terça-feira, 25 de outubro de 2011

Continuando com Disciplina

Procedimentos de disciplina
Independente de a infração ter sido grave ou leve, as ações disciplinares devem incluir os seguintes procedimentos padrão:
1.      Comunicação das regras e critérios de desempenho – os empregados devem tomar conhecimento e compreender as regras e padrões da companhia e das conseqüências de sua violação;
2.      Documentação dos fatos – o supervisor deve registrar e documentar todas as evidências para evitar qualquer dúvida, subjetividade ou arbitrariedade;
3.      Resposta consistente à violação das regras – a punição deve ser aplicada consistentemente, deve ser previsível, sem discriminação ou favoritismo.
Disciplina Progressiva
O objetivo da ação disciplinar não é punir o funcionário e sim corrigir o comportamento indesejável. Deve ser imediata, compatível, impessoal e informativa, começando com uma advertência verbal, passando para a escrita, suspensão e pode chegar à demissão do funcionário. Cada passo desse, envolve uma punição que aumenta em severidade conforme o comportamento indesejável persista.
O supervisor é o responsável pelo procedimento e dá ao funcionário a oportunidade de corrigir seu comportamento antes de aplicar uma punição mais grave. Caso o funcionário sinta que a ação disciplinar foi aplicada de maneira injusta, ele tem o direito de apelar.
Disciplina positiva
Esse tipo de disciplina encoraja o empregado a monitorar seu próprio comportamento e assumir as conseqüências. O supervisor passa a ser conselheiro do empregado, fazendo com que ele se sinta motivado a melhorar seu comportamento dentro da organização. As etapas de advertências são as mesmas da disciplina progressiva.Os supervisores devem receber treinamento para saber como aconselhar o empregado.
Uma diferença entre a disciplina progressiva e a positiva é que na primeira, ocorre suspensão não remunerada, e na segunda, a suspensão é remunerada. Essa atitude cria confiança do empregado no supervisor e evita um retorno à organização com ressentimento, podendo reduzir sua eficácia no trabalho.
As diversas medidas tomadas devem ser analisadas ou confrontadas com o objetivo, e seus efeitos no indivíduo, no grupo e na produção, para isso devemos reformular as seguintes perguntas:
§  Esta medida atende ao objetivo? Completamente? Parcialmente?
§  Como reagirá o indivíduo em face desta medida? Bem? Mal? Ou indiferentemente?
§  E o grupo, como aceitará? Bem? Mal? Duvidosamente?
§  E na produção, quais serão os seus reflexos? Favoráveis? Desfavoráveis? Duvidosos?
As medidas que não atenderem ao objetivo, ao menos parcialmente, devem ser desconsideradas. Todas as decisões e julgamentos, por uma questão de coerência e autoridade não podem furtar-nos a responsabilidade de todas as conseqüências que advierem da nossa decisão.
Somente uma atitude humana de compreensão e respeito recíprocos aos deveres, direitos e responsabilidades dos supervisores e supervisionados fará com que a empresa cresça e progrida inspirada na sua verdadeira finalidade de prestar serviços à sociedade.
O líder terá que estabelecer uma boa relação interpessoal e respeitar a individualidade no comportamento e reações de cada um. A arte de conviver com as diferenças.
A tolerância e a compreensão como fonte de manutenção de uma perfeita integração das relações disciplinares em grupo, assim devemos descartar a arrogância, superestimação do cargo ou posição, exaltando sempre a condição de mestres e orientadores de verdadeiros líderes que ensinam e conduzem homens que lhes prestam colaboração, com isso o compromisso assumido pelos colaboradores enaltecerá suas funções dentro da empresa em suas regras, e a confiança mútua entre líderes e liderados será o resultado.

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