quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RELAÇÕES COM EMPREGADOS


RELAÇÕES COM EMPREGADOS

 
“Numa grande empresa, a maior parte dos chefes de serviço participa da elaboração do programa de trabalho. Essa tarefa vem, por intervalo, agregar-se ao trabalho quotidiano comum. Implica certa responsabilidade e não dá direito, habitualmente, a nenhuma remuneração especial.
Para obter dos chefes de serviço, nessas condições, uma colaboração real e ativa, é necessário um hábil condutor de homens, que não tema nem o trabalho nem as responsabilidades. Reconhece-se o líder na dedicação dos subordinados e na confiança dos superiores”

Administração Industrial e Geral – Previsão,
Organização, Comando, Coordenação e Controle.
Ed. Atlas - 10ª edição – São Paulo – 1990
Henry Fayol (1841 – 1945)

Estilos de Administração
A administração é profundamente influenciada pelas pressuposições implícitas ou explicitas a respeito da natureza das pessoas. A disciplina e a motivação decorrem dessas pressuposições. Há mais de três décadas, MC Gregor identificou dois conjuntos de pressuposições aos quais denominou Teoria X e Teoria Y. A teoria X – Abordagem tradicional – envolve convicções negativas a respeito das pessoa e influencia o estilo de administração dos gerentes, moldando-o em características e impositivas. A Teoria Y – abordagem moderna – envolve convicções positivas que levam os gerentes a assumir uma postura democrática e consultiva.
Na Teoria X predomina a manipulação das pessoas, a coação e o temor. As pessoas são consideradas indolentes e preguiçosas e, portanto, precisam ser dirigidas, coagidas e ameaçadas para trabalhar. Elas representam recursos inertes que precisam ser explorados pela administração. Trata-se de uma visão míope, negativa e estereotipada. Nessa mesma teoria, o trabalho é imposto e precisa ser motivado através de pagamento e medidas de controle e segurança. As recompensas cobrem apenas as necessidades humanas de baixo nível. A monitoração e o controle devem ser rigorosos e as pessoas não podem ser deixadas sem supervisão nem os subordinados devem ficar entregues às suas próprias deliberações. A cautela deve prevalecer sobre a confiança. Em geral, as pessoas são consideradas incompetentes, interesseiras e procuram tiram vantagens se poderem. Portanto o trabalho deve ser esquematizado para proporcionar a simplificação das tarefas, a rotinização de decisões e linhas claras de comando hierárquico. O relógio e o cartão de ponto são essenciais para o controle.A hierarquia é a ordem natural, as regras são severas. O temor à punição é o estimulo primordial.
Na Teoria Y predomina o respeito às pessoas e as suas diferenças individuais, uma visão mais aberta e humana das pessoas. As pessoas gostam de trabalhar quando o trabalho é agradável e principalmente se puderem ter voz ativa, ser criativas e assumir responsabilidades. Cada indivíduo representa uma riqueza de recursos que podem ser explorados por uma adequada administração. As recompensas cobrem todas as necessidades humanas, principalmente as de alto nível. A vida organizacional é estruturada de modo a proporcionar condições para a auto-realização e a satisfação das pessoas. A ordem natural é democracia. O reconhecimento é o estímulo primordial. A autenticidade e os valores sociais são básicos, a liberdade e autonomia são sagradas, a contribuição é o resultado esperado.