sábado, 20 de outubro de 2012

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS


  • ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS:
    • A essência da formulação da estratégia corporativa é relacionar a empresa a seu meio ambiente, identificando assim, seus elementos estratégicos em geral. O meio ambiente envolve forças sociais e econômicas, porém a estrutura do setor econômico exerce maior influência na determinação das regras competitivas, estabelecendo as estratégias potencialmente disponíveis.
    • A estratégia competitiva sinaliza o desenvolvimento das estratégias dos vários processos de trabalho necessários como meio de se atingir os objetivos empresariais. Compõem-se de elementos estratégicos genéricos e específicos (próprios de cada empresa).
    • No núcleo do desenvolvimento da estratégia corporativa, encontram-se os seguintes elementos:
      • Produtos a serem ofertados (o quê?).
      • Clientes e mercados (para quem?).
      • Vantagens sobre a concorrência (por quê?).
      • Prioridades de produtos e mercados (onde?).
    • A empresa procura atingir seus objetivos por meio do lucro e mais especificamente, por meio da conversão de seus recursos em produtos, obtendo um retorno com a venda de seus produtos. Sendo assim o planejamento organizacional deve estar voltado para:
      • Estabelecimento da configuração organizacional adequada (pessoal, material e tarefas).
      • Proporcionar informações adequadas para a tomada de decisões.
      • Implementar tecnologias de gestão administrativa.
      • Definir processos de dimensão horizontal (descentralização).
    • Na determinação das estratégias de gestão de negócios, é interessante que se adote o modelo de análise da cadeia produtiva, desde a origem dos insumos produtivos até o consumidor final dos produtos.
    • Estratégias singulares a cada setor econômico:
      • Setor Econômico Concentrado (indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia):
        • Ampliação da capacidade produtiva, antecipando possível crescimento do mercado.
        • Melhoria na qualidade dos produtos e aperfeiçoamento dos processos produtivos.
        • Concessão de prazos de vendas e financiamentos.
        • Economia de escala (grande produção para redução do custo unitário).
        • Terceirização da mão-de-obra (flutuações da demanda).
      • Setor Econômico Semiconcentrado (empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis):
        • Modernização dos canais de distribuição, incluindo rede de revendedores próprias ou exclusiva.
        • Implementação do sistema de franquias.
        • Competição via preços.
        • Estratégia de gestão de pessoas que privilegie a formação e requalificação de mão-de-obra.
        • Criação de lojas virtuais.
        • Ênfase no treinamento do pessoal de vendas, marketing e empresas parceiras e franqueadas.
      • Setor Econômico de Empresas Competitivas (comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos):
        • Competição via preços.
        • Associação com capitais de entidades nacionais e do exterior.
        • Abertura de capital.
        • Aquisição de tecnologias.
        • Conhecimento profundo do perfil do consumidor e suas mutantes expectativas e exigências.
        • Lojas de departamento e supermercados na internet.
      • Setor Econômico de Empresas Diferenciadas (empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza):
        • Investimento em publicidade e propaganda.
        • Lançamento de novos produtos.
        • Várias marcas competindo
        • Permanente monitoramento de possíveis ingressantes no mercado.
      • Setor Econômico Misto (empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico):
        • Diferenciação de produtos = vários modelos.
        • Modelos diferenciados por classe de renda.
        • Financiamento aos clientes por meio de estrutura própria.
        • Ênfase na prestação de serviços aos clientes.
        • Inovações tecnológicas constantes.
        • Comércio eletrônico.
      • Setor de Serviços Financeiros (abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores):
        • Massificação dos serviços eletrônicos para esvaziar as agências bancárias.
        • Diversificação de serviços financeiros prestados aos clientes.
      • Setor de Serviços Especializados (agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados):
        • Adoção de banco de dados de talentos.
        • Internet como principal estratégia de negócios.
      • Setor de Serviços Públicos (Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins):
        • Estratégia de valorização das pessoas e planos de carreiras.
      • Setor de Instituições de Ensino Superior:
        • Criação e manutenção de um banco de talentos.
        • Diferenciação pela qualidade dos serviços (ensino).
        • Acréscimo de novos cursos.
        • Adoção de técnicas educacionais inovadoras.
        • Maior rigor acadêmico.
        • Adoção de cursos de pós-graduação.
        • Apoio a empresas.
        • Parcerias com outras instituições de ensino no país e exterior.
        • Utilização das tecnologias da informação para fins de gerenciamento do conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário