domingo, 3 de junho de 2012

ABORDAGENS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL



    • JUST IN TIME – produção justa sem excessos. Estoques reduzidos. Sincronismo com os fornecedores. Processo de produção flexível e eficiente, ajustado à procura ou demanda. Controle de qualidade em todas as etapas do processo. Ênfase no resultado.
    • AUTOMAÇÃO – substituição do trabalho humano por computadores. Deve ser acompanhado pela flexibilização organizacional e treinamento do pessoal.
    • REESTRUTURAÇÃO OU REFORMULAÇÃO DO TRABALHO – enriquecimento de funções.
    • GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT)- Envolve todas as pessoas da organização num movimento de melhorias contínuas para o cliente. É uma filosofia de gestão e não só um conjunto de técnicas.
      • Elementos desta filosofia:
        • Qualidade como objetivo primeiro da organização.
        • A satisfação do cliente é a razão de ser da organização.
        • Melhoria contínua perseguida.
        • Compromisso do topo da organização com a qualidade.
        • Qualidade definida pelo cliente.
      • Técnicas e processos:
        • Desenvolvimento da qualidade como estratégia:
          • Conjunto de orientações visando a satisfação do cliente e melhoria dos processos.
        • Coleta de dados do consumidor:
          • As pesquisas de opinião definirão a qualidade que o cliente deseja.
        • Gestão interna da qualidade:
          • Manutenção da conformidade dos processos, eliminação de desvios e busca da inovação.
    • REENGENHARIA – reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
    • REINVENÇÃO:
      • Na gestão pública:
        • Características:
          • Boa gestão não é um conjunto de regras, mas a obtenção de resultados, satisfação do cliente e melhoria de métodos.
          • Eficácia pode ser conseguida pela eliminação da concentração e centralização de poderes = maior participação de todos.
      • Na gestão empresarial – criar o que não existe = inovar, preparando a organização para o futuro.
  • O NOVO AMBIENTE EMPRESARIAL:
    • Transformações em curso:
      • Comércio eletrônico.
      • Relacionamento estreito entre empresa/fornecedores/clientes.
      • Ênfase na gestão de capital intelectual.
      • Ênfase na gestão de competências.
      • Ênfase na gestão do conhecimento.
    • Preocupação constante:
      • Colocar-se acima das turbulências de curto prazo e enxergar as transformações mais amplas e consistentes que ocorrem no ambiente, projetando cenários para o futuro. A análise destas tendências tem o poder, não apenas de sinalizar eventos significativos em emergência, ajudando a distinguir o que é do que não é relevante, como também de encaixar esses eventos num todo coerente.
    • Tendências:
      • Passagem de economias com plano centralizado para economias de livre mercado, descentralizadas, com modelo empreendedor e dirigido pelo mercado. O modelo de gestão da organização tenderá a ser dirigido por valores e não por regras e papéis, cuja ênfase será o aprendizado e aperfeiçoamento contínuo.
      • A organização assimilará conceitos como sistemas flexíveis e procedimentos adaptativos, ampla delegação de processos de tomada de decisões, múltiplos fluxos de comunicação em todas as direções com base na tecnologia da informação, recursos humanos versáteis de múltiplas habilidades cumprindo tarefas variáveis, autodefinidas e na maioria das vezes autocontroladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário