonora hoje é tratada como uma contaminação atmosférica através da
energia (mecânica ou acústica). Tem reflexos em todo o organismo e não apenas
no aparelho auditivo. Ruídos intensos e permanentes podem causar vários
distúrbios, alterando significativamente o humor e a capacidade de concentração
nas ações humanas. Provoca interferências no metabolismo de todo o organismo
com riscos de distúrbios cardiovasculares, inclusive tornando a perda auditiva,
quando induzida pelo ruído, irreversível.
O efeito desagradável
dos ruídos depende de:
Ø
intensidade do som;
Ø
variação dos ritmos ou irregularidades;
Ø
freqüência ou tom dos ruídos.
O nível máximo de
intensidade de ruído em ambiente fabril é de 85 decibéis, acima disto, o
ambiente o ambiente é considerado insalubre.
O controle de ruídos
visa à eliminação, ou, pelo menos, à redução dos sons indesejáveis. Os ruídos
podem ser:
a.
contínuos (como máquinas, motores ou ventiladores);
b.
intermitentes (como prensas, ferramentas pneumáticas,
forjas);
c.
variáveis (como pessoas que falam, manejo de
ferramentas ou materiais).
Os métodos utilizados para controle dos ruídos podem ser incluídos em
cinco classificações:
1)
eliminação do ruído no elemento que o produz, mediante reparação
ou novo desempenho da máquina, engrenagens, polias, correias etc.;
2)
Separação da fonte do ruído,
mediante atenparos ou montagens das máquinas e demais equipamentos sobre molas,
feltros ou amortecedores de ruídos;
3)
Encerramento da fonte de ruído
dentro de paredes à prova de ruídos;
4)
Tratamentos dos tetos, paredes e solos
em forma acústica para a absorção de ruídos;
5)
Equipamentos de proteção individual (EPI),
como protetor auricular.
Temperatura: Como se sabe, o metabolismo do corpo humano leva, necessariamente,a
produção do calor .Esse com excesso, deve ser eliminado pelo individuo através
de seus mecanismos biológicos próprios.
Dessa forma, nosso
organismo,eliminando calor em excesso,mantém equilíbrio térmico com o
ambiente.O sistema de trocas térmicas constitui-se no recurso pelo qual o
organismo busca atingir esse equilíbrio.
No que tange a
temperatura no local de trabalho, a CTL aponta o seguinte procedimento:
Art.176-Os locais de
trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.
Parágrafo único-A
ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as
condições de conforto térmico.
Efeitos do calor sobre a
produtividade do empregado:
O grau de calor sofre
variações com base no trabalho executado pelo empregado.Dada tal relação,a
temperatura ambiental exerce sobre as pessoas que executam tarefas mas
pesadas-trabalho em minas,no subsolo,por exemplo-,mais influencia do que nos
funcionários que trabalham em escritórios,por exemplo.
Estudos físicos e
biológicos comprovam que,exposto por muito tempo a temperaturas elevada,o ser
humano pode sofrer danos graves a sua saúde.Os recursos naturais utilizados
pelo homem com vista a aumentar a circulação periférica,para melhor disipar o
calor interno do organismo,obriga o sistema cardiovascular a um trabalho
forçado,o que pode vir a causar cardiopatias sérias.Paralelamente,sabe se que o
suor excessivo leva ao desequilíbrio orgânico,com perda de áqua e sal.Esta
perda precisa ser permanentemente reposta,pois é necessário que o ser
humano,sob condições térmicas desconfortáveis,beba 150 ml de água a cada 20
min(a uma temperatura aproximadamente 15ºC)e receba uma grama de cloreto de
sódio para cada litro de água ingerido.
Ventilação:Remoção de gazes, fumaça e odores desagradáveis, bem
como o afastamento de possíveis fumantes ou a utilização de mascaras.