quarta-feira, 30 de março de 2011

Crescer, é desistir ao fazer escolhas?

Crescer, é realmente desistir de ser várias coisas que queríamos ser e escolher apenas uma.
A vida é assim, cada escolha que fazemos deixamos inúmeras opções para trás. Cada esquina que dobramos, cada rua que atravessamos, cada pessoa que conhecemos e cada uma que perdemos porque a vida é muito curta para termos a chance de aproveitarmos várias escolhas.
A maior prova disso é que todo o legado que construímos, muitas vezes levam mais que uma vida para construir e devem com isso serem continuados por nossos filhos e por pessoas que escolhemos.

O vídeo abaixo, nos mostra através de uma série de tv como é difícil as escolhas que fazemos.

Anos Incríveis é, até hoje, uma das melhores séries de tv e sempre nos presenteou com situações que qualquer um de nós já vivenciamos.



A História
"A série se passava no final dos anos 60, e contava a vida de Kevin Arnold, sua família e seus amigos. A narração era feita pelo Kevin adulto, que tinha sempre uma visão muito particular dos acontecimentos da sua infância e adolescência.
Jack era o pai de Kevin, um sujeito turrão, veterano da guerra da Coréia, que sustentava sua família trabalhando na Norcom. Norma Arnold era a esposa ideal, carinhosa, excelente cozinheira, mãe preocupada. Karen era a irmã mais velha, idealista e hippie. Wayne era a definição do irmão pentelho, ele não deixava Kevin respirar aliviado cinco minutos, principalmente quando seu melhor amigo, Paul Pfeiffer, estava por perto.
Paul era o melhor amigo que se podia ter, leal, cdf e alérgico a quase tudo. Os dois estudavam no Colégio JF Kennedy, junto com Winnie Cooper. Gwendolyn, nome verdadeiro de Winnie, era sua vizinha, colega, amiga e namorada. Os três continuaram amigos ao longo dos anos, mesmo com as indas e vindas no romance de Winnie e Kevin, mesmo em escolas diferentes, mesmo em bairros diferentes.
Os Personagens
Os personagens das duas primeiras linhas todo mundo lembra, mas e os outros? Fizemos esse quadro pra lhe ajudar a lembrar daqueles que fizeram essa série ser tão incrível."
  http://www.apaixonadosporseries.com.br/series/anos-incriveis-um-passeio-pela-melhor-serie-dos-anos-8090/

O Episódio Coda, através de Kevin Arnold, nos mostra como é difícil fazer escolhas, independente da idade.

Parte 01
Parte 02
Parte 03

Com isso, como a vida é curta a continuidade do que construímos, muitas vezes são passadas aos filhos e no mundo empresarial, muitas vezes os filhos acabam não conduzindo e valorizando adequadamente aquilo que seus pais construíram.
Isso requer uma série de avaliações que infelizmente são levadas muito mais em conta a emoção e o sentimento, do que o mais capaz de manter seu patrimônio.

Não há uma regra que os pais devam passar seu legado aos cuidados dos filhos.

Será esse o erro de muitos???
No filme "A Origem" trata justamente disso. A missão de inserir uma idéia na mente do filho de um empresário poderoso, para que ele desmorone todo o império construído pelo pai.

         A Origem (Inception), direção de Christopher Nolan nos envolve "em  um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos."

Enfim, seria preciso tudo isso ou os filhos tendem a acabar com as conquistas de seus pais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário