sábado, 21 de janeiro de 2012

Resolução de Conflitos


Como resolver os conflitos
O conhecimento dos fatos é de extrema importância, para conseguir obtê-los não basta somente à coleta de informações, sendo a entrevista, um orientador que podemos utilizar com sucesso, se tomado os cuidados a seguir:
§  Informar-se sobre a pessoa entrevistada.
§  Agir conforme as políticas e regulamentos da empresa.
§  Criar um ambiente adequado para a realização da entrevista, sem pré-julgamentos (A pessoa deve estar à vontade, sendo estimulada para abordar o fato ocorrido, com particular atenção).
§  Seja paciente, mesmo quando uma situação é repetida diversas vezes, pois é uma maneira importante de colher novos elementos e ângulos diferentes do mesmo caso, sempre sem discussão e com imparcialidade, para que não haja exaltação de ânimos e crie-se uma barreira psicológica.
§  Criar uma seleção individual para que não ocorram influências de uma pessoa na outra.
Concluímos assim, que devemos traçar claramente as medidas (MEIO) para alcançar os objetivos pretendidos (FIM DO CONFLITO). O conceito para agir é fundamental para a manutenção do grupo (HARMONIA).
Estilos de administração de conflitos
Há vários estilos de administração de conflitos, uns que dão ênfase ao desejo de satisfazer aos próprios interesses (assertividade) e, outros que levam em conta os interesses da outra parte (cooperação).
1.      Estilo de evitação – reflete uma postura nem assertiva nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. É usado quando um problema é trivial, quando não há chance de ganhar, quando requer tempo para obter informações ou quando um desacordo pode ser oneroso ou perigoso;
2.      Estilo de acomodação – alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Utilizado para resolver os pontos menores de discordância deixando os maiores para a frente;
3.      Estilo competitivo – é o comando autoritário que reflete forte assertividade para impor seu próprio interesse. Utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou impopulares, em que a urgência ou emergência são necessárias ou indispensáveis;
4.      Estilo de compromisso – combinação de assertividade e cooperação. Utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução;
5.      Estilo de colaboração – elevado grau de assertividade e cooperação. Habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir as diferenças. Utilizado quando os interesses de ambos os lados são importantes. O objetivo é que ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução encontrada.
Cada estilo pode criar diferentes resultados.
1.      Evitação ou acomodação – pode criar um conflito do tipo perder/perder, no qual nenhuma parte alcança aquilo que pretende e as razões do conflito permanecem intactas;
2.      Acomodação ou suavização – destaca as diferenças, similaridades e as áreas de possível acordo;
3.      Competição ou comando autoritário – cria um conflito do tipo ganhar/perder. Uma parte domina a outra; uma das partes ganha às custas da outra; uma das partes alcança o que deseja com a completa exclusão da outra;
4.      Compromisso – cria conflitos do tipo ganhar/perder.Cada parte dá algo e ganha algo de valor, porém nenhuma delas fica satisfeita.
5.      Colaboração ou solução de problemas – reconcilia as diferenças entre as partes. É o mais eficaz.