O que é ?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas
que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças
ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do
trabalhador.
Responsabilidade de linha e a função staff.
A Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no trabalho é uma
responsabilidade de Linha e uma função de Staff. Gerentes de Linha e
Especialistas de RH têm
responsabilidades legais e morais de assegurar um local de trabalho
livre de riscos desnecessários e de condições ambientais que possam provocar
danos à saúde física e mental das pessoas.
Programas de segurança, requerem as seguintes etapas:
Ø
Estabelecer sistema de
indicadores e estatísticas de acidentes;
Ø
Desenvolver sistemas
de relatórios de providências;
Ø
Desenvolver regras e
procedimentos de segurança;
Ø
Recompensas aos
gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.
O papel da Segurança do Trabalho.
ü
Eliminar as condições
inseguras e os atos inseguros para possibilitar a redução dos acidentes e as
doenças ocupacionais;
ü
Elaborar procedimentos
visando que as atividades exercidas sejam efetuadas com total segurança.
O que faz o profissional de Segurança do
Trabalho?
Organiza programas de prevenção de acidentes, orienta a CIPA, os
trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando
planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos
técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento.
Como minimizar os custos com a Segurança do
Trabalho?
A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na
prevenção de acidentes. Diminuir
investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de
pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança, pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. O
acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo, materiais, produção
e a indenizações por acidentes de trabalho.
Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização
da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.
Segurança do Trabalho
Segurança e Higiene do Trabalho são atividades interligadas que percutem
diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais,
médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as
condições inseguras do ambiente, quer instituindo ou convencendo as pessoas da
implantação de práticas preventivas. Seu emprego é
indispensável para o desenvolvimento satisfatório do trabalho. O serviço de
segurança tem a finalidade de estabelecer normas e procedimentos, pondo em
prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes e
controlando os resultados obtidos.Muitos serviços de segurança não obtêm
resultados, pois não estão apoiados em diretrizes básicas bem delineadas e
compreendidas pela direção da empresa ou porque não foram devidamente
desenvolvidos em seus vários aspectos.
O que é
acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a
serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo
causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o
trabalho.
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
1.
o acidente que
acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local
de trabalho
2.
o acidente que
acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
3.
o acidente que ocorre
no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
4.
doença profissional
(as doenças provocadas pelo tipo de trabalho).
5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho
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