- ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS:
- A essência da formulação da estratégia corporativa é relacionar a empresa a seu meio ambiente, identificando assim, seus elementos estratégicos em geral. O meio ambiente envolve forças sociais e econômicas, porém a estrutura do setor econômico exerce maior influência na determinação das regras competitivas, estabelecendo as estratégias potencialmente disponíveis.
- A estratégia competitiva sinaliza o desenvolvimento das estratégias dos vários processos de trabalho necessários como meio de se atingir os objetivos empresariais. Compõem-se de elementos estratégicos genéricos e específicos (próprios de cada empresa).
- No núcleo do desenvolvimento da estratégia corporativa, encontram-se os seguintes elementos:
- Produtos a serem ofertados (o quê?).
- Clientes e mercados (para quem?).
- Vantagens sobre a concorrência (por quê?).
- Prioridades de produtos e mercados (onde?).
- A empresa procura atingir seus objetivos por meio do lucro e mais especificamente, por meio da conversão de seus recursos em produtos, obtendo um retorno com a venda de seus produtos. Sendo assim o planejamento organizacional deve estar voltado para:
- Estabelecimento da configuração organizacional adequada (pessoal, material e tarefas).
- Proporcionar informações adequadas para a tomada de decisões.
- Implementar tecnologias de gestão administrativa.
- Definir processos de dimensão horizontal (descentralização).
- Na determinação das estratégias de gestão de negócios, é interessante que se adote o modelo de análise da cadeia produtiva, desde a origem dos insumos produtivos até o consumidor final dos produtos.
- Estratégias singulares a cada setor econômico:
- Setor Econômico Concentrado (indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia):
- Ampliação da capacidade produtiva, antecipando possível crescimento do mercado.
- Melhoria na qualidade dos produtos e aperfeiçoamento dos processos produtivos.
- Concessão de prazos de vendas e financiamentos.
- Economia de escala (grande produção para redução do custo unitário).
- Terceirização da mão-de-obra (flutuações da demanda).
- Setor Econômico Semiconcentrado (empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis):
- Modernização dos canais de distribuição, incluindo rede de revendedores próprias ou exclusiva.
- Implementação do sistema de franquias.
- Competição via preços.
- Estratégia de gestão de pessoas que privilegie a formação e requalificação de mão-de-obra.
- Criação de lojas virtuais.
- Ênfase no treinamento do pessoal de vendas, marketing e empresas parceiras e franqueadas.
- Setor Econômico de Empresas Competitivas (comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos):
- Competição via preços.
- Associação com capitais de entidades nacionais e do exterior.
- Abertura de capital.
- Aquisição de tecnologias.
- Conhecimento profundo do perfil do consumidor e suas mutantes expectativas e exigências.
- Lojas de departamento e supermercados na internet.
- Setor Econômico de Empresas Diferenciadas (empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza):
- Investimento em publicidade e propaganda.
- Lançamento de novos produtos.
- Várias marcas competindo
- Permanente monitoramento de possíveis ingressantes no mercado.
- Setor Econômico Misto (empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico):
- Diferenciação de produtos = vários modelos.
- Modelos diferenciados por classe de renda.
- Financiamento aos clientes por meio de estrutura própria.
- Ênfase na prestação de serviços aos clientes.
- Inovações tecnológicas constantes.
- Comércio eletrônico.
- Setor de Serviços Financeiros (abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores):
- Massificação dos serviços eletrônicos para esvaziar as agências bancárias.
- Diversificação de serviços financeiros prestados aos clientes.
- Setor de Serviços Especializados (agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados):
- Adoção de banco de dados de talentos.
- Internet como principal estratégia de negócios.
- Setor de Serviços Públicos (Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins):
- Estratégia de valorização das pessoas e planos de carreiras.
- Setor de Instituições de Ensino Superior:
- Criação e manutenção de um banco de talentos.
- Diferenciação pela qualidade dos serviços (ensino).
- Acréscimo de novos cursos.
- Adoção de técnicas educacionais inovadoras.
- Maior rigor acadêmico.
- Adoção de cursos de pós-graduação.
- Apoio a empresas.
- Parcerias com outras instituições de ensino no país e exterior.
- Utilização das tecnologias da informação para fins de gerenciamento do conhecimento.
sábado, 20 de outubro de 2012
ESTRATÉGIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS
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