quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SÉRIES QUE VI E VEJO - CAPÍTULO 001: ANOS INCRÍVEIS

Hoje procuro inaugurar no Blog os comentários de todas as séries que vi e vejo, ou seja, o objetivo é estar comentando sobre a minha ótica o que achei da série e as curiosidades e situações da época que estava assistindo.

Para inaugurar como Capítulo 001: ANOS INCRÍVEIS.


A escolha de começar com esta série se deve principalmente ao fato de ter sido uma das primeiras que acompanhei do início ao fim e principalmente por ter sido de certa forma um "amigo" a partir da minha adolescência que podia sempre contar e "conversar" sobre situações semelhantes que também aconteciam comigo.


Ano de Exibição:
Exibido na TV americana de 1988 a 1983 dividida em 06 temporadas com 115 episódios. A série foi exibida no Brasil a partir de 1994.

Ano que assisti: 
Comecei a assisti no em 1995 com a série já com os episódios avançados, onde com o tempo revi todos na sequência e alcancei a exibição no Brasil até seu final.

Personagens: 
Tendo como principal personagem Kevin Arnold, um garoto iniciando sua entrada no colegial junto ao seu melhor amigo Paul e sua melhor amiga e paixão Winnie, além de um grande elenco para a montagem da família de Kevin e seus vizinhos e colegas de escola.

Comentário: 
A série se passa no final dos anos 60 e início dos anos 70, mostrando todos os conflitos apresentados na época, como a Guerra do Vietnã e o movimento Hippie além de questões políticas e sociais.
Seu principal foco é em Kevin, um garoto que passa a mostrar seus acontecimentos no colegial até o início da fase adulta.
A série é narrada por Kevin já adulto, porém o mais interessante é que ao mesmo tempo que a narração acontece as expressões faciais são interpretadas por Kevin criança.
As grandes passagens ao longo da série descreve situações clássicas da época de escola, como os grandes amigos, a paixão pela professora, o primeiro amor e a primeira namorada, mas principalmente a amizade, cantada na música de abertura "With a little help from my friend" que com a tradução já fica fácil entender o significado da amizade.
Há também os conflitos familiares entre a família, principalmente com seu pai Jack e os panos quentes da mãe, Norma, as intensas brigas com seu irmão do meio Wayne e a sua irmã mais velha se tornando uma desconhecida para a família.
Um dos grandes marcos é a forma de tratar o subúrbio e a forma de contar cada trama no episódio de 20 minutos e a grande trilha sonora escolhida para cada situação.

Curiosidades:
Na época que assisti, vinha correndo da escola que saía as 12:00h e o episódio começava a ser exibido as 12:45h na Bandeirantes. A pressa valia todo o esforço, como ir correndo para ponto de ônibus e ir pendurado na porta para chegar a tempo de gravar os episódios no vídeo cassete. Embora deixasse já programado a gravação não queria ter que editor depois com dois aparelhos de vídeos para retirar os comerciais.
Mais para frente consegui gravar a versão dublada e a versão legendada exibida no canal Multishow, mas sempre faltava um ou dois episódios para completar, onde tive que regravar tudo novamente quando numa enchente em 1996 perdi todas as fitas de vídeo cassete. Por isso não posso deixar de agradecer a era da informática, onde consegui baixar todos os episódios e grande parte da trilha sonora.

Avaliação: 
Uma das grandes séries da minha vida, que marcou tanto pelas situações em comum como a a forma de narrativa e o foco principal na amizade.