segunda-feira, 2 de julho de 2012

GESTÃO DE NEGÓCIOS E A NOVA ORGANIZAÇÃO


  • A NOVA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS:
    • A transição do paradigma industrial para o paradigma pós-industrial estará sendo marcada pela flexibilidade dos processos, mercados de trabalho, produtos e padrões de consumo. Será caracterizada pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional:
      • Aumento dos empregos no setor de serviços.
      • Empregos flexíveis = empregados em tempo parcial, empregados casuais, contratos por tempo determinado, subcontratados, etc.
      • Redução do número de empregados centrais.
      • Produtos mais personalizados.
      • Redução do giro de estoque pela utilização de novas tecnologias (automação e robôs).
      • Maior acesso à informação e processamento de dados.
      • Controle de qualidade integrado ao processo de produção.
      • Organizações voltadas para a demanda.
  • UMA VISÃO DO FUTURO:
    • Consiste na previsão do futuro de forma científica, proporcionando tomadas de decisões mais adequadas ao seu negócio. Definição de cenários de atuação.
      • Novos modelos de gestão:
        • Trabalho em equipe.
        • Intercâmbio de informações.
        • Compartilhamento no processo decisório.
        • Produtividade, qualidade e serviço ao cliente serão consideradas necessidades competitivas e não mais vantagens competitivas.
      • Necessidade de alianças estratégicas com fornecedores e clientes.
  • MODELOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS (diferentes tipos de organizações, suas estratégias genéricas e o monitoramento da gestão de negócios por indicadores de gestão):
    • caracterizado como um subsistema do sistema institucional, correspondendo a um conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. Deve ser estruturado considerando os seguintes aspectos:
      • Processos de gestão do sistema empresa – planejamento, execução e controle.
      • Avaliação constante das áreas e dos gestores.
      • Processo decisório melhor adaptado – centralização ou descentralização.
      • Comportamento dos gestores – motivação, empreendedores.
    • A caracterização da organização deve focar:
      • Finalidade e missão.
      • Identificação dos produtos e mercado.
      • Identificação dos agentes do ambiente (fornecedores, concorrentes, Órgãos normativos oficiais e Instituições afins).
    • Questões a serem respondidas relativas à sobrevivência da organização:
      • Qual a natureza do ambiente organizacional? – É simples e estável ou complexo e turbulento?
      • Que tipo de estratégia está sendo adotada? – passiva ou pró-ativa frente ao ambiente e mudanças?
      • Que tipo de tecnologia está sendo empregada? – a tecnologia enrijece as operações ou ela é flexível e tem limites abertos?
      • Que tipo de pessoas são contratadas e qual é a cultura dominante dentro da organização?
      • Como a organização está estruturada e quais são as filosofias dominantes? – É mais autoritária e burocratizada ou incentiva a iniciativa e compartilha responsabilidades?
    • Empresas agrupadas em blocos: levam em conta os elementos estratégicos genéricos e de gestão de pessoas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário