sexta-feira, 25 de outubro de 2013

USE O CINEMA PARA ESTUDAR PARA O ENEM

10 filmes para assistir antes do Enem

Obras cinematográficas são excelente opção para conciliar lazer e estudo

3 comentários
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em dois dias. Depois de um longo ano de preparação, é hora de descansar a mente e o corpo, mas ainda assim é bom ficar por dentro dos temas que podem aparecer na prova. Encontramos uma forma de você estudar, descansar e se entreter ao mesmo tempo: uma lista com dez filmes que retratam temas ligados à matriz curricular do Enem. Escolha alguns e divirta-se!
Cena de Chaplin em Tempos Modernos (Foto: wikimedia commons)Cena de Chaplin em Tempos Modernos (Foto: wikimedia commons)
Tempos Modernos (1936)
Produzida e estrelada por Charles Chaplin, a obra é uma crítica ao Fordismo e também à alienação dos operários. O filme permite que os participantes do Enem entendam as relações de trabalho do início do século XX, em que os homens eram vistos como peças de máquinas, de acordo com a crítica de Chaplin.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias(2006)
Mauro é um menino de apenas 12 anos que gosta de futebol e jogo de botão. De repente, seus pais saem de férias sem nenhum motivo aparente. A viagem dos pais de Mauro é na verdade uma fuga, seus pais foram obrigados a fugir do regime militar. A película é uma excelente forma de entender a ditadura militar e suas consequências para toda a sociedade brasileira. 
 
Outros filmes sobre a Ditadura Militar são O que É Isso, Companheiro? (1997) e Zuzu Angel (2006).

Adeus, Lênin! (2003)
Inspirado na queda do Muro de Berlim e na reunificação alemã, Adeus, Lênin! conta a história de Alexander, jovem alemão cuja mãe entra em coma por oito meses. Quando a mãe volta para casa, o jovem usa todos os seus esforços para impedi-la de perceber que o Muro de Berlim caiu e o sistema capitalista fora implantado em todo o país. Por se identificar fortemente com os ideais soviéticos, a mãe de Alexander poderia morrer ao tomar consciência dos acontecimentos.
História de Olga Benário virou filme (Foto: Divulgação)História de Olga Benário virou filme (Foto: Divulgação)
Olga (2004)
O filme conta a história de Olga Benário, judia, alemã e comunista encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para comandar a Intentona Comunista. Olga é presa com Prestes  e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista. O longa metragem é uma boa oportunidade para entender a  Era Vargas, as experiências nazifascistas pelo mundo e as diversas questões da Segunda Guerra Mundial. 
 
Outros filmes que retratam o mesmo período da história contemporânea são A Vida É Bela (1997), O Menino de Pijama Listrado (2008) e A Lista de Schindler (1993). 

Central do Brasil (1998)
Apesar de já ter sido tema da redação de 2012 do Enem, migração é um tema que pode voltar à prova este ano. Por isso, vale a pena conferir a sequência Central do Brasil, que narra o destino de Dora e Josué. A senhora atravessa o país junto ao menino para tentar encontrar seu pai. Durante a viagem, os dois enfrentam obstáculos e se deparam com a realidade dos que migram pelo Brasil em busca de melhores condições de vida. Outro filme que explica as relações de migração é Faroeste Caboclo (2013).
Lincoln (2012)
A obra relata o interesse do ex-presidente americano Abraham Lincoln de aprovar a emenda constitucional de abolição da escravidão na câmara; além das tensões entre republicanos e democratas para a aprovação da emenda. A narrativa é uma excelente oportunidade para os candidatos do Enem entenderem também a Guerra Civil Americana, que ocorreu entre 1861 e 1865.

Diários de Motocicleta conta parte da história de Che Guevara (Foto: Divulgação)Diários de Motocicleta conta parte da história de Che Guevara (Foto: Divulgação)


Diários de Motocicleta (2004)
Ernesto Guevara de La Serna foi um líder revolucionário e político. O filme, que narra usa história, é uma boa pedida para pensar no papel político dos jovens, além de contar a história da Revolução Cubana.  
Os Miseráveis (2012)
O filme se passa durante a Revolução Francesa, no século XIX, um dos mais delicados momentos da história contemporânea. Entre a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832 – quando a população francesa era devastada pela cólera – a obra narra a história de Jean Valjean, que rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e é preso por isso. Depois de cumprir pena em regime fechado, Jean é posto em liberdade condicional e tenta retomar sua vida. 
 
Invictus (2009)
O filme se passa em 1995, durante a Copa do Mundo de Rugby na África do Sul. Na época, Nelson Mandela era o presidente eleito e tinha um enorme desafio em mãos: unificar uma nação, até então segregada pelo apartheid, através do esporte. O filme conta este período e é uma boa opção para os participantes do Enem compreenderem o apartheid sul-africano.
Lutero (2003)
Se a idéia for entender a Reforma Protestante, o Lutero é a melhor opção. A sequência narra a vida do religioso e reformador alemão Martinho Lutero, figura central do movimento protestante. Lutero foi o responsável por condenar o tráfico de indulgências na Igreja e criar as 95 Teses.
  

quinta-feira, 24 de outubro de 2013