sexta-feira, 21 de junho de 2013

Discurso de Dilma Rousseff

       Acabei neste momento de ouvir o discurso da Presidenta Dilma Rousseff em relação as manifestações que estão ocorrendo por todo país.
   Com as frases feitas de valorização da democracia e apoio as manifestações pacíficas, onde se repudiam as movimentações de violências e atos de depredação das propriedades públicas e privadas, o que mais me chamou a atenção foi quando Dilma disse com muita ênfase que, 100% dos royalties do petróleo serão destinados a educação.
      Além das partes de praxe e afirmações da não utilização e muito menos desvios dos recursos públicos para a construção dos estádios destinados a Copa do Mundo, foi pedido que sejamos bons anfitriões as seleções que participam da Copa das Confederações e principalmente da Copa do Mundo 2014.
    Ouvi também citação da geração da qual ela fez parte, onde enfrentaram a ditadura através de movimentos populares que foram muito mais violentos e violentados do que as manifestações atuais, também vivia-se numa época em que o Brasil era o melhor país para se viver, porém pagando o preço de esconder a verdade. A verdade que censurava-se tudo: televisão, músicas, jornais, artistas e cidadãos.
    Da falta de meios de divulgação e liberdade de expressão aqueles que enfrentaram esta situação, sofreram torturas extremas, assassinatos e desaparecimentos que até não se elucidaram completamente.
     Hoje, podemos respirar aliviado, que não teremos a repetição da história mostrada no filme: O que é isso, companheiro? Mas de lá pra cá, muita coisa mudou. Tivemos muitos progressos, mas ainda com a sensação que poderíamos muito mais.
       Muitas pessoas, inclusive eu a mais de 20 anos, escutam que o "O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO.", porém se esse futuro ainda não chegou, talvez seja essa a hora.
        Nas discussões sobre o assunto, costumei falar que faltava um líder, faltava uma cara, faltava um símbolo, faltava um hino, para que as manifestações ganhassem ainda mais força e padrão de atitudes, porém agora eu digo: Por que precisamos de um rosto e tudo mais, pois nos últimos tempos fomos um povo que sofria calado, que não reagia a nada e que parecia preferir fechar os olhos para toda corrupção e fingir que está tudo bem, desde o movimento dos caras-pintadas.
        Enfim, se 100% dos royalties do petróleo forem, como disse a presidenta, destinados a educação realmente poderei ver uma ponta do futuro que tanto ansiamos.
         Fica aqui registrado meu mais profundo e orgulhoso agradecimento a todos os manifestantes pacíficos por todo o Brasil, que falaram em nome daqueles que mais sofrem com as falhas desse país, aqueles trabalhadores e pessoas que não se manifestaram, muitas vezes por falta de espaço na jornada cotidiana pelo ganha-pão.

Análise de 1965 (Duas Tribos) - Legião Urbana




Letra: Renato Russo
Álbum: As Quatro Estações (1989)

Vou passar, quero ver
Volta aqui, vem você
Como foi, nem sentiu
Se era falso, ou fevereiro
Temos paz, temos tempo
Chegou a hora e agora é aqui
Cortaram meus braços
Cortaram minhas mãos
Cortaram minhas pernas
Num dia de verão
Num dia de verão
Num dia de verão
Podia ser meu pai
Podia ser meu irmão
Não se esqueça, temos sorte
E agora é aqui
Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição
É o bem contra o mal
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
Com a luz e com os anjos
Mataram um menino
Tinha arma de verdade
Tinha arma nenhuma
Tinha arma de brinquedo
Eu tenho um autorama
Eu tenho Hanna-Barbera
Eu tenho pêra, uva e maçã
Eu tenho Guanabara
E modelos Revell
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país
Em toda e qualquer situação
Eu quero tudo Pra cima
Pra cima
Pra cima


O título, 1965 (Duas Tribos): 1965 é o 2º ano da ditadura militar (golpe militar de 1964), quando os militares fecharam as “portas” do país, tomaram o poder e cassaram os direitos políticos de inúmeros brasileiros, dentre eles artistas, políticos e estudantes. Duas Tribos, civis e militares.
1º momento: A Confusão. Seis primeiros versos da música. Observamos como se deu o golpe militar de 64, os militares nunca conseguiram explicar com clareza seus feitos, os reais motivos de tomarem o poder, passaram a idéia de “algo cinza”, se confundiram tentando explicar o inexplicável. “Como foi, nem sentiu/Se era falso ou fevereiro”: aqui se observa a real confusão do golpe, é “verdadeiro ou fevereiro”, é real ou não é? O que é falso? O que é verdadeiro? Agora estamos no poder “Temos paz, temos tempo” provavelmente temos, ou geramos, a paz e todo tempo do mundo. “Chegou a hora e agora é aqui”: 1964.
2º momento: A Censura e/ou tortura. Versos 7 a 14. Para entendermos o 2º momento, temos duas vertentes: A Censura e a Tortura. A Censura: no direito se expressar. Se não temos braços e mãos, estamos cerceados. Não podemos “dizer” o que pensamos. Censurados os direitos de ir e vir, se estamos com nossas pernas cortadas. A Tortura: Usando métodos de tortura física e psicológica os militares “interrogavam” os presos políticos. Nesse caso o “cortar” é literal mesmo, usado como recurso pra extrair a informação que desejavam dos presos. Essa Censura ou Tortura podia acontecer com todos indiscriminadamente, comigo, você ou nossos pais e irmãos, não importando o dia.
3º momento: Tentativa dos militares de popularizar sua ideologia. Versos 15 a 23. O 3º momento é uma crítica aos métodos de persuasão dos militares, e como eles forçavam a aceitação do seu poder, das suas vontades, empurrando sobre o povo seus ideais através de propaganda massiva. A dignidade é uma doença? Ou seja, ser digno é ser transformado em doente. Eram usados pelos militares variados métodos de investigação, entre eles a Inteligência, método utilizado por todas as polícias do mundo, inclusive em espionagem e contra-espionagem, mas que nesse momento era usado contra os “subversivos”, aqueles em desacordo com o governo. A Inteligência traía até os próprios colegas, os civis nem se fala, eram fichados e investigados de perto. Os militares veladamente protegiam informantes e pagavam uma espécie de recompensa para quem os ajudasse com informações sigilosas de cunho político. A esperança era a queda desse regime opressor, e a manifestação dessa esperança era severamente punida, daí chamar de maldição.
4º momento: Há dois caminhos, escolha o seu. Versos 24 a 29. Nesse momento o eu lírico fala da velha e conhecida luta do bem contra o mal, deixa clara a sua opinião de que há dois caminhos e nos incita a escolher enquanto afirma que está do lado do “bem”, em oposição ao “mal”, nesse caso a ditadura. O eu lírico repete que está do lado do bem várias vezes, pra no fim dizer que está do lado da luz e dos anjos: o “bem”.
5º momento: Atrocidades. Versos 30 a 33. O 5º momento é o ápice das atrocidades da ditadura brasileira, é uma crítica em se matar inocentes por muito pouco, e eles tinham armas reais enquanto “o menino”, não tinha como se defender, ou tinha somente a ilusão de que havia formas de lutar.
6º momento: Aumento de diferenças sociais. Versos 34 a 38. Naquela época quem tinha um brinquedo autorama? Quem conhecia os desenhos animados de Hanna Barbera? Quem tinha dinheiro. A minoria. E a crítica segue, agora com a comida que a população comum podia, ou não, comprar, ao mesmo tempo em que fala sobre uma brincadeira infantil, ilustrando uma infância tranqüila, que nem todas as crianças tinham. Revell é uma marca que vende kits que vêm com material para a montagem de miniaturas de carros, navios, aviões, etc., existe até hoje e é muito cara.
7º momento: País do presente. Verso 39 ao fim da música. Esse último momento é uma crítica à mentalidade brasileira da época, que considerava o Brasil como um país “do futuro”, seremos um país do futuro até quando? Temos que ser um país do presente, o futuro é agora, já, aqui mesmo, agora! Há uma repetição, um futuro que parece ser distante e que nunca chegará. Mas seja qual for a situação o povo brasileiro é valente, acredita no país e tem esperança que esse futuro não tarde muito e que em breve chegará (fim da ditadura), com liberdade de expressão, de ir e vir entre outras, por isso mantém seu ânimo, se mantém “pra cima”, mesmo nessa situação ruim.

É bom lembrar que essa análise é uma tentativa de entender o que o autor da música quis dizer, não necessariamente a exposição de uma realidade. A música expressa opiniões e sentimentos de quem a compõe. Quando o compositor tem boa consciência e educação política, que é o caso de Renato Russo, e se propõe a falar de algo específico, pode no mínimo nos dar o que pensar.

Temos que ter cuidado com a “demonização” da ditadura, se por um lado os direitos políticos foram cerceados (voto, liberdade de escolha de partido, etc.), por outro o governo compensou ampliando os direitos civis (educação, saúde, etc.). Ainda que algumas instituições públicas, como a escola, por exemplo, fossem usadas para difundir os padrões de comportamento que os militares queriam que a população tivesse, não é o caso de pensar que a população sofria sem parar. 


O QUE É ISSO COMPANHEIRO?

O que é isso companheiro?
Ronaldo esqueceu de onde você veio, de quando começou sua carreira?
Tá querendo agradar a quem?
Essa resposta foi merecida!!!


O que é isso companheiro?


O que é isso companheiro? Para homenagear as manifestações.




terça-feira, 18 de junho de 2013

VERDADE MUNDIAL

RÚSSIA AVISA: SE OS EUA NÃO CONTAREM A VERDADE SOBRE OS EXTRATERRESTRES, NÓS CONTAREMOS!

Uma denúncia extraordinária do Ministério dos Assuntos Exteriores da agenda do Primeiro Ministro Medvedev no Fórum Econômico Mundial (WEF) dos estados esta semana, que a Rússia irá avisar ao Presidente Obama que a “hora está chegando” para que o mundo saiba a verdade sobre os aliens, e se os Estados Unidos não participarem no anúncio, o Kremlin o fará por si próprio.
O Fórum é melhor conhecido por seu encontro anual em Davos, um resort nas montanha de Graubünden, a leste da região dos Alpes na Suíça. O encontro reúne alguns dos 2,500 grandes líderes de negócios, líderes políticos internacionais, intelectuais escolhidos e jornalistas para discutir sobre as questões urgentes acerca do mundo, incluindo saúde e o ambiente.
Ele [Medvedev] foi questionado por um repórter se “o presidente detém arquivos secretos quando ele recebe a maleta necessária para ativar o arsenal nuclear da Rússia”, Medvedev respondeu:
“Junto com a maleta sobre códigos nucleares, é dada pelo presidente do país uma pasta “top secret. Essa pasta, em seu conjunto, contém informações sobre os aliens que visitaram nosso planeta... Junto com isso, será dada uma denúncia do serviço especial absolutamente secreto de exercícios de controle acerca dos aliens no território do nosso país... Informações mais detalhadas sobre o tema você pode conseguir em um filme bem conhecido chamado MIB: Homens de Preto... eu não te contarei de que modo muitos deles estão entre nós porque causaria isso poderia causar pânico.
Fontes de notícias do Ocidente relatam a chocante resposta de Medvedev sobre aliens determinada de que ele estava “brincando” quando mencionou MIB, que foi suposto erradamente ter sido sobre o filme de comédia e aventura americano sobre dois agente secretos que combatem aliens nos Estados Unidos. Medvedev, contudo, não estava se referindo ao filme americano, mas estava, ao invés disso, se referindo ao famoso documentário russo Men In Black que detalha muitas anomalias de OVNIs e aliens.
Se alguém está “perdendo a cabeça” a respeito dos aliens, isto precisa ser apontado, certamente não é a Rússia, mas o Vaticano, que anunciou em Novembro de 2009 que estava se “preparando para uma revelação extraterrestre”.
Igualmente, e aparentemente, “perdendo a cabeça” estão os próprios oficiais do governo dos Estados Unidos, assim como o consultor anterior do Pentágono Timothy Good, e o autor de Above Top Secret: The Worldwide U.F.O. Cover-Up, que em Fevereiro de 2012 expôs que o antigo Presidente Dwight Eisenhower teve três encontros secretos com aliens, os quais foram em aparência ‘Nórdica’, em que um ‘Pacto’ foi assinado para manter esta agenda da Terra secreta.
Com a recente descoberta na cidade de Vladivostok, na Rússia, de 300 milhões de anos, de um OVNI como uma roda dentada , e cientistas, astronautas e usuários do YouTube relatando cada vez mais estranhos acontecimentos na Lua, a agência Espacial Europeia relatando sua descoberta de um antigo rio de 1,000 anos em Marte, e cientistas do Reino Unido e do Sri Lanka dizendo que eles agora tem “uma rocha sólida como prova de vida alienígena” depois de encontrarem uma alga fossilizada dentro de um meteorito, os únicos que viram para estar verdadeiramente “perdendo a cabeça” estão no Ocidente, especialmente americanos, propagandistas que por décadas tem escondido uma das mais importantes histórias em toda a história humana, a de que “nós não estamos sozinhos.”
Se Medvedev conseguirá convencer o regime de Obama a contar a verdade sobre OVNIs e aliens, na WEF essa semana, não é de nosso conhecimento. O que é de nosso conhecimento, entretanto, é que com ou sem os Estados Unidos, o Kremlin irá seguramente começar o processo sobre falar a respeito da verdade em torno do que já sabemos ser verdade.
O documentário está aqui, ele tem uma opção de legenda em português do youtube, que não é excelente mas da pra entender.


Fonte
Agradecimento: Johnny Amarock Gdm

domingo, 16 de junho de 2013

Material de Inglês

·      Expressing actions that were in progress at some moment in the past

I was walking downtown. (PAST CONTINUOS) è The past of to be + verb ing

I was walking downtown at six o’clock yesterday. (TIME EXPRESSION)
I was walking downtown when I saw this in a store window. (SHORT ACTION)

·      Making  affirmative, negative statements and asking questions (past continuous)
QUESTIONS
AFFIRMATIVE
NEGATIVE
Was
I
was
was not / wasn't
eating lunch at noon yesterday.
Were
You
were
were not / weren't
Was
He        She          It
was
was not / wasn't
Were
We        You          They
were
were not / weren't

·      COULD (special verb. It is the past of can)
I could swim fifty laps when I was a kid.
(We use could with all persons / The verb that comes after could does not take to)

He could swim. (AFFIRMATIVE)
He could not / couldn’t swin. (NEGATIVE)
Could he swim? (INTERROGATIVE)

·      WOULD (The special verb is used with like for offering and requesting)

I would like to exchange these rollerblades.
(We use would with all persons / the verb that comes after would does not take to)

Contractions

I would è I’d

Johnny would like. (AFFIRMATIVE)
Johnny would not / wouldn’t like. (NEGATIVE)
Would you care for some beer? (Make an offer)

·      EXPRESSING CONDITIONS

If you fall, you will bruise your knees. (IF + PRESENT = WILL)
If Johnny saw these, he would beg me to buy them for him. (IF + PAST = WOULD)
If I were you, I would wear knee pads when I went skating. (IF + PAST TENSE OF THE VERB TO BE = WERE FOR ALL PERSONS)

·      MAKING COMPARISONS

Johnny is more intelligent than Charlie. è more + (3 or more syllable) adj + than
Your skates are older than Sylvia’s. è one-syllable adj + er than

TWO SYLLABLES
a)      More careful than
b)      Funnier than
c)       More polite or politer than

·      USING THE SUPERLATIVE

Those are the smallest slates we have. è one-syllable + est = SUPERLATIVE
ADJECTIVE
COMPARATIVE
SUPERLATIVE
 good
better
(the) best
bad
worse
(the) worst
                                                                                                                                                                            ATTENTION
TWO SYLLABLES
a)       (the) most careful
b)      (the) funniest
c)       (the) most polite or (the) politest

·      ASKING WHO-QUESTIONS
SUBJECTIVE PRONOUNS
POSSESSIVE ADJECTIVES
POSSESSIVE PRONOUNS
I
my
mine
You
your
yours
He    
his
his
She
her
hers
It
its
-
We
our
ours
You
your
yours
They
their
theirs

AUTHOR OF THE ACTION
Who got you these rollerblades? è Grandma did.
Who works in this room? è I do.
Who operates this computer? è Julian does.

RECEIVER OF THE ACTION

Who does Larry call every night? è He calls his girlfriend.

·      BE ABLE TO

I am able to swim fifty laps. (AFFIRMATIVE) = I can swim fifty laps.
They are not able to help us. (NEGATIVE)
How many miles are you able to run? (INTERROGATIVE)
Paul was able to read when he was four. (PAST TENSE) = Paul could read when he was four.
He’ll be able to speak Italian in a year or two. (FUTURE)

SUBJECTIVE PRONOUNS
REFLEXIVE PRONOUNS
I
myself
You
yourself
He    
himself
She
herself
It
itself
We
ourselves
You
yourselves
They
themselves
·      ASKING NEGATIVE QUESTIONS

Didn’t you see that truck?
Don’t you like oysters?


·      EXPRESSING REFLEXIVE ACTIONS

Donna is looking at her husband.
Donna is looking at herself.
                                                                                                                                            

                                                                                                                                                                                           
·      SOMEONE OR SOMEBODY? = some person (is used in AFFIRMATIVE SENTENCES)

There’s someone at the door.
There’s somebody at the door.

·      ANYONE OR ANYBODY? = any person (is used in NEGATIVE SENTENCES)

He didn’t give the tickets to anyone.
He didn’t give the tickets to anybody.

·      SOMEONE / SOMEBODY  OR  ANYONE / ANYBODY?

I can see someone/somebody in that room. (AFFIRMATIVE)
I can’t see anyone/anybody in that room. (NEGATIVE)

Interrogative sentences è (someone/somebody = anyone/anybody in interrogative sentences)

Are you saving these seats for someone/somebody?
Are you saving these seats for anyone/anybody?

Offers and requests

Would you like someone/somebody to help you with my bags ma’am? è OFFER
Would someone/somebody please help me with my bags? è REQUEST

someone/somebody è used in questions to make offers and requests. (Not anyone/anybody)

ANYONE / ANYBODY in affirmative sentences (refer to a single person, whoever it may be)

FRED: Can I take Sue to your party?
HAL: Sure. You can take anyone/anybody you want.

·      ANY  OR  NO? (verb in the negative form + ANY / verb in the affirmative form + NO)

There aren’t any seats available.
There are no seats available.
SUMMARY
Someone and somebody
Anyone and anybody
No one and nobody
Affirmative sentences
Negative sentences with verb in negative form
Negative sentences with verb in affirmative form
Interrogative sentences
Interrogative sentences
Offers and requests
Affirmative sentences to express the idea of a single person, whoever it may be

·      NO ONE  OR  NOBODY? =  NO PERSON

There is no one/nobody here to help you.

·      ANYONE / ANYBODY OR NO ONE / NOBODY?

There isn’t anyone/anybody here to help you.
There is no one/nobody here to help you.

·      MAY

Making  affirmative, negative statements and asking questions
I
may (not) be sick.
 You
He       
She
It
We      
You
They
AFFIRMATIVE
a)    Don’t add an s to may for he, she and it.
b)   The verb that comes after may does not take to.

NEGATIVE
c)    It does not take do, does or did in the negative form.
d)   We do not contract may and not.

They may let you in.
They may not let you in.
ASKING QUESTIONS

Do you think the storm may be here by tomorrow?
Do you think I may be doing it wrong?

Do you think…
Do you suppose…

INFINITIVE
PAST TENSE
PAST PARTICIPLE
VERBS
to pack
packed
packed
Regular
to close
closed
closed
Regular
to jackknife
jackknifed
jackknifed
Regular
to put
put
put
Irregular
to have
had
had
Irregular
to do
did
done
Irregular
to be
was/were
been
Irregular
·      THE PAST PARTICIPLE

Regular verbs and Irregular verbs.

·      EXPRESSING IDEAS AND ACTIONS WHICH OCCURRED AT AN INDEFINITE TIME IN THE PAST (PRESENTE PERFECT)
Making affirmative sentences (present perfect)

I have packed… (the form the present perfect, we use the verb to have in the present and the past participle of the main verb)

I
have packed the insect repellent.
You
He
has traveled all over the States.
She
It
has overturned.
We
have closed the highway.
You
They
Contractions
I have
I've
packed
You have
You've
packed
He has
He's
packed
She has
She's
packed
It has
It's
packed
We have
We've
packed
You have
You've
packed
They Have
They've
packed

Making negative statements / contractions

One of the uses of the present perfect, that is,
have/has + past participle
is when we want to express something which happened in the past, without saying exactly when it happened.
In other words, when we use the present perfect, we think that what happened is more important than when it happened.
I have         packed the lantern. (AFFIRMATIVE)
I have not packed the lantern. (NEGATIVE)
I haven’t    packed the lantern. (NEGATIVE CONTRACT)

He has         closed the trunk. (AFFIRMATIVE)
He has not  closed the trunk. (NEGATIVE)
He hasn’t    closed the trunk. (NEGATIVE CONTRACT)

Asking questions

You have closed the trunk. è Have you closed the trunk?
It has overturned. è Has it overturned?

·      ALREADY or YET?

AFFIRMATIVE
ALREADY is used in affirmative sentences.
YET is used in negative sentences.
We can use ALREADY or YET in questions.
I’ve already filled out eleven job applications.
It’s only five o’clock, but it’s already dark outside.

NEGATIVE
I haven’t had a single interview yet.
It’s nine o’clock, and it isn’t dark yet.
We can use NOT YET for a short negative answer.
We usually use already after the verb to be.
We usually use ALREADY before other verbs.
When we use already in a sentence in the present perfect, it usually comes between have/has and other verb.
We usually use YET at the end of the sentence.
INTERROGATIVE
Has Ben already arrived?
Has Ben arrived yet?

·      USING NOT YET IN SHORT ANSWERS

Dialogue:
       MAN: Has Melinda arrived yet?
WOMAN: No, not yet.

·      POSITION OF ALREADY AND YET IN THE SENTENCE

It’s only five o’clock, and it’s already dark outside. (AFTER)
Joe is only twenty-three, and he already has four children. (BEFORE)
I’ve already filled out eleven job applications. (AFTER AND BEFORE)

It’s nine o’clock, and it isn’t dark yet.
Has Ben arrived yet?

WORD ORDER (SIZE + COLOR + MATERIAL)

I am looking for a large white wool scarf. è SIZE + COLOR + MATERIAL


SOMEWHERE OR ANYWHERE?

Sentences
SOMEWHERE
ANYWHERE
Example
Affirmative
X

Your ring is somewhere in that room.
Negative

X
Your ring isn't anywhere in that room.
Interrogative
X
X
Is there a phone somewhere/anywhere around here?
Offers
X

Would you like to go somewhere for dinner?
Request
X

Can I leave my bags somewhere in your office?
Affirmative - single places

X
You can park your car anywhere in the garage.
ANYWHERE OR NOWHERE
There isn't anywhere to put luggage.
è (verb in the negative form)
There is nowhere to put luggage.
è (verb in the affirmative form)

·      FOR OR SINCE?

Ingredients we’ve  used for over ninety years We use FOR to indicate the duration of an action or situation.

We have  baked the best since 1898. - We use SINCE to when an action that is still in progress began.


·      PRESENT PERFECT OR SIMPLE PAST?

We use the present perfect (have/has + past participle) to express the idea of a repeated action that occurred at an indefinite time in the past.

“I’ve had these splitting headaches for the past several weeks.”

Martin has called twice.
Martin called this morning.

When you don’t specify the time of the action, use the present perfect.
When you specify the time of the action, use the past tense.