sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cuidados com o Ambiente de Trabalho


Condições ambientais de trabalho.
A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde física, o local constitui a área de ação da higiene do trabalho,envolvendo aspectos ligados a exposição do organismo humano,umidade,luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, uma ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.

Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionadas com:
  ■ Ambiente físico de trabalho;
  ■ Aplicação de princípios de ergonomia;
  ■ Ambiente psicológico de trabalho.

Ambiente físico de trabalho
As condições ambientais de trabalho referem-se às circunstâncias físicas que envolvem o empregado enquanto ocupante de um cargo, na organização. É o ambiente físico que envolve o empregado, enquanto desempenha um cargo.
Basicamente, a higiene do trabalho se preocupa com as condições de natureza física do trabalho, a saber:
   ■  Iluminação: refere-se à quantidade de luminosidade que incide no local de trabalho do empregado, ou seja, luminosidade adequada a cada tipo de atividade. Iluminação e acústica são fatores que influenciam diretamente o conforto, a produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Uma iluminação inadequada, além de atrapalhar o rendimento das pessoas, também pode deixar uma imagem negativa da sua marca ou empresa junto ao público. Já uma boa iluminação externa, por exemplo, valoriza a imagem da empresa, funcionando como uma forma eficiente de divulgar a marca.
Os principais objetivos da iluminaria no ambiente de trabalho são:
·         Possibilitar adequada distribuição de luz;
·         Evitar o ofuscamento;
·         Proteger as fontes contras as agressões mecânicas e físicas;
·         Proporcionar um ambiente decorativo.
A tabela abaixo apresenta alguns níveis de iluminação necessário a alguns ambientes e tarefas.
NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO PARA INTERIORES (NBR-5413)
AMBIENTE OU TRABALHO
LUX
Sala de espera
100
Garagem, residência, restaurante
150
Depósito, indústria (comum)
200
Sala de aula
300
Lojas, laboratórios, escritórios
500
Sala de desenho (alta precisão)
1.000
Serviços de muito alta precisão
2.000

O aparelho usado para medir a iluminação é o luxímetro como o instrumento digital portátil, com tela de cristal líquido (LCD) da figura ao lado, que realiza medidas da iluminação ambiente em LUX na faixa de 1 LUX a 50.000 LUX.
A má iluminação causa fadiga à vista, prejudica o sistema nervoso, concorre para má qualidade do trabalho e é responsável por acidentes. O sistema de iluminação para ser adequado deve possuir os seguintes requisitos:
a)      ser suficiente cada foco luminoso forneça a quantidade de luz necessária a cada tipo de trabalho;
b)      ser constante e uniforme distribuída evitar fadigas dos olhos, decorrentes das sucessivas acomodações, em virtude das variações da intensidade da luz.
       
A distribuição da luz pode ser:
       I.            Iluminação direta – faz a luz incidir diretamente sobre a superfície iluminada;
    II.          Iluminação indireta – faz a luz incidir sobre a superfície a ser iluminada por meio de reflexão sobre paredes e tetos;
 III.  Iluminação semi-indireta – combina os dois anteriores, pelo uso de globos translúcidos para refletir a luz no teto e nas partes superiores das paredes, que transmitem para superfície a ser iluminada;
 IV.   Iluminação semi-direta – é aquela em que a maior parte da luz é dirigida diretamente à superfície a ser iluminada (iluminação direta), havendo, todavia, alguma luz que é refletida por intermédio das paredes e do teto.
c)      ser disposta – não causar ofuscamento, ou resplandecência, que tragam fadiga à visão, em face da necessidade de constantes acomodações visuais.
Ruído: é considerado, geralmente como som ou barulho indesejável. O som tem duas características principais: a freqüência e a intensidade. A Poluição Sonora hoje é tratada como uma contaminação atmosférica através da energia (mecânica ou acústica). Tem reflexos em todo o organismo e não apenas no aparelho auditivo. Ruídos intensos e permanentes podem causar vários distúrbios, alterando significativamente o humor e a capacidade de concentração nas ações humanas. Provoca interferências no metabolismo de todo o organismo com riscos de distúrbios cardiovasculares, inclusive tornando a perda auditiva, quando induzida pelo ruído, irreversível.
O efeito desagradável dos ruídos depende de:
Ø  intensidade do som;
Ø  variação dos ritmos ou irregularidades;
Ø  freqüência ou tom dos ruídos.
O nível máximo de intensidade de ruído em ambiente fabril é de 85 decibéis, acima disto, o ambiente o ambiente é considerado insalubre.
O controle de ruídos visa à eliminação, ou, pelo menos, à redução dos sons indesejáveis. Os ruídos podem ser:
a.       contínuos (como máquinas, motores ou ventiladores);
b.      intermitentes (como prensas, ferramentas pneumáticas, forjas);
c.       variáveis (como pessoas que falam, manejo de ferramentas ou materiais).
Os métodos utilizados para controle dos ruídos podem ser incluídos em cinco classificações:
1)      eliminação do ruído  no elemento que o produz, mediante reparação ou novo desempenho da máquina, engrenagens, polias, correias etc.;
2)      Separação da fonte do ruído, mediante atenparos ou montagens das máquinas e demais equipamentos sobre molas, feltros ou amortecedores de ruídos;
3)      Encerramento da fonte de ruído dentro de paredes à prova de ruídos;
4)      Tratamentos dos tetos, paredes e solos em forma acústica para a absorção de ruídos;
5)      Equipamentos de proteção individual (EPI), como protetor auricular.
Temperatura: Como se sabe, o metabolismo do corpo humano leva, necessariamente,a produção do calor .Esse com excesso, deve ser eliminado pelo individuo através de seus mecanismos biológicos próprios.
Dessa forma, nosso organismo,eliminando calor em excesso,mantém equilíbrio térmico com o ambiente.O sistema de trocas térmicas constitui-se no recurso pelo qual o organismo busca atingir esse equilíbrio.
No que tange a temperatura no local de trabalho, a CTL aponta o seguinte procedimento:
Art.176-Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.
Parágrafo único-A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico.

Efeitos do calor sobre a produtividade do empregado:
O grau de calor sofre variações com base no trabalho executado pelo empregado.Dada tal relação,a temperatura ambiental exerce sobre as pessoas que executam tarefas mas pesadas-trabalho em minas,no subsolo,por exemplo-,mais influencia do que nos funcionários que trabalham em escritórios,por exemplo.
Estudos físicos e biológicos comprovam que,exposto por muito tempo a temperaturas elevada,o ser humano pode sofrer danos graves a sua saúde.Os recursos naturais utilizados pelo homem com vista a aumentar a circulação periférica,para melhor disipar o calor interno do organismo,obriga o sistema cardiovascular a um trabalho forçado,o que pode vir a causar cardiopatias sérias.Paralelamente,sabe se que o suor excessivo leva ao desequilíbrio orgânico,com perda de áqua e sal.Esta perda precisa ser permanentemente reposta,pois é necessário que o ser humano,sob condições térmicas desconfortáveis,beba 150 ml de água a cada 20 min(a uma temperatura aproximadamente 15ºC)e receba uma grama de cloreto de sódio para cada litro de água ingerido.

Ventilação:Remoção de gazes, fumaça e odores desagradáveis, bem como o afastamento de possíveis fumantes ou a utilização de mascaras.

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