4. CONCLUSÃO
Das
muitas questões envolvidas quando se ouve sobre Equipes, não podemos deixar de
negar o papel que representam hoje para as organizações e como estão
intimamente ligadas as questões de liderança, com isso, existem
múltiplas definições para a liderança, mas é possível encontrar dois elementos
comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve
um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num
determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à
obtenção de determinados objetivos específicos. As funções de liderança
incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja,
que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela
estratégia e estruturado nas funções executivas.
Um aspecto importante neste conceito é a palavra
influência em lugar de imposição. De fato, é possível impor determinadas ações
a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a
motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação. É esta motivação que
a liderança procura melhorar. Para um líder não é suficiente atingir os
objetivos da organização; é necessário que as ações desenvolvidas pelos
subordinados sejam executadas por sua livre vontade, onde para isso a relação
do líder e sua equipe devem ser muito bem desenvolvidas.
Pode-se considerar a
liderança como a arte de libertar as pessoas para fazerem o que se
exige delas de maneira mais eficiente e humana possível. A primeira responsabilidade
de um líder é a definição da realidade e a última é agradecer; entre as duas
deverá tornar-se um servidor da organização e dos seus membros. Isso é o
contraste entre os conceitos de propriedade e de dependência, e desta forma, a medida de uma boa liderança
encontra-se nos seus seguidores quando estes atingem o seu potencial, alcançam
os resultados pretendidos e estão motivados, é sinal de uma boa liderança, e de
certa forma, as equipes são uma da melhores formas de se por em prática as
habilidades de liderança.
A liderança é uma questão de estar consciente
do que está acontecendo no grupo e quanto mais conectados estiverem o líder e
sua equipe, maior a possibilidade do líder agir apropriadamente em toda e
qualquer situação que lhe apresente, tirando assim o maior proveito da equipe e
das habilidades individuais que lidera. Portanto conhecer bem sua equipe é uma
tarefa árdua para o líder, principalmente quando esse líder não tem a
oportunidade de escolher os membros de sua equipe ou não possa participar
diretamente de sua formação. Isso significa que é uma oportunidade de ouro um
líder montar uma equipe do zero, devido à ligação mais intensa e integração de
características de relacionamento ser mais fáceis para que o líder passe o que
espera de sua equipe, o que do contrário aumenta a dificuldade quando um líder possui
uma equipe já formada e busca primeiro a aceitação do grupo, além de necessitar
de um estudo para que a clareza e a consciência do líder sejam muito bem
interpretadas pelos liderados e se possa iniciar ações que garantam uma
liderança bem-sucedida.
Como não existe uma fórmula de liderança
eficaz, mesmo não havendo um consenso entre os estudiosos a respeito da
liderança eficaz e das múltiplas variáveis que nela intervêm, ninguém nega a
sua importância para o desenvolvimento e a sobrevivência das empresas
produtoras de bens ou serviços, sejam elas públicas ou privadas.
É fácil
pensarmos em pessoas que foram grandes líderes, mas o difícil mesmo é
determinar quais os fatores que os torna(ou) líderes ou pessoas de destaque e
influência em suas áreas (WEINBERG e
GOULD, 2001).
A integração Líder X Equipe faz com que as
perspectivas para um determinado problema sejam mais aprimoradas e analisadas
de forma mais completa, desde que faça parte da característica do líder estimular
a participação de todos. O que torna o envolvimento mais expressivo no ambiente
organizacional e assim aumentam substancialmente as chances de sucesso na
implementação das idéias e resolução dos problemas éticos.
Contudo, hoje muito mais do que nunca, todo
líder ou gerente é cobrado pelos resultados da organização, onde se tornam
freqüentes frases como: “fazer mais com
menos”, “redução de custos” e “aumentar a produtividade”. Para isso,
nada melhor que uma grande equipe em mãos, porém, entender como cada tipo de
equipe atua em suas atividades e que atividades são para cada tipo de equipe, é
fundamental para aumentar a potencialidade de usar as habilidades individuais,
coletivamente, a ponto de diminuir uma dependência extrema no líder e se
atingir melhores resultados.
Da utilização de ferramentas de comunicação até
a administração conflitos, associados ao entendimento da formação dos grupos a
formação e desenvolvimento de equipes altamente eficientes, mostrou-se a
utilização da análise swot, como uma
ferramenta capaz de contribuir para elucidar os entendimentos das diferenças
que possuem cada equipe e como são melhores aproveitadas. Não deixando de considerar o ambiente interno
em que se inserem dentro da organização e as influências mútuas que ocorrem na
cultura e no clima organizacional e ao mesmo tempo procurando estar atento aos
acontecimentos no ambiente externo e o que podem afetar nos membros e nos
resultados da Equipe.
Enfim, um
líder não se pode entregar ao acaso a formação e o desenvolvimento de
equipes de trabalho, onde se torna extremamente fundamental para elas serem bem
formadas. Com a necessidade de ações e processos planejados, além de
acompanhamento e avaliação periódica, faz com que esse processo geralmente seja
longo, o que coloca o líder em xeque quando a cultura da organização e suas
metas não incluem a valorização das equipes e principalmente sua formação e
desenvolvimento.
Esse fator negativo da organização
ainda é potencializado quando não há a predisposição de se entender o tempo dedicado
ao planejamento, direcionamento e sabedoria na escolha dos procedimentos e
suporte adequado aos integrantes das equipes, somados a sensibilidade de
reconhecer aptidões e habilidades que possam aumentar as garantias de encaixe de
seus membros em prol de aproveitar ao máximo a força humana que se dispõem.
O tempo é um grande adversário para
se formar e desenvolver adequadamente grandes equipes, porém não há nada de
maior valor quanto possamos observar a interação, dedicação e transformação
impregnada em todos os seus membros quando se aprimoram seus resultados e
entendem por um olhar o desejo do líder, para que nesse grande jogo de xadrez
que é o seu gerenciamento, sempre seja possível ao líder, através de suas peças
protegerem o Rei durante todo o jogo.
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