terça-feira, 1 de maio de 2012

Visão Contemporânea da Gestão de Negócios


  • GESTÃO DE NEGÓCIOS – VISÃO CONTEMPORÂNEA:
    • Preocupação ambiental e ética – o mercado passa a procurar produtos cujas empresas tenham esse enfoque na gestão de suas atividades. Os gastos com gestão ambiental não são considerados custos, mas sim um investimento que trás imensos retornos para a empresa.
    • Influência do meio ambiente – o ambiente externo afeta as decisões da empresa.
    • Visão da empresa como um sistema vivo = visão sistêmica = as partes não estão dissociadas.
  • COMO ENTENDER AS ORGANIZAÇÕES:
    • Cada pessoa tem uma visão segmentada da organização (não vê o conjunto).
    • O enfoque deve ser sistêmico = interação da partes, as quais sofrem a influência do meio-ambiente.
  • CLIENTE – PRODUTO – MERCADO:
    • A empresa usa o feedback do mercado para implementar ações e/ou decisões, as quais poderão ser positivas ou negativas, de acordo como são interpretadas e avaliadas.
    • A sobrevivência da empresa depende de sua capacidade de satisfazer as necessidades do mercado.
      • Eficiência x eficácia:
        • Eficiência – melhora dos processos. Refere-se ao PROCESSO pelo qual a organização maximiza seus fins com um uso mínimo de recursos. A eficiência diz respeito ao método, à forma de execução das atividades num determinado período, e é medida quando comparada a um parâmetro predefinido, tido como ideal (padrões). Está relacionada à avaliação de desempenho e pode ser expressa pela seguinte fórmula: EFICIÊNCIA = PRODUTOS OBTIDOS / RECURSOS CONSUMIDOS.
        • Eficácia – maior valor possível para o produto junto ao mercado (vender mais com maior lucro possível). é o grau segundo o qual as organizações atingem suas missões, metas e objetivos, dentro das restrições de recursos limitados. Está relacionada à avaliação de resultados e pode ser expressa pela seguinte fórmula: EFICÁCIA = RESULTADO OBTIDO / RESULTADO PRETENDIDO.
        • A junção ou inter-relação entre eficiência e eficácia aos seus melhores níveis, chama-se produtividade. O aumento da produtividade leva a melhores resultados econômicos.
    • A sobrevivência da empresa deve atender aos aspectos de lucratividade, mercado e tecnologia.
    • A maneira como a gestão de negócios é conduzida depende: do ramo de negócios e do porte e tamanho da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário