quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Delineamento Estratégico e Indicadores de Gestão


  • DELINEAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO:
    • São ações estratégicas e as políticas que consubstanciam o instrumento de planejamento, tendo como base os seguintes parâmetros:
      • Análise do ambiente:
        • Inflação, política governamental, PIB e demais variáveis econômicas e legais.
        • Períodos recessivos e redução da renda da população.
        • Organizações que interagem com a organização, clientes e prestadores de serviços.
        • Aspirações e valores das pessoas que compõem a instituição = ambiente interno.
      • Análise da conjuntura:
        • Estabelecimento de cenários alternativos a serem considerados na abordagem metodológica proposta (cenário otimista, cenário pessimista e cenário mais provável).
        • A organização deve desenvolver ações no sentido de se precaver contra as ameaças e aproveitar as oportunidades visualizadas.
          • Criar cenários significa projetar determinadas situações ou eventos futuros com probabilidade de ocorrência, que servirão de base para a elaboração de políticas, planos de ação, planos operacionais e, principalmente, o plano estratégico. Nesse contexto, o delineamento de cenários deve se apoiar em técnicas voltadas a prever eventos e mudanças ambientais que provavelmente irão ocorrer.
      • Demais componentes a serem considerados:
        • Análise das alternativas de direcionamento estratégico:
          • Inicialmente procura-se estabelecer um completo inventário das alternativas de direcionamento para a organização. Posteriormente estas são ordenadas (estratégicas, táticas e operacionais) e sintetizadas.
        • Estabelecimento das políticas:
          • Refletem o direcionamento que deve ser dado a toda as atividades, após aprovado o plano estratégico.
          • Política – conjunto de medidas a serem tomadas caso se verifique um dado evento de ocorrência incerta. É uma decisão condicional, já se sabe o que fazer, mas não se conhece o momento exato de agir.
        • Estabelecimento de diretrizes e metas:
          • Diretrizes - são instruções e indicações para se tratar e levar a termo os planos. Em outras palavras, são definições dadas pela alta administração que norteiam o processo de decisão, nos diversos níveis, para que os objetivos propostos sejam factíveis de serem alcançados. As diretrizes decorrem das políticas, viabilizando-as.
          • Metas – são resultados mensuráveis a serem atingidos em datas preestabelecidas. Para cada ação estratégica da organização, deverão ser definidas metas.
  • INDICADORES DE GESTÃO:
    • Um modelo de gestão de negócios depende de medição, informação e análise. As medidas precisam ser decorrência da estratégia da organização, abrangendo os principais processos bem como seus resultados. Podem ser estruturados como uma relação entre duas variáveis.
    • As informações necessárias para avaliação e melhoria do desempenho incluem, entre outras, as relacionadas com o cliente, o desempenho de produtos, as operações, o mercado, as comparações com a concorrência ou referenciais de excelência (banchmarking), os fornecedores, os colaboradores e os aspectos de custos e financeiros.
      • A premissa adotada é de que aquilo que não pode ser medido não pode ser avaliado e, consequentemente, não há como decidir sobre as ações a tomar.
      • O conjunto de indicadores a ser utilizado no âmbito da organização pode levar em conta três níveis de abrangência:
        • Indicadores de negócios (qualidade) – avaliam a organização como entidade fornecedora de produtos e prestadora de serviços a seus clientes atuais e potenciais.
        • Indicadores de desempenho global – avaliam o desempenho de toda a organização. Destinam-se, basicamente, à permanente análise por parte do copo gerencial da empresa.
        • Indicadores setoriais (qualidade/desempenho) – destinam-se à avaliação de qualidade e de desempenho relativo a cada tarefa/processo.
      • A recomendação é não estabelecer indicador de qualidade sobre algo que não se possa exercer controle, ou seja, atuar na causa do desvio.
      • Indicadores de qualidade buscam relacionar a percepção do cliente, em relação a um produto ou serviço, em síntese medem o grau de satisfação do cliente em relação a dado produto adquirido ou serviço experimentado.
      • Indicadores de desempenho ou produtividade de um processo subentendem-se os índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado indicador de qualidade. Portanto, os resultados de um indicador de qualidade são garantidos pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho.
      • O estabelecimento de indicadores de desempenho para a organização traz as seguintes vantagens:
        • Assegurar que o desempenho na organização está sendo gerenciado.
        • Identificar adequadamente os problemas e o ordenamento de prioridades.
        • Estabelecer uma compreensão clara para os funcionários do que a organização espera deles.
        • Assegurar uma base objetiva e equitativa para recompensas e programas de incentivos.
      • Os indicadores de desempenho subordinam-se às peculiaridades do ramo de atividades da organização, sendo estabelecidos de forma macro, para efeito de comparação com instituições do mercado, tais como: concorrentes, organizações do exterior, entidades de classe, órgãos governamentais e entidades afins.
      • Sugere-se que para cada indicador, seja preenchida uma meta (valor e prazo).
      • Definição de BENCHMARKING – refere-se a um padrão ou ponto de referência relativo a resultados e processos, os quais representam as melhores práticas e desempenhos para atividades similares, dentro e fora da empresa.

sábado, 20 de outubro de 2012

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS


  • ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS:
    • A essência da formulação da estratégia corporativa é relacionar a empresa a seu meio ambiente, identificando assim, seus elementos estratégicos em geral. O meio ambiente envolve forças sociais e econômicas, porém a estrutura do setor econômico exerce maior influência na determinação das regras competitivas, estabelecendo as estratégias potencialmente disponíveis.
    • A estratégia competitiva sinaliza o desenvolvimento das estratégias dos vários processos de trabalho necessários como meio de se atingir os objetivos empresariais. Compõem-se de elementos estratégicos genéricos e específicos (próprios de cada empresa).
    • No núcleo do desenvolvimento da estratégia corporativa, encontram-se os seguintes elementos:
      • Produtos a serem ofertados (o quê?).
      • Clientes e mercados (para quem?).
      • Vantagens sobre a concorrência (por quê?).
      • Prioridades de produtos e mercados (onde?).
    • A empresa procura atingir seus objetivos por meio do lucro e mais especificamente, por meio da conversão de seus recursos em produtos, obtendo um retorno com a venda de seus produtos. Sendo assim o planejamento organizacional deve estar voltado para:
      • Estabelecimento da configuração organizacional adequada (pessoal, material e tarefas).
      • Proporcionar informações adequadas para a tomada de decisões.
      • Implementar tecnologias de gestão administrativa.
      • Definir processos de dimensão horizontal (descentralização).
    • Na determinação das estratégias de gestão de negócios, é interessante que se adote o modelo de análise da cadeia produtiva, desde a origem dos insumos produtivos até o consumidor final dos produtos.
    • Estratégias singulares a cada setor econômico:
      • Setor Econômico Concentrado (indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia):
        • Ampliação da capacidade produtiva, antecipando possível crescimento do mercado.
        • Melhoria na qualidade dos produtos e aperfeiçoamento dos processos produtivos.
        • Concessão de prazos de vendas e financiamentos.
        • Economia de escala (grande produção para redução do custo unitário).
        • Terceirização da mão-de-obra (flutuações da demanda).
      • Setor Econômico Semiconcentrado (empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis):
        • Modernização dos canais de distribuição, incluindo rede de revendedores próprias ou exclusiva.
        • Implementação do sistema de franquias.
        • Competição via preços.
        • Estratégia de gestão de pessoas que privilegie a formação e requalificação de mão-de-obra.
        • Criação de lojas virtuais.
        • Ênfase no treinamento do pessoal de vendas, marketing e empresas parceiras e franqueadas.
      • Setor Econômico de Empresas Competitivas (comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos):
        • Competição via preços.
        • Associação com capitais de entidades nacionais e do exterior.
        • Abertura de capital.
        • Aquisição de tecnologias.
        • Conhecimento profundo do perfil do consumidor e suas mutantes expectativas e exigências.
        • Lojas de departamento e supermercados na internet.
      • Setor Econômico de Empresas Diferenciadas (empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza):
        • Investimento em publicidade e propaganda.
        • Lançamento de novos produtos.
        • Várias marcas competindo
        • Permanente monitoramento de possíveis ingressantes no mercado.
      • Setor Econômico Misto (empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico):
        • Diferenciação de produtos = vários modelos.
        • Modelos diferenciados por classe de renda.
        • Financiamento aos clientes por meio de estrutura própria.
        • Ênfase na prestação de serviços aos clientes.
        • Inovações tecnológicas constantes.
        • Comércio eletrônico.
      • Setor de Serviços Financeiros (abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores):
        • Massificação dos serviços eletrônicos para esvaziar as agências bancárias.
        • Diversificação de serviços financeiros prestados aos clientes.
      • Setor de Serviços Especializados (agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados):
        • Adoção de banco de dados de talentos.
        • Internet como principal estratégia de negócios.
      • Setor de Serviços Públicos (Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins):
        • Estratégia de valorização das pessoas e planos de carreiras.
      • Setor de Instituições de Ensino Superior:
        • Criação e manutenção de um banco de talentos.
        • Diferenciação pela qualidade dos serviços (ensino).
        • Acréscimo de novos cursos.
        • Adoção de técnicas educacionais inovadoras.
        • Maior rigor acadêmico.
        • Adoção de cursos de pós-graduação.
        • Apoio a empresas.
        • Parcerias com outras instituições de ensino no país e exterior.
        • Utilização das tecnologias da informação para fins de gerenciamento do conhecimento. 

sábado, 13 de outubro de 2012

Losing my Religion


Losing My Religion
Oh, life is bigger
It's bigger than you
And you are not me
The lengths that I will go to
The distance in your eyes
Oh, no I've said too much
I set it up

That's me in the corner
That's me in the spot light
Losing my religion
Trying to keep up with you
And I don't know if I can do it
Oh no, I've said too much
I haven't said enough

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

Every whisper
Of every waking hour
I'm choosing my confessions
Trying to keep an eye on you
Like a hurt, lost and blinded fool (Fool)
Oh, no I've said too much
I set it up

Consider this (2x)
The hint of the century
Consider this
The slip that brought me
To my knees failed
What if all these fantasies
Come flailing around
Now I've said too much

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

But that was just a dream
That was just a dream

That's me in the corner
That's me in the spot light
Losing my religion
Trying to keep up with you
And I don't know if I can do it
Oh, no I've said too much
I haven't said enough

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

But that was just a dream
Try, cry, why, try
That was just a dream
Just a dream, just a dream, dream

Perdendo minha Religião
A vida é maior
É maior do que você
E você não sou eu
Os caminhos por onde irei
A distância em seus olhos
Oh, não, eu falei demais
Eu causei tudo isso

Aquele sou eu no canto
Aquele sou eu sob os holofotes
Perdendo as estribeiras
Tentando te acompanhar
E eu não sei se eu consigo fazer isso
Oh, não, eu falei demais
Eu não disse o suficiente

Eu pensei ter ouvido você rindo
Eu pensei ter ouvido você cantar
Eu pensei ter visto você tentar

Cada sussurro
De cada hora acordado
Estou escolhendo minhas confissões
Tentando ficar de olho em você
Como um tolo magoado, perdido e cego
Oh, não, eu falei demais
Eu causei tudo isso

Considere isto
A dica do século
Considere isto
O deslize que me deixou
De joelhos, fracassado
E se todas essas fantasias
Viessem nos rodear
Agora eu falei demais

Eu pensei ter ouvido você rindo
Eu pensei ter ouvido você cantar
Eu pensei ter visto você tentar

Mas foi apenas um sonho
Foi apenas um sonho

Aquele sou eu no canto
Aquele sou eu sob os holofotes
Perdendo as estribeiras
Tentando te acompanhar
E eu não sei se eu consigo fazer isso
Oh, não, eu falei demais
Eu não disse o suficiente

Eu pensei ter ouvido você rindo
Eu pensei ter ouvido você cantar
Eu pensei ter visto você tentar

Mas foi apenas um sonho
Tentar, chorar, por quê, tentar
Foi apenas um sonho
Apenas um sonho, apenas um sonho, sonho

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vale Divulgar!!! Ler é fundamental.


Divulguem e garantam seus livros!!!
 Além de contribuir para o aprendizado das crianças, lendo para elas você também sai ganhando um enorme aprendizado. 
Bela iniciativa da Fundação Itaú Social que continua em 2012 e foi sucesso nos anos anteriores.

Sem não quero fazer propaganda, mas a ação é mais do que especial e merece todo o apoio.


 Peça logo o seu, os pequenos vão adorar!!!  

coleçãp_itau_2012

domingo, 7 de outubro de 2012

EU MAIOR - O FILME, entrevista com Mário Sérgio Cortella


Entrevista com Mário Sérgio Cortella para o filme Eu maior, onde ele fala sobre a felicidade de forma sublime. Mostra que não é possível ser feliz sozinho, porque não somos capazes de sermos sozinhos. Por mais que a tecnologia avance impulsionando as redes sociais o mal do século é a solidão. Nesse caminho, chegamos a filosofia no sentido da autoajuda e o autoconhecimento. Nos esclarece a diferença de ser importante e ser famoso.
Também nos alerta para agirmos em nossas vidas curtas para que não deixemos que ela seja pequena.

www.eumaior.com.br

domingo, 23 de setembro de 2012

Caso ET de Varginha - Comando da Madrugada

Hoje com a utilização e o alcance que a Internet proporciona, podemos dizer que tudo que quisermos saber a respeito encontramos na web, porém posso afirmar que pelo uso próprio e como utilizador constante da Internet e seus derivados, é raro procurar algo que realmente não consiga encontrar nela.

Os vídeos a seguir é um desses raros casos que não encontrei na internet, em minha procura mais intensa desde 2006, que foi o ano em que passei a usar quase que diariamente a internet, porém há alguns meses, foram postados no youtube os vídeos, que considero um dos que mais ansiei em encontrar e poder rever novamente, já que na época no ano de 1996, tive a oportunidade de assistir na extinta Rede Manchete e não pude utilizar nenhum meio de copiar ou gavar em vhs.

Os vídeos mostram a trajetória que o Jornalista Goulart de Andrade percorreu no caso do ET de Varginha e fruto deste percurso se originou o programa replicados nos vídeos a seguir.

Para finalizar faço como ele, deixo as conclusões aos espectadores sobre o que é verdade ou não e agradeço imensamente aqueles que divulgaram tais vídeos.










"A verdade continua lá fora?!?"



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Homenagem a John Coffey


3/09/2012 18h33 - Atualizado em 03/09/2012 20h07

Morre o ator Michael Clarke Duncan aos 54 anos

Ele ficou marcado pelo papel de prisioneiro em 'À espera de um milagre'.
Duncan era conhecido pelo porte físico e tinha problemas cardíacos.

Do G1, em São Paulo
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Michael Clarke Duncan (Foto: AP)Michael Clarke Duncan (Foto: AP)
Morreu nesta segunda-feira (3) o ator Michael Clarke Duncan, conhecido por seu trabalho em "À espera de um milagre" (1999), estrelado por Tom Hanks. A informação é da agência Associated Press.

Duncan tinha 54 anos de idade e também atuou em filmes como "Sin city - A cidade do pecado" (2005), "O planeta dos macacos" (2001) e "Armaggedon" (1998). No dia 13 de julho, o ator sofreu uma parada cardíaca, tendo sido reanimado por sua noiva, Omarosa Manigault. Na época, o site TMZ observou que o procedimento era surpreendente, dado que Duncan pesava cerca de 150 quilos.

Desde então, ele estava internado. Ainda em julho, os médicos chegaram a registrar que seu "batimento cardíaco [estava] muito forte". Conhecido por seu porte físico avantajado - o portal IMDb dá conta de que ele tinha 1,96m -, Duncan também chegou a contracenar com Charlie Sheen como convidado especial do seriado "Two and a half man", na pele de um jogador de futebol americano.

Nesta segunda, o TMZ informou que Duncan morreu "de repente". Citando fontes não identificadas, o site escreve que Omarosa, por alguns instantes, deixou o quarto em que o ator estava internado, em Los Angles. Quando ela retornou ao local, ele já estava morto. Michael Clarke Duncan iniciou sua carreira em 1995, e em seus primeiros trabalhos costumava ser escalado para o papel de segurança ou guarda-costas; ele inclusive assinava como "Big Mike Duncan".

Curiosamente, no entanto, seu papel de maior destaque foi o de um prisioneiro sensível e de poderes sobrenaturais, em "À espera de um milagre". A atuação, que colocava em contraste o estereótipo de sua figura e fragilidade do personagem, fez com que recebesse sua única indicação ao Oscar, de melhor ator coadjuvante.

domingo, 2 de setembro de 2012

O Menestrel

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.


Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…

E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…

Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…

Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…

Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare