quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cuidados com o Ambiente de Trabalho e as Consequências do Estresse


Cuidados Importantes com o Ambiente de Trabalho
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com:

1.           Ambiente físico de trabalho:
·                                     Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade;
·                                     Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis;
·                                     Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura;
·                                     Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares.
2.           Ambientes psicológicos de trabalho:
·                                     Relacionamentos humanos agradáveis;
·                                     Tipo de atividade agradável e motivadora;
·                                     Estilo de gerência democrático e participativo;
·                                     Eliminação de possíveis fontes de estresse.
3.           Ampliação de princípios de ergonomia:
·                                     Máquinas e equipamentos adequados às características humanas;
·                                     Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas;
·                                     Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.
4.           Saúde ocupacional:
·         Ausência de doenças;
·         Os riscos físicos, biológicos, tóxicos e químicos, assim como as condições estressantes, podem provocar danos às pessoas no trabalho;
·         Podemos dizer que saúde é um estado físico, mental e social de bem-estar;
·         Um funcionário excelente e competente, mas deprimido e com baixa auto-estima, pode ser tão improdutivo quanto um funcionário doente;
·         A saúde ocupacional esta relacionada com assistência médica preventiva, que instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que exige o exame médico pré-admissional, periódico, retorno ao trabalho (afastamentos superior a 30 dias), mudança de função, transferência, exames demissional (15 dias que antecedem o desligamento).
OBS: Um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, assim como reduzir acidentes, doenças e rotatividade do pessoal.
O Programa de Medicina Ocupacional envolve os exames médicos exigidos legalmente, além de executar programas de proteção da saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clínica e exames complementares, visando à qualidade de vida dos funcionários e maior produtividade da organização. Os programas de saúde começaram a atrair a atenção. As conseqüências de programas inadequados são perfeitamente mesuráveis: aumento dos afastamentos por doença, aumento dos custos de seguros, aumento do absenteísmo e rotatividade do pessoal, baixa produtividade e baixa qualidade, além de pressões sindicais.
Um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas:
Ø  Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças;
Ø  Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos;
Ø  Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica;
Ø  Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional.
Os principais problemas de saúde nas organizações estão relacionados com:
Ø  Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo etc...
Ø  Estresse no trabalho
Ø  Exposição a produtos químicos perigosos
Ø  Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas;
Ø  Hábitos alimentares inadequados
Ø  Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos;
Ø  Automedicação sem cuidados médicos adequados.
Como tornar saudável o ambiente de trabalho.
Ø  Assegurar que as pessoas respirem ar fresco;
Ø  Evite materiais suspeitos que emitam odores ou toxinas;
Ø  Proporcione um ambiente livre de fumaça;
Ø  Adote dutos limpos e secos;
Ø  Registrar as reclamações dos funcionários para tomada de providências quanto à higiene do trabalho;
Ø  Proporcione equipamentos adequados, evite traumas físicos com uso da ergonomia.
        Ergonomia significa adequação do ambiente e condições de trabalho com o indivíduo. Cada pessoa é diferente e requer o uso de equipamentos que se ajustem às suas características individuais.
      Estresse no Trabalho
É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos estressantes no ambiente. O autoritarismo do chefe, a desconfiança, a pressão das exigências e cobranças, o cumprimento do horário de trabalho, a falta de perspectiva de progresso profissional e a insatisfação pessoal não somente perturbam o bom humor das pessoas, como também provocam estresse no trabalho. Podemos dizer que estresse é a soma das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por diversos agentes agressores como trauma, emoções fortes, fadiga, exposição a situações conflitivas e problemáticas.
Existem duas fontes principais de estresse no trabalho: ambiente e pessoal.  Primeiro, uma variedade de fatores externos e ambientais podem conduzir ao estresse no trabalho. Incluem a programação do trabalho, maior ou menor tranqüilidade no trabalho, segurança no trabalho, fluxo do trabalho e o número e natureza dos clientes internos e externos a serem atendidos. Pesquisas revelam que o ruído ambiental decorrente de máquinas funcionando, pessoas conversando e telefones tocando (Bolsa de Valores) contribuem para o estresse em 54% das atividades de trabalho.
O estresse no trabalho provoca sérias conseqüências tanto para o empregado como para a organização.
As conseqüências humanas do estresse incluem:
Ø  Ansiedade;
Ø  Depressão;
Ø  Angustia;
Ø  Conseqüências físicas como distúrbios gástricos e cardiovasculares;
Ø  Dores de cabeça, nervosismo e acidentes.
O estresse também afeta negativamente a organização ao interferir na quantidade e qualidade do trabalho, no absenteísmo e rotatividade e na predisposição e queixas, reclamações e greves.
Como reduzir o estresse no local de trabalho:
·         Permita que os funcionários conversem amigavelmente: funcionários, habituados a uma atmosfera livre e aberta, em que possam consultar-se com colegas sobre assuntos de trabalho, enfrentam o estresse com bom humor;
·         Reduza conflitos pessoais no trabalho: comunicações abertas, negociações e respeito mútuo, tratar os empregados eqüitativamente e definir claramente as expectativas quanto ao seu trabalho;
·         Dê aos empregados o controle sobre como devem fazer no seu trabalho: os trabalhadores sentem-se orgulhosos e produtivos quando têm controle sobre o que fazer em seus cargos;
·         Assegure adequada assessoria e orçamento de despesas: os funcionários podem contribuir com sugestões, conciliando a necessidade de economia coma necessidade de assessoria;
·         Fale abertamente com os funcionários: manter seus subordinados informados sobre as boas e más novidades, dando-lhes a oportunidade de participação;
·         Apóie os esforços dos funcionários: pergunte regularmente como estão indo em suas atividades e indague sobre assuntos relacionados;
·         Proporcione benefícios pessoais competitivos: os funcionários que dispõem de tempo para relaxar, recarregar suas energias após um trabalho duro, são menos passíveis de desenvolver doenças relacionadas com estresse;
·         Mantenha os níveis atuais de benefícios aos empregados: cortes em benefícios como seguro de saúde, seguridade social, férias e afastamento por doença acrescentam estresse aos funcionários;
·         Reconheça e recompense os funcionários: uma palavra pública de reconhecimento, uma promoção ou um bônus pelo cumprimento ou contribuição de um funcionário podem funcionar como alavancadores de elevado moral e produtividade do pessoal.
Métodos para reduzir o estresse:
·         Planejamento: disponha de tempo para planejar seus objetivos pessoais e de carreira. No trabalho, tenha tempo para planejar suas atividades do dia seguinte;
·         Exercícios físicos: exercícios regulares contribuem para a saúde física e ajudam a ultrapassar o estresse;
·         Dieta: estresse prolongado pode reduzir seus suprimentos de vitaminas, tornando-o suscetível a doenças;
·         Biofeedback: é uma técnica terapeuta utilizada no tratamento de dores de cabeça, alta pressão sanguínea, tensão muscular e outros problemas;
·         Medição ou relaxamento: filosofia e técnicas asiáticas incluem meditação;
·         Psicoterapia: uma ampla variedade de técnicas interpessoais é usada para reduzir o estresse com ajuda de um psicoterapeuta;
·         Psicanálise: é uma forma de psicoterapia, durante a qual o psicanalista analisa os estratos mais profundos da personalidade para descobrir as raízes do comportamento anormal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário