quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Motivação no trabalho


Para alcançar seus objetivos e prosseguir com sua missão, as empresas necessitam da adesão de seus funcionários. Seus funcionários precisam “vestir a camisa”.
Para que essa harmonia exista, os funcionários devem se sentir satisfeitos, ter uma garantia de bem-estar na organização.
Para alcançar isso tudo, os gerentes precisam ter capacidade de influência, capacidade das mais importantes que se pode exercer em relação ao desempenho das pessoas, e determina, também, a eficácia do gerente.
Para exercer o papel de liderança, os gerentes devem reconhecer o papel da motivação no comportamento. A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos que ocorrem no interior dos indivíduos). Essa motivação impulsiona e mantêm o comportamento dos indivíduos. São molas da ação.
A partir do momento que o indivíduo satisfaz seu desejo/necessidade primária, ele tende a saciar outras que se tornam mais intensas. De acordo com Maslow, a escala das necessidades é a seguinte:
·        Fisiológicas – necessidades básicas para a manutenção da vida, como comida, roupa, abrigo, etc;
·         Segurança – sentir-se livre do perigo (manutenção do emprego, da propriedade, etc.);
·         Sociais – necessidade de participar de um grupo, relacionar-se com outras pessoas, etc;
·         Estima – necessidade de amor próprio e reconhecimento pelos outros;
·         Auto-realização – tornar-se aquilo que és capaz de ser.
Essa mudança ocorre também, quando o indivíduo não alcança seus objetivos. Em outras palavras:
João tenta alcançar um desejo X. Caso ela não consiga alcançar esse desejo X, ela tentará alcançar pelo menos parte dele ou até mesmo um desejo Y que possa substituir o X. Caso João não consiga alcançar nem o X (total ou parcial) nem o Y, ele ficará frustrado e pode começar a desenvolver comportamentos irracionais.
Os comportamentos irracionais citados acima podem ser:
·         Agressão – o indivíduo pode entender que seu chefe é o culpado pela sua frustração e querer agredi-lo (física ou moralmente) ou prejudicar sua imagem dentro da empresa;
·         Deslocamento – quando o indivíduo desloca sua “raiva” para dentro da família ou amigos, já que entende que agredir seu chefe só vai prejudicá-lo;
·         Racionalização - Quando o indivíduo procura desculpas para justificar seu insucesso;
·         Regressão – O indivíduo começa a desistir das tentativas construtivas de solução do problema e regridem em suas atitudes;
·         Fixação – O indivíduo continua a apresentar um comportamento improdutivo;
·         Fuga – “Síndrome da avestruz”; o indivíduo esconde-se dos problemas;
·         Resignação – Quando o indivíduo desiste de seus objetivos.