domingo, 11 de dezembro de 2011

Segurança do Trabalho


O que é ?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Responsabilidade de linha e a função staff.
A Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no trabalho é uma responsabilidade de Linha e uma função de Staff. Gerentes de Linha e Especialistas de RH têm  responsabilidades legais e morais de assegurar um local de trabalho livre de riscos desnecessários e de condições ambientais que possam provocar danos à saúde física e mental das pessoas.
Programas de segurança, requerem as seguintes etapas:
Ø    Estabelecer sistema de indicadores e estatísticas de acidentes;
Ø    Desenvolver sistemas de relatórios de providências;
Ø    Desenvolver regras e procedimentos de segurança;
Ø    Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.
O papel da Segurança do Trabalho.
ü    Eliminar as condições inseguras e os atos inseguros para possibilitar a redução dos acidentes e as doenças ocupacionais;
ü    Elaborar procedimentos visando que as atividades exercidas sejam efetuadas com total segurança.

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?
Organiza programas de prevenção de acidentes, orienta a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento.

 Como minimizar os custos com a Segurança do Trabalho?
A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Diminuir  investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança,  pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo, materiais, produção e  a indenizações por acidentes de trabalho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.
Segurança do Trabalho
Segurança e Higiene do Trabalho são atividades interligadas que percutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instituindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. Seu emprego é indispensável para o desenvolvimento satisfatório do trabalho. O serviço de segurança tem a finalidade de estabelecer normas e procedimentos, pondo em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes e controlando os resultados obtidos.Muitos serviços de segurança não obtêm resultados, pois não estão apoiados em diretrizes básicas bem delineadas e compreendidas pela direção da empresa ou porque não foram devidamente desenvolvidos em seus vários aspectos.
O que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
1.      o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho
2.      o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
3.      o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
4.      doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho).
5.   doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho


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