- DELINEAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO:
- São ações estratégicas e as políticas que consubstanciam o instrumento de planejamento, tendo como base os seguintes parâmetros:
- Análise do ambiente:
- Inflação, política governamental, PIB e demais variáveis econômicas e legais.
- Períodos recessivos e redução da renda da população.
- Organizações que interagem com a organização, clientes e prestadores de serviços.
- Aspirações e valores das pessoas que compõem a instituição = ambiente interno.
- Análise da conjuntura:
- Estabelecimento de cenários alternativos a serem considerados na abordagem metodológica proposta (cenário otimista, cenário pessimista e cenário mais provável).
- A organização deve desenvolver ações no sentido de se precaver contra as ameaças e aproveitar as oportunidades visualizadas.
- Criar cenários significa projetar determinadas situações ou eventos futuros com probabilidade de ocorrência, que servirão de base para a elaboração de políticas, planos de ação, planos operacionais e, principalmente, o plano estratégico. Nesse contexto, o delineamento de cenários deve se apoiar em técnicas voltadas a prever eventos e mudanças ambientais que provavelmente irão ocorrer.
- Demais componentes a serem considerados:
- Análise das alternativas de direcionamento estratégico:
- Inicialmente procura-se estabelecer um completo inventário das alternativas de direcionamento para a organização. Posteriormente estas são ordenadas (estratégicas, táticas e operacionais) e sintetizadas.
- Estabelecimento das políticas:
- Refletem o direcionamento que deve ser dado a toda as atividades, após aprovado o plano estratégico.
- Política – conjunto de medidas a serem tomadas caso se verifique um dado evento de ocorrência incerta. É uma decisão condicional, já se sabe o que fazer, mas não se conhece o momento exato de agir.
- Estabelecimento de diretrizes e metas:
- Diretrizes - são instruções e indicações para se tratar e levar a termo os planos. Em outras palavras, são definições dadas pela alta administração que norteiam o processo de decisão, nos diversos níveis, para que os objetivos propostos sejam factíveis de serem alcançados. As diretrizes decorrem das políticas, viabilizando-as.
- Metas – são resultados mensuráveis a serem atingidos em datas preestabelecidas. Para cada ação estratégica da organização, deverão ser definidas metas.
- INDICADORES DE GESTÃO:
- Um modelo de gestão de negócios depende de medição, informação e análise. As medidas precisam ser decorrência da estratégia da organização, abrangendo os principais processos bem como seus resultados. Podem ser estruturados como uma relação entre duas variáveis.
- As informações necessárias para avaliação e melhoria do desempenho incluem, entre outras, as relacionadas com o cliente, o desempenho de produtos, as operações, o mercado, as comparações com a concorrência ou referenciais de excelência (banchmarking), os fornecedores, os colaboradores e os aspectos de custos e financeiros.
- A premissa adotada é de que aquilo que não pode ser medido não pode ser avaliado e, consequentemente, não há como decidir sobre as ações a tomar.
- O conjunto de indicadores a ser utilizado no âmbito da organização pode levar em conta três níveis de abrangência:
- Indicadores de negócios (qualidade) – avaliam a organização como entidade fornecedora de produtos e prestadora de serviços a seus clientes atuais e potenciais.
- Indicadores de desempenho global – avaliam o desempenho de toda a organização. Destinam-se, basicamente, à permanente análise por parte do copo gerencial da empresa.
- Indicadores setoriais (qualidade/desempenho) – destinam-se à avaliação de qualidade e de desempenho relativo a cada tarefa/processo.
- A recomendação é não estabelecer indicador de qualidade sobre algo que não se possa exercer controle, ou seja, atuar na causa do desvio.
- Indicadores de qualidade buscam relacionar a percepção do cliente, em relação a um produto ou serviço, em síntese medem o grau de satisfação do cliente em relação a dado produto adquirido ou serviço experimentado.
- Indicadores de desempenho ou produtividade de um processo subentendem-se os índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado indicador de qualidade. Portanto, os resultados de um indicador de qualidade são garantidos pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho.
- O estabelecimento de indicadores de desempenho para a organização traz as seguintes vantagens:
- Assegurar que o desempenho na organização está sendo gerenciado.
- Identificar adequadamente os problemas e o ordenamento de prioridades.
- Estabelecer uma compreensão clara para os funcionários do que a organização espera deles.
- Assegurar uma base objetiva e equitativa para recompensas e programas de incentivos.
- Os indicadores de desempenho subordinam-se às peculiaridades do ramo de atividades da organização, sendo estabelecidos de forma macro, para efeito de comparação com instituições do mercado, tais como: concorrentes, organizações do exterior, entidades de classe, órgãos governamentais e entidades afins.
- Sugere-se que para cada indicador, seja preenchida uma meta (valor e prazo).
- Definição de BENCHMARKING – refere-se a um padrão ou ponto de referência relativo a resultados e processos, os quais representam as melhores práticas e desempenhos para atividades similares, dentro e fora da empresa.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Delineamento Estratégico e Indicadores de Gestão
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Não adianta nada escrever coisas e não postar as fontes. Tenho certeza que foi você quem falou isso tudo !!
ResponderExcluirFontes, fontes ?!!!!
A fonte está nos marcadores, se precisar de algo mais é só entrar em contato. Atentar que são duas postagens que continuam o assunto.
ExcluirObrigado por acessar o Blog.