segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Menino do Pijama Listrado

"Childhood is measured out by sounds and smells and sights, before the dark of reason grows."
John Betjman


"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes de surgir a hora sombria da razão".
 John Betjman


"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes da escuridão da razão cresça".
John Betjman


A todos que acessam este blog, aguardo comentários sobre a frase acima, que está com duas opções de tradução. Gostaria de saber o que pensam sobre o que está escrito.
Está frase é do filme que dá título ao post.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PSICOLOGIA – As Características dos Movimentos da Psicologia

As Características dos Movimentos da Psicologia

Introdução: Nessa ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, destacaram-se cinco movimentos que criaram a Psicologia Moderna:

*    O Estruturalismo
*    O Funcionalismo
*    O Behaviorismo
*    A Psicologia da Gestalt
*    A Teoria Psicanalítica

Os Movimentos:

WILHELM WUNDT, EDWARD TITCHENER E O ESTRUTURALISMO

O Wilhelm Wundt ( 1832-1920) tinha como ambição estabelecer uma identidade para a psicologia, que pertencia a Filosofia e médico por formação fundou em 1879 o primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo, acreditava que os psicólogos deveriam investigar os processos elementares da consciência e era particularmente importante estudar as operações mentais centrais como: atenção, intenções e metas com isso Wundt e seus seguidores inventaram um método chamado Introspecção Analítica, tipo formal de auto-observação onde os cientistas foram cuidadosamente treinados a responder perguntas específicas em laboratório explorando suas percepções onde analisaram muitos padrões de sensação em suas partes componentes, porém suas idéias foram difundidas por Titchener nos Estados Unidos que valorizava as qualidades de sensação sobre os sentidos da visão, audição, tato e articulações, onde tornou-se líder do movimento conhecido como Estruturalismo.
O estruturalismo sustentava as seguintes teses onde os psicólogos deveriam:

§ Estudar a consciência humana, em especial as experiências sensoriais.
§ Servir-se de trabalhosos estudos introspectivos analíticos de laboratório.
§ Analisar os processos mentais em seus elementos, descobrir suas combinações e conexões e localizar no sistema nervoso as estruturas a elas relacionadas.
§ Excluir do estudo as experiências de crianças e animais não humanos por não poderem ser treinados convenientemente.
§ Consideravam fenômenos complexos como pensamento, linguagem, moralidade e anormalidades impróprias para estudos introspectivos sendo assim fora do alcance da ciência.
§ Contra a orientação para os assuntos práticos, o que contribuíram para outros movimentos surgirem para remediar essas falhas.

WILLIAM JAMES E O FUNCIONALISMO

            William James (1842-1910), um dos mais influentes psicólogos americanos, argumentava que a consciência era “pessoal e única”, e está “continuamente em mudança”, “evolui com o tempo” e é “seletiva” na escolha dente os estímulos que a bombardeiam e principalmente ajudam as pessoas a se adaptarem aos seus ambientes.
            Embora os funcionalistas discordassem entre si e seguissem até caminhos separados, em muitos pontos compartilhavam sua oposição ao estruturalismo e ainda algumas opiniões dando lugar a outro movimento, o behaviorismo.

Os psicólogos deveriam:

§ Estudar o funcionamento dos processos mentais e muitos outros assuntos como o comportamento das crianças e dos animais simples, a anormalidade e as diferenças individuais entre as pessoas.
§ Utilizar introspecção informal e objetividade nos seus métodos como a experimentação.
§ Seus conhecimentos deveriam ser aplicados a coisas práticas, como na educação, direito e negócios.

JONH WATSON E O BEHAVIORISMO

      Jonh Watson (1878-1958) foi formado sob a orientação de um professor funcionalista, era insatisfeito tanto ao funcionalismo, como ao estruturalismo e resolveu trazer respeito à Psicologia, pois deveria estudar o comportamento observável com métodos objetivos e em 1912 surgiu o Behaviorismo, deu amplitude a essa filosofia e deu uma forma mais moderna a Psicologia e que afirmava que os psicólogos deveriam:

§ Estudar o que acontece no ambiente, chamado de estímulos, e o comportamento observável que seria a resposta.
§ Dar importância a experiência e sua relação ao comportamento em suas aptidões e nos traços e não a hereditariedade, principalmente em relação ao aprendizado.
§ Abandonar a introspecção para aumentar a objetividade.
§ Relacionar-se com pessoas de vários campos sociais, sendo discretos e orientar-los sobre o controle do comportamento.
§ Estudar o comportamento de animais inferiores devido a sua simplicidade.

MAX WERTHEIMER E A PSICOLOGIA DA GESTALT

Movimento que cresceu na Alemanha onde a palavra Gestalt significa forma, padrão ou estrutura, teve vários líderes como Wolfgang Kohler, Kurt Koffa e Max Wertheimer (1880-1943) que surgiu em 1912, desenvolveu estudos sobre o movimento aparente onde demonstrou que o todo é diferente da soma de suas partes, pois elas têm que ser vistas pelo seu lugar, papel e função mo todo da qual são partes e o estudo deste movimento aparente e principalmente com seu estudo sobre a percepção trouxe consigo algumas características:

§ Compreender a percepção, a solução de problemas e o pensamento.
§ E estes cientistas do comportamento deveriam estudar as experiências subjetivas conscientes das pessoas e fortalecia a utilização de métodos objetivos.

SIGMUND FREUD E A TEORIA PSICANALÍTCA

Sigmund Freud (1856-1939) se especializou no tratamento de problemas no sistema nervoso e em particular de desordens neuróticas onde dava mais ênfase a levar ajuda a pessoas em sofrimento que se caracterizavam pela ansiedade excessiva, depressão, fadiga, insônia, paralisia ou sintomas relacionados a conflitos e tensões onde adotou durante algum tempo a hipnose como tratamento, mas depois não a achou satisfatória por não atender a todos, curar temporariamente e o surgirem  novos sintomas. Desenvolveu então um novo método onde os pacientes repousavam num divâ, fazendo uma tentativa de trazer a tona o inconsciente formulando assim hipóteses ou intuições a respeito da personalidade e assim com sua experiência ia formulando novas idéias, a teoria psicanalítica foi revolucionária na concepção e o tratamento dos problemas emocionais que percorreram os tempos até o tempo moderno.

Seus seguidores sustentavam as seguintes teses:

§ Os psicólogos deveriam estudar as leis determinantes da personalidade criando métodos para tratamento das desordens da personalidade.
§ Trazer a consciência aspectos importantes da personalidade como lembranças, medos e conflitos.
§ Os primeiros cincos anos de vida eram considerados como primeira infância e onde formava a personalidade.
§ O Terapeuta deveria analisar a personalidade dentro de um contexto de relacionamento com o paciente chegando a um relacionamento íntimo e prolongado observando seu comportamento.


A seguir é mostrado no quadro as principais comparações entre esses movimentos da Psicologia.


Movimentos da Psicologia




Características
ESTRUTURALISMO
FUNCIOMALISMO
BEHAVIORISMO
PSICOLOGIA DA GESTALT
TEORIA PSICANALÍTICA
Objetivos
Os processos simples da consciência, principalmente as experiências sensoriais e suas combinações com a estrutura do sistema nervoso.
O funcionamento dos processos mentais, principalmente à medida que esses conhecimentos fossem aplicados as coisas práticas na contribuição para o ser humano sobreviver e se adaptar.
Estímulos e respostas observáveis com ênfase na aprendizagem e onde a experiência tem grande importância.
Compreender a percepção o pensamento e a solução de problemas e o pensamento na experiência subjetiva humana global.
A personalidade, sendo ela normal ou anormal e suas determinantes na primeira infância e nos aspectos inconscientes; o tratamento do comportamento anormal.
Principais Objetivos
O Conhecimento.
O Conhecimento, a aplicação.
O Conhecimento, a aplicação.
Conhecimento.
Serviços conhecimentos.
Métodos de Pesquisa Indicados
Introspecção Analítica
Introspecção informal e métodos objetivos
Métodos objetivos como a experimentação, observação e testes.
Instropecçãoinformal, principalmente a visão e métodos objetivos.
Utilizados em pacientes a intropecção informal, para revelar expediências concientes; onde os terapeutas utiliza a análise lógica e a observação para revelar o inconsciente.
População Estudada
Os psicólogos treinados para se observar.
Os seres humanos adultos e ocasionalmente crianças e animais menos complexos.
Pessoas e outros animais
Pessoas e ocasionalmente outros primatas como o chimpanzés.
Pacientes, sendo principalmente adultos..

segunda-feira, 9 de maio de 2011

De Pais e Filhos - Uma Homenagem as Mães pelo dia de Ontem!

Filhos são do mundo


Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.


Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.


E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.


Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!


Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.


Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.


E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!


Volto para casa ao fim do plantão,início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...


É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!


"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "


José Saramago

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Frank's Blog: Liderança: Dom ou Preparação?

Frank's Blog: Liderança: Dom ou Preparação?

Frank's Blog: A Era da Evolução das Teorias Administrativas - TAYLOR e o legado da Administração Científica

Frank's Blog: A Era da Evolução das Teorias Administrativas - TAYLOR e o legado da Administração Científica

Guerra Moderna


Guerra Moderna


Fitas isolantes viram esperanças de salvação
Enquanto esse Mundo segue na contra-mão
E estamos sem cinto, sem cinto
Está conosco também a solidão
E fica aquela, aquela sensação
Como se estivéssemos sob plena acusação

A cada dia mais soldados chegam
Mas não trazem proteção
Pra guerra começar
Basta apenas dizer um não

Vamos ver pela televisão
O espetáculo vai começar
Olhos nos olhos do soldado a mirar
Não sei se torço para o alvo ele errar
E nem direito sei de que lado ficar

Enquanto isso, a mídia faz seu papel
E aviões cheios de mísseis cruzam o céu
E essa é nossa Guerra Moderna

Guerra Moderna, guerra moderna, guerra moderna...,oh!
 
Por Frank para o Frank's Blog