sábado, 11 de maio de 2013

MONOGRAFIA - EQUIPES: TIPOS, CARACTERÍSTICAS, DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS (PARTE FINAL)


4. CONCLUSÃO


Das muitas questões envolvidas quando se ouve sobre Equipes, não podemos deixar de negar o papel que representam hoje para as organizações e como estão intimamente ligadas as questões de liderança, com isso, existem múltiplas definições para a liderança, mas é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.
Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. De fato, é possível impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação. É esta motivação que a liderança procura melhorar. Para um líder não é suficiente atingir os objetivos da organização; é necessário que as ações desenvolvidas pelos subordinados sejam executadas por sua livre vontade, onde para isso a relação do líder e sua equipe devem ser muito bem desenvolvidas.
Pode-se considerar a liderança como a arte de libertar as pessoas para fazerem o que se exige delas de maneira mais eficiente e humana possível. A primeira responsabilidade de um líder é a definição da realidade e a última é agradecer; entre as duas deverá tornar-se um servidor da organização e dos seus membros. Isso é o contraste entre os conceitos de propriedade e de dependência, e  desta forma, a medida de uma boa liderança encontra-se nos seus seguidores quando estes atingem o seu potencial, alcançam os resultados pretendidos e estão motivados, é sinal de uma boa liderança, e de certa forma, as equipes são uma da melhores formas de se por em prática as habilidades de liderança.
A liderança é uma questão de estar consciente do que está acontecendo no grupo e quanto mais conectados estiverem o líder e sua equipe, maior a possibilidade do líder agir apropriadamente em toda e qualquer situação que lhe apresente, tirando assim o maior proveito da equipe e das habilidades individuais que lidera. Portanto conhecer bem sua equipe é uma tarefa árdua para o líder, principalmente quando esse líder não tem a oportunidade de escolher os membros de sua equipe ou não possa participar diretamente de sua formação. Isso significa que é uma oportunidade de ouro um líder montar uma equipe do zero, devido à ligação mais intensa e integração de características de relacionamento ser mais fáceis para que o líder passe o que espera de sua equipe, o que do contrário aumenta a dificuldade quando um líder possui uma equipe já formada e busca primeiro a aceitação do grupo, além de necessitar de um estudo para que a clareza e a consciência do líder sejam muito bem interpretadas pelos liderados e se possa iniciar ações que garantam uma liderança bem-sucedida.
Como não existe uma fórmula de liderança eficaz, mesmo não havendo um consenso entre os estudiosos a respeito da liderança eficaz e das múltiplas variáveis que nela intervêm, ninguém nega a sua importância para o desenvolvimento e a sobrevivência das empresas produtoras de bens ou serviços, sejam elas públicas ou privadas.
É fácil pensarmos em pessoas que foram grandes líderes, mas o difícil mesmo é determinar quais os fatores que os torna(ou) líderes ou pessoas de destaque e influência em suas áreas (WEINBERG e GOULD, 2001).
A integração Líder X Equipe faz com que as perspectivas para um determinado problema sejam mais aprimoradas e analisadas de forma mais completa, desde que faça parte da característica do líder estimular a participação de todos. O que torna o envolvimento mais expressivo no ambiente organizacional e assim aumentam substancialmente as chances de sucesso na implementação das idéias e resolução dos problemas éticos.
Contudo, hoje muito mais do que nunca, todo líder ou gerente é cobrado pelos resultados da organização, onde se tornam freqüentes frases como: “fazer mais com menos”, “redução de custos” e “aumentar a produtividade”. Para isso, nada melhor que uma grande equipe em mãos, porém, entender como cada tipo de equipe atua em suas atividades e que atividades são para cada tipo de equipe, é fundamental para aumentar a potencialidade de usar as habilidades individuais, coletivamente, a ponto de diminuir uma dependência extrema no líder e se atingir melhores resultados.
Da utilização de ferramentas de comunicação até a administração conflitos, associados ao entendimento da formação dos grupos a formação e desenvolvimento de equipes altamente eficientes, mostrou-se a utilização da análise swot, como uma ferramenta capaz de contribuir para elucidar os entendimentos das diferenças que possuem cada equipe e como são melhores aproveitadas.  Não deixando de considerar o ambiente interno em que se inserem dentro da organização e as influências mútuas que ocorrem na cultura e no clima organizacional e ao mesmo tempo procurando estar atento aos acontecimentos no ambiente externo e o que podem afetar nos membros e nos resultados da Equipe.
            Enfim, um líder não se pode entregar ao acaso a formação e o desenvolvimento de equipes de trabalho, onde se torna extremamente fundamental para elas serem bem formadas. Com a necessidade de ações e processos planejados, além de acompanhamento e avaliação periódica, faz com que esse processo geralmente seja longo, o que coloca o líder em xeque quando a cultura da organização e suas metas não incluem a valorização das equipes e principalmente sua formação e desenvolvimento.
            Esse fator negativo da organização ainda é potencializado quando não há a predisposição de se entender o tempo dedicado ao planejamento, direcionamento e sabedoria na escolha dos procedimentos e suporte adequado aos integrantes das equipes, somados a sensibilidade de reconhecer aptidões e habilidades que possam aumentar as garantias de encaixe de seus membros em prol de aproveitar ao máximo a força humana que se dispõem.
            O tempo é um grande adversário para se formar e desenvolver adequadamente grandes equipes, porém não há nada de maior valor quanto possamos observar a interação, dedicação e transformação impregnada em todos os seus membros quando se aprimoram seus resultados e entendem por um olhar o desejo do líder, para que nesse grande jogo de xadrez que é o seu gerenciamento, sempre seja possível ao líder, através de suas peças protegerem o Rei durante todo o jogo.


Referências

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