Que este dia seja maravilhoso pois você, pai, foi escolhido para esta missão tão maravilhosa e poder ouvir seu filho dizer hoje: Pai, eu te amo.
domingo, 12 de agosto de 2012
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Características dos Setores Empresariais
- SETOR DE EMPRESAS COMPETITIVAS:
- Comércio varejista, autopeças e distribuidora de veículos.
- Alto giro total de seus ativos.
- Nenhuma empresa tem isoladamente parcela significativa do mercado.
- Intermediários com presença marcante.
- Nível de desenvolvimento tecnológico baixo.
- Competição via preços.
- Favorecido pelo aumento do poder aquisitivo e pela ampliação das linhas de crédito.
- SETOR ECONÔMICO CONCENTRADO:
- Interdependência entre as empresas do setor.
- Há formação de preços.
- Barreira à entrada de novas empresas.
- Indústria química, petroquímica, cimento, construção pesada, papel e celulose, comunicações, fertilizantes e siderurgia.
- Preocupação com estratégias de gestão limpas.
- Produtos homogêneos.
- Altíssima exigência de capital.
- Normalmente possui alguma capacidade produtiva ociosa.
- Muito influenciado pela reativação de investimentos privados.
- SETOR DE EMPRESAS DIFERENCIADAS:
- Empresas de bens de consumo não duráveis e altamente diferenciados como farmacêuticos, bebidas, fumo, higiene e limpeza.
- Pouca diversidade entre tecnologias e processos utilizados.
- Várias unidades fabris, objetivando nacionalizar a distribuição, comercialização e acesso às matérias-primas.
- Grande número de pequenas empresas que atuam na demanda criada.
- Setor beneficiado pelo aquecimento do mercado interno.
- Grande incidência de impostos e taxas.
- SETOR ECONÔMICO MISTO:
- Empresas produtoras de bens de consumo duráveis: ramo automobilístico e eletroeletrônico.
- Alta concentração com diferenciação de produtos.
- Capacidade ociosa planejada para absorver maior participação quando da expansão do mercado.
- Barreiras a novos ingressantes.
- Controle sobre a demanda por meio de lançamento de novos produtos.
- Estabilidade relativa quanto à participação no mercado.
- Setor vinculado à ampliação do poder aquisitivo das classes média e média baixa.
- Setor vulnerável às políticas cambiais do governo.
- SETOR ECONÔMICO SEMICONCENTRADO:
- Empresas tradicionais de bens de consumo não duráveis: alimentos, têxtil, confecções, metalurgia, plásticos, borrachas, madeiras e móveis.
- Baixo grau de concentração, sem participações majoritárias no mercado.
- Pouca diferenciação de produtos.
- Empresas dependentes da taxa de crescimento de empregos.
- Intermediários e atacadistas com alto poder de negociação.
- Sofre a influência negativa da abertura de mercado.
- SETOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS:
- Abrange bancos, financeiras, seguradoras, leasing, corretoras e distribuidoras de valores.
- Barreiras institucionais e governamentais à entrada de novas empresas.
- Elevada regulamentação estatal.
- Rentabilidade atrelada à macropolíticas econômicas.
- SETOR DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:
- Agências de publicidade e propaganda, consultorias, auditorias independentes e escritórios profissionais especializados.
- Necessidade de mão-de-obra altamente qualificada e especializada.
- Produto final com alto conteúdo tecnológico e de conhecimento.
- SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS:
- Adm. Direta, indireta, empresas públicas, autarquias, economia mista, fundações e afins.
- As empresas estatais normalmente detêm o monopólio e controle do mercado em áreas que empresas privadas teriam dificuldades, devido à necessidade de manutenção de preços e tarifas.
- SETOR FARMACÊUTICO:
- Produtos heterogêneos.
- Altíssima exigência de capital e recursos financeiros.
- Pouco poder de barganha com os fornecedores nos preços das matérias-primas.
- Prática de preços altamente competitiva.
- Alta tecnologia empregada nos produtos.
- Grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.
- SETOR DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR:
- Diferenciação das instituições em função da localização geográfica, quanto em termos qualitativos.
- Interdependência entre as instituições da mesma região.
- Existência de barreiras legais e governamentais à entrada de novas instituições.
- Elevada regulamentação governamental.
sábado, 21 de julho de 2012
Cuidados ao sair com veículos
CUIDADO MOTORISTAS!!!
Esta mensagem é importante não só para os motoristas de caminhões, mas também para os motoristas residenciais, pois existem relatos de acidentes em ambientes domésticos em garagens residenciais.
Antes de sair com veículos, faça uma vistoria ao redor. Você pode evitar acidentes com crianças e animais!!!
quarta-feira, 11 de julho de 2012
TÁ CHEGAAAAANDO A HORA!!!!!!!!!!!!!!!!!
The Dark Knight Rises
"Catwoman: You don't owe these people anymore. You've given them everything.
Nolan: Not everything. Not yet."
terça-feira, 3 de julho de 2012
Projeto de Iluminação da Estrada do Mato Alto
O trabalho a seguir foi me enviado com o pedido de avaliação se poderia ser postado no Frank's Blog, ou seja, o Blog do Frank. Contudo, apesar do nome nos remeter ao fato das postagens serem só minhas, engana-se quem pensa desta forma, pelo simples fato de compreender quem é o Frank e o que é "seu" blog. Na verdade pode soar até um pouco repetitivo aos que convivem com a minha pessoas, mas quem seria eu se não fossem todas as pessoas que circundam e fazem parte ativamente da minha vida.
Então podemos concluir que o Frank's Blog é sim o meu Blog, porém quem eu sou? Eu sou não só o Francisco, o Diego, o Gilson e o Marco (além dos demais criadores deste projeto), eu sou todos aqueles que contribuem para minha trajetória e tudo mais, pois a regra mais clara da amizade é que levamos e deixamos um pouco nos a cada encontro.
Como não penso em crescer sozinho por não gostar de brindar as vitórias sem ninguém por perto, também não quero crescer diminuindo os outros para me fazer sentir grande. Quero sim crescer com todos e embora o Francisco diga que são meus discípulos na Pós-graduação, eu é que vos digo: Aprendo a cada dia com todos vocês e sou discípulo de todos vocês.
Obrigado pela consideração de sempre e por construírem caminhos junto comigo na jornada da amizade e do saber.
É um imenso prazer replicar o projeto de vocês no meu BLOG.
Que todos aproveitem como eu....
FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES – FTESM
NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - NUDES
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL
GESTÃO
DE PROJETOS
Iluminação da Estrada
do Mato Alto
Diego Henrique Duarte
Carneiro
Francisco José
Pereira da Silva Castro
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de grau
na disciplina Gestão de Projetos.
Professor: André Menezes
Rio de Janeiro
2012
2012
SUMÁRIO
1. TERMO DE ABERTURA
DO PROJETO ..................................................................................
4
1.1. DESIGNAÇÃO DO GERENTE DO
PROJETO .................................................................
4
1.2. RESPONSABILIDADES DO GERENTE DO
PROJETO ...........................................
4
1.3. AUTORIDADE DO GERENTE DO
PROJETO ..................................................................
4
1.4. OBJETIVO OU NECESSIDADE DO
PROJETO ..............................................................
4
1.5. JUSTIFICATIVA .......................................................................................................................................
5
1.6. ESCOPO PRELIMINAR .....................................................................................................................
5
1.7. PREMISSAS IDENTIFICADAS
PRELIMINARMENTE ...............................................
5
1.8. RESTRIÇÕES IDENTIFICADAS
PRELIMINARMENTE ............................................
5
1.9. RISCOS IDENTIFICADOS ...............................................................................................................
6
1.10. PRINCIPAIS MARCOS ....................................................................................................................
6
1.11. DATA DOS MARCOS .......................................................................................................................
6
1.12. CUSTO DOS MARCOS ..................................................................................................................
6
1.13. PRINCIPAIS ENVOLVIDOS
(STAKEHOLDERS) ........................................................
6
1.14. APROVAÇÃO DO PATROCINADOR ...................................................................................
6
2. ESTRUTURA
ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) ..............................................................
7
3. DICIONÁRIO
RESUMIDO DE EAP ...............................................................................................
7
4. ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL E MATRIZ DE RESPONSABILIDADES ............................................................................................................................................................................................8
5. CRONOGRAMA DO
PROJETO ......................................................................................................
9
REFERÊNCIAS ................................................................................................................................................
10
1.
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
Título do projeto:
Iluminação da estrada mato alto.
Descrição
do projeto: Levar iluminação pública a localidade que não possui esta
modernidade.
1.1.
Designação do gerente do projeto
Francisco José Pereira da
Silva Castro
1.2.
Responsabilidades do gerente do projeto
Executar
de maneira objetiva e eficiente a iluminação das vias públicas, a fim de que a
população da cidade do Rio de Janeiro possa ter em seu deslocamento pela cidade
um aumento de segurança, uma melhoria na acuidade visual, a redução de
acidentes viários e o embelezamento do local.
1.3.
Autoridade do gerente do projeto
Tem
autoridade para executar obras de reformulação e implantação, pode deslocar
equipes para estes serviços e ainda solicitar equipes empreiteiras que estejam
trabalhando para prefeitura. Pode também requisitar materiais, comprar materiais,
realizar vistorias para execução de obras.
1.4.
Objetivo ou Necessidade do Projeto
Esta
obra de iluminação foi realizada para melhorar o trecho da via e para que a
população pudesse se deslocar com mais tranquilidade e segurança.
1.5.
Justificativa
Atender
a uma solicitação antiga da população.
1.6.
Escopo preliminar
O
trabalho deu inicio no dia 26/04/12 com uma equipe de 3 (três) colaboradores
instalando 500 (quinhentos) metros de cabo na Estrada do Mato Alto. No dia
27/04/12 a mesma equipe retornou ao local e instalou 200 (duzentos) metros de
cabo totalizando 700 (setecentos) metros de cabo. No sábado dia 28/04/12
retornaram e instalaram 22 (vinte e duas) luminárias e no domingo dia 29/04/12
foram instaladas 26 (vinte e seis) luminárias totalizando 48 (quarenta e oito) luminárias
instaladas e concluindo o serviço com dois dias de antecedência.
Todo
ação foi acompanhada pelo gerente do projeto.
1.7.
Premissas identificadas preliminarmente
Na
vistoria foi verificado que teríamos de instalar cabeamento no local, a fim de
normalizar o trecho da via.
1.8.
Restrições identificadas preliminarmente
O
tempo e o deslocamento para o local da obra.
1.9.
Riscos identificados
No
inicio do projeto foi verificado através da previsão do tempo, que o clima
chuvoso poderia dificultar a execução do projeto. Foi alinhada uma estratégia,
a fim de que pudéssemos antecipar em dois dias a execução da obra.
1.10.
Principais marcos
A visita
do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro ao local.
1.11.
Data dos marcos
25/04/2012
à 01/05/2012
1.12.
Custo dos marcos
Entre
equipe, material, mão de obra, viatura, combustível e horas extras
totalizaram-se R$ 70.000,00 de custos.
1.13.
Principais envolvidos (stakeholders)
O
Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, o Secretário de Conservação da cidade do Rio
de Janeiro e o Presidente da Rio Luz.
1.14.
Aprovação do patrocinador
O
Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, o Secretário de Conservação da cidade do Rio
de Janeiro e o Presidente da Rio Luz.
2.
ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)
0
– Iluminação pública
1
– Gerenciamento do projeto
2
– Planejamento do projeto
2.1
– Vistoria no local
2.2
– Verificação das necessidades
2.2.1
– Análise da demanda
2.2.1 – Solicitação dos materiais
2.2.1 – Solicitação dos materiais
3
– Detalhamento do projeto
3.1
– Mapeamento da estrutura
3.1.1
– Alinhamento com equipe
4
– Execução do projeto
4.1
– Itens necessários
4.1.1
– Equipamentos de proteção
4.1.2
– Material para execução da obra
4.2
– Obra / Instalação
4.2.1
– Criação da rede aérea
4.2.2
– Troca e inclusão das luminárias
3.
DICIONÁRIO RESUMIDO DE EAP
EAP
|
Pacote
de entrega / trabalho
|
Especificação
do pacote
|
Critérios
de aceitação do pacote de trabalho
|
Outras
informações
|
0
|
Iluminação pública
|
Projeto a ser realizado
|
Cumprir a metas de iluminar adequadamente a
Estrada do Mato Alto.
|
|
1
|
Gerenciamento do
projeto
|
Designação do gerente
|
Tomada de decisão e divisão da equipe para
a realização do projeto da forma mais eficiente possível.
|
|
2
|
Planejamento do
projeto
|
Realização da vistoria no local, com o intuito
de sondar quais as necessidades a serem supridas.
|
Verificação com medidas padronizadas dos
funcionários, tendo o planejamento e execução da obra dentro das normas
técnicas da NR-10 e da ABNT, fundamentais para elaboração do projeto da
melhor forma possível.
|
|
3
|
Detalhamento do
projeto
|
Criação de mapas com as necessidades
listadas e o alinhamento para que a equipe execute o projeto antes do prazo
estipulado.
|
Desenvolvimento das necessidades de acordo
com as normas da RioLuz, verificam-se a distância da posteação da via e a
projeção de luminárias, adaptadas para o tipo da via.
|
|
4
|
Execução do projeto
|
Verificação de
itens necessários e seguimento do cronograma das obras e instalações
|
Equipamentos de
proteção seguindo as normas da NR-10 e materiais para execução da obra com o
intuito de criar uma nova rede aérea, incluir e trocar luminárias.
|
4.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E MATRIZ DE RESPONSABILIDADES
CÓDIGO
|
PACOTE EAP
|
FRANCISCO
|
DIEGO
|
MARCOS
|
GILSON
|
MAIARA
|
FABIO
|
1
|
Gerenciamento
do projeto
|
R
|
|||||
2
|
Planejamento
do projeto
|
A
|
R
|
I
|
|||
3
|
Detalhamento
do projeto
|
A
|
I
|
R
|
|||
4
|
Execução
do projeto
|
R
|
I
|
I
|
C
|
C
|
C
|
LEGENDA
|
|
R
|
Responsável
(executa ou gerencia a tarefa)
|
A
|
Avaliador
(aprova a tarefa)
|
I
|
Informado
(não requer feedback)
|
C
|
Consultado
(necessário feedback)
|
5.
CRONOGRAMA DO PROJETO
REFERÊNCIAS
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em
Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK® 3ª Edição, Pennsylvania, EUA: 2004.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
GESTÃO DE NEGÓCIOS E A NOVA ORGANIZAÇÃO
- A NOVA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS:
- A transição do paradigma industrial para o paradigma pós-industrial estará sendo marcada pela flexibilidade dos processos, mercados de trabalho, produtos e padrões de consumo. Será caracterizada pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional:
- Aumento dos empregos no setor de serviços.
- Empregos flexíveis = empregados em tempo parcial, empregados casuais, contratos por tempo determinado, subcontratados, etc.
- Redução do número de empregados centrais.
- Produtos mais personalizados.
- Redução do giro de estoque pela utilização de novas tecnologias (automação e robôs).
- Maior acesso à informação e processamento de dados.
- Controle de qualidade integrado ao processo de produção.
- Organizações voltadas para a demanda.
- UMA VISÃO DO FUTURO:
- Consiste na previsão do futuro de forma científica, proporcionando tomadas de decisões mais adequadas ao seu negócio. Definição de cenários de atuação.
- Novos modelos de gestão:
- Trabalho em equipe.
- Intercâmbio de informações.
- Compartilhamento no processo decisório.
- Produtividade, qualidade e serviço ao cliente serão consideradas necessidades competitivas e não mais vantagens competitivas.
- Necessidade de alianças estratégicas com fornecedores e clientes.
- MODELOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS (diferentes tipos de organizações, suas estratégias genéricas e o monitoramento da gestão de negócios por indicadores de gestão):
- caracterizado como um subsistema do sistema institucional, correspondendo a um conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. Deve ser estruturado considerando os seguintes aspectos:
- Processos de gestão do sistema empresa – planejamento, execução e controle.
- Avaliação constante das áreas e dos gestores.
- Processo decisório melhor adaptado – centralização ou descentralização.
- Comportamento dos gestores – motivação, empreendedores.
- A caracterização da organização deve focar:
- Finalidade e missão.
- Identificação dos produtos e mercado.
- Identificação dos agentes do ambiente (fornecedores, concorrentes, Órgãos normativos oficiais e Instituições afins).
- Questões a serem respondidas relativas à sobrevivência da organização:
- Qual a natureza do ambiente organizacional? – É simples e estável ou complexo e turbulento?
- Que tipo de estratégia está sendo adotada? – passiva ou pró-ativa frente ao ambiente e mudanças?
- Que tipo de tecnologia está sendo empregada? – a tecnologia enrijece as operações ou ela é flexível e tem limites abertos?
- Que tipo de pessoas são contratadas e qual é a cultura dominante dentro da organização?
- Como a organização está estruturada e quais são as filosofias dominantes? – É mais autoritária e burocratizada ou incentiva a iniciativa e compartilha responsabilidades?
- Empresas agrupadas em blocos: levam em conta os elementos estratégicos genéricos e de gestão de pessoas:
sexta-feira, 22 de junho de 2012
LIVRE DE LIXO!!!
Vale a pena ler!!!
Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente. O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro
por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós. O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara. E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente. Assim eu perguntei: "Por que você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital! 'Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo 'A Lei do Caminhão de Lixo."
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.
O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta para levantar de manhã com sentimentos ruins, assim... Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem. A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!
Tenha uma vida livre de lixo!
Autor desconhecido.
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